O ArcGIS 10.5 representa um grande avanço para a plataforma

by Gabriela Villani 0 Comments

Um Web GIS Completo Na Sua Própria Infraestrutura

Esse é um momento incrível para ser um profissional de SIG. Todos os dias, milhares de organizações usuárias de SIG ao redor do mundo estão criando e compilando camadas de dados geográficos sobre tópicos que são críticos para o seu trabalho. Em muitos casos, essas camadas são compartilhadas abertamente, oferecendo a outros usuários a oportunidade de otimizar seus esforços com obtenção de dados. Os temas cobertos por essas informação são muito abrangentes – vão desde cômodos em um prédio, lotes de um terreno, bairros, comunidades, regiões, estados, nações até o planeta como um todo.

Com serviços web e computação em nuvem, o SIG promete se tornar integrado a quase tudo o que fazemos. As organizações de muitas empresas estão escolhendo esse novo modelo de SIG e disponibilizando-os de maneiras completamente novas. O SIG continua a ser a uma plataforma tecnológica para o gerenciamento de um sistema de registro de dados e criação de mapas. O modelo emergente do Web GIS expandiu o SIG para também ser um sistema de engajamento que leve ao alcance de todos o poder dos mapas e da análise espacial.

 

Inscreva-se agora!

Evento online gratuito no dia 31 /01/2017

ArcGIS 10.5 - Webinar

Acesse agora e inscreva-se para o webinar ArcGIS 10.5 - Transformação do GIS corporativo
e conheça as novidades que a Plataforma traz em sua mais nova versão.

 

Os usuários da Esri já foram, de modo incremental, disponibilizando tecnologias otimizadas disponíveis no modelo  Web GIS usando o ArcGIS Online e o Portal for ArcGIS. Entretanto, com o lançamento do 10.5, os usuários poderão utilizar um Web GIS completo (mais próximo ao ArcGIS Online) em suas próprias infraestruturas.

Melhorias significativas em computação distribuída foram feitas no ArcGIS for Server e o seu nome mudou para ArcGIS Enterprise. O ArcGIS Enterprise inclui tudo o que uma organização precisa para entregar um Web GIS dedicado em sua infraestrutura. O software eficientemente entrega ferramentas de mapeamento seguras, escaláveis e orientadas à dados para toda a organização.

O ArcGIS Enterprise é muito simples de configurar e administrar. Ele fomenta a colaboração entre portais, , o qual reforça profundamente o compartilhamento de informações e torna mais fácil o acesso à conteúdos oficiais para departamentos e agências. O ArcGIS Enterprise é projetado para implantação tanto em infraestrutura local como ambientes em nuvem (Amazon Web Services, Microsoft Azure e outros), possibilitando às organizações opções flexíveis para alcançar as suas demandas de infraestrutura.

Tecnologia Transformacional

A capacidade de colaboração do portal no ArcGIS 10.5 permite que as organizações facilmente configurem um sistema de corporativo capaz de abranger múltiplas implementações de Web GIS. Isso é feito através da replicação de serviços de Portal para Portal e do Portal para o ArcGIS Online.

Um Web GIS distribuído ajuda os usuários a organizarem e compartilhar conteúdo através de diferentes departamentos, organizações e áreas geográficas. Com a colaboração entre portais, conteúdos e itens podem ser compartilhados para além de uma única implementação de Web GIS. Isso facilita a colaboração entre os usuários de SIG da empresa criando uma rede de interações seguras,  além de permitir a colaboração para fora da organização com implementações Hubs entre Portais SIG.

O ArcGIS Enterprise melhora significativamente as capacidades analíticas e de resolução de problemas, usando o Web GIS para criar e compartilhar conteúdo oficial e produtos de informação. Os usuários agora podem ter a habilidade de expandir o ArcGIS com as funcionalidades premium a seguir, que oferecem ainda mais maneiras de trabalhar com os dados:

Insights for ArcGIS

O Insights for ArcGIS é um novo aplicativo web que trabalha com o ArcGIS Enterprise e ajuda na exploração e análise dados espaciais usando mapas e gráficos. Dados de vários tipos são organizados em páginas e cartões, onde pode-se visualizar e interagir com eles para adquirir melhor compreensão espacial.
Veja mais aqui

ArcGIS GeoAnalytics Server – Big Data

O ArcGIS GeoAnalytics torna a análise espaço-temporal mais rápida graças ao poder da computação distribuída. Isso inclui aproveitar esse poder da computação distribuída em múltiplos servidores ao invés de utilizar apenas uma única máquina. Agora, os usuários podem analisar e detectar padrões  em uma camada de dados com bilhões de pontos em minutos ou horas ao invés de dias.

ArcGIS Image Server – Análise de Grandes Conjuntos de Dados Raster

No 10.5, os usuários podem usar o ArcGIS Image Server para construir seus próprios processos de processamento e análise de grandes conjuntos de dados raster. O ArcGIS Pro é o aplicativo a ser usado para gerenciar esse trabalho e gerar resultados analíticos.

ArcGIS GeoEvent Server para Eventos em Tempo-Real

O ArcGIS GeoEvent Server proporciona aos usuários a habilidade de se conectar a sensores, dispositivos e mídias sociais e usar os dados obtidos em tempo real facilmente. Com o GeoEvent Server, as organizações podem rastrear os seus ativos mais valiosos no mapa em tempo real. Eles podem monitorar os ativos que constantemente mudam de localização, como veículos, aviões ou navios. Eles também podem rastrear recursos fixos que coletam uma diversidade de atributos que mudam constantemente como estações meteorológicas e de monitoramento ambiental ou rede de sensores de concessionárias de serviços públicos (eletricidade, esgoto, água e gás).

ArcGIS Pro 1.4

O ArcGIS Pro 1.4, que será lançado próximo ao ArcGIS Enterprise, irá complementar a maioria das funcionalidades do ArcMap. Isso inclui novas ferramentas de análise espacial e processamento de imagens, ambas para Big Data, expostas na interface padrão. Essas novas ferramentas irão trabalhar como qualquer outra ferramenta de geoprocessamento. Com uma implementação Web GIS, os servidores com o ArcGIS Enterprise podem ter as análises raster e funções de processamento escalonáveis para que, então, os usuários possam criar resultados finais mais rapidamente e compartilhá-los com sua organização. Adicionalmente, os usuários podem compartilhar e publicar camadas de cenas 3D para um portal no ArcGIS Enterprise.

Web GIS é mais ágil e integrável com outros Sistemas de TI

Mudar para um modelo Web GIS está permitindo que os usuários se conectem melhor com o mundo da informação dentro e fora da sua empresa. Isso é melhor representado pela habilidade de integrar fluxos de informações em tempo real, seguindo o conceito da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). Com o Web GIS, a informação geográfica se torna dinâmica ao invés de se manter estática. Isso permite que as organizações sejam mais ágeis, migrando do desenvolvimento de uma aplicação customizada e modelos configuráveis para o uso de geradores de apps web. Mais importante, o Web GIS promove dados públicos e amplia o acesso à serviços compartilhados que engaja e empodera a todos.

O Web GIS é muito mais do que uma tendência; é um novo paradigma para a implementação de um SIG moderno. Está, fundamentalmente, mudando como nós pensamos sobre o SIG e os papéis dos profissionais de SIG, assim como eles realizam o trabalho deles.

 

 

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>