Introdução as Configurações do SDK do ArcGIS Pro

by Saulo Gustavo 0 Comments

Com o SDK do ArcGIS Pro na versão 1.4, a melhoria mais significante foi a inclusão de um novo padrão e modelo de add-in que permite personalizar a experiência e interface do usuário na inicialização do ArcGIS Pro. Esse é um novo recurso interessante que permite aos desenvolvedores criar uma experiência de solução para o Pro focada.

A configurações fornecem:

  • Solução de branding da UI do Pro – Você pode criar uma UI e experiência de usuário altamente personalizada na inicialização do Pro com uma tela inicial, pagina de inicial, ícone da aplicação customizados e muito mais;
  • Personalização baseada em perfil ou condições – Você pode criar lógica na experiência de inicialização do Pro e customizar a UI em ribbon do Pro baseada em condições, logins e etc;
  • Recursos de Add-in – as configurações fornecem todos os recursos de customização padrões dos add-ins;
  • Controle sobre os add-ins – você pode escolher como e quais add-ins são carregados no Pro.

Essencialmente, você pode pensar em uma configuração como um tipo especial de add-in com todos os recursos de um add-in tradicional e com ainda mais funcionalidades para uma experiência personalizada de inicialização e solução do Pro. Como as configurações são vistas como parte de uma solução geral, você inicia uma configuração por sessão do Pro, embora você ainda possa ter vários add-ins carregados e disponíveis nessa sessão.

Veja abaixo uma imagem de uma página inicial personalizada do Pro criada a partir do exemplo de configuração ConfigWithMap da comunidade. O exemplo mostra uma visão geográfica interativa, uma forma para selecionar um projeto específico ou área de trabalho.

 

Veja a seguir algumas semelhanças e diferenças entre configurações do Pro e add-in tradicional do Pro.

Semelhanças:

  • Ambos permitem a customização de toda UI do Pro e inserir uma lógica personalizada;
  • Ambos são feitos a partir de modelos de projetos do SDK;
  • Ambos são compilados em um único pacote de implementação e instalados via add-in padrão de instalação.

Diferenças:

  • Diversos add-ins podem rodar em uma única sessão do Pro;
  • Apenas uma configuração por sessão do Pro, uma vez que as configurações se destinam a experiências de soluções focadas;
  • Os add-ins só são disponibilizados depois de um projeto do Pro ter sido carregado na página inicial padrão;
  • As configurações fornecem a capacidade para uma UI / UX de inicialização personalizada, incluindo lógica condicional ou baseada em perfil.

O modelo de Configurações

As configurações são criadas usando o novo modelo de projeto de configuração fornecido nos modelos do SDK do Pro 1.4 no Visual Studio. A imagem a seguir mostra o novo modelo de configuração que pode ser vista abaixo do modelo de projeto de add-in tradicional.

Uma vez selecionado, o modelo de configuração cria uma série de novos componentes do projeto inicial que os desenvolvedores podem começar a usar com uma nova configuração. Veja uma imagem dos itens do projeto que são fornecidos e uma breve descrição de cada um:

  • Pasta de Imagens Escuras – Imagens para o pacote de arquivos de configuração padrão para quando estiver visualizando o tema escuro;
  • Pasta de Imagens – Imagens para o pacote de arquivos de instalação de configuração padrão, ícone do Pro e pagina inicial;
  • Pasta da UI – Views e Classes para a página Sobre, tela inicial e página inicial para que os usuários editem e / ou substituam com suas próprias imagens, views e lógicas de códigos;
  • Um arquivo config.daml padrão está incluso assim como em um projeto de add-in padrão do Pro, isso determina como os controles do Pro aparecerão na UI do Pro;
  • A classe ConfigurationManager controla a lógica e alguns aspectos de aparência da configuração que são usados para adicionar funções de Callback que permitem que você gerencie a experiência de inicialização do Pro.

Todos os itens acima podem ser usados como views e classes iniciais para sua configuração e já estão disponíveis para você criar e implantar.

 

Recursos

Veja os recursos primários nas configurações que estão disponíveis na documentação do SDK no site:

Os exemplos da comunidade são úteis para demonstrar as diferentes funcionalidades da configuração. Algumas das características especificas você pode conferir no novo exemplo da comunidade ConfigWithMaps:

  • Uma tela inicial, página inicial, página Sobre e ícone de aplicação personalizada;
  • Lógica de inicialização solicitando a autenticação de um usuário com uma credencial de conta do ArCIS Online;
  • Funcionalidade de add-in personalizada com botões e dockpane customizada;
  • UI ribbon personalizada após a inicialização.

Veja abaixo uma imagem do exemplo ConfigWithMap:

Para ajudar você a começar existem vídeos disponíveis de introdução à Configurações do SDK que incluem uma visão geral do SDK do Pro e configurações, com demonstrações do exemplo de ConfigWithMap e algumas edições básicas de uma configuração criada a partir do modelo.

Estamos ansiosos ouvir sobre os novos add-ins e configurações que você e sua organização desenvolverão este ano com o ArCGIS Pro.

Leave a reply