ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure

by Ricardo Croffi 0 Comments
ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure

O que é o ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure?

O ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure é um aplicativo que você instala em sua máquina Windows local para implantar ArcGIS Enterprise e instâncias autônomos do ArcGIS Server no Microsoft Azure. Ele ajuda você a estender sua implementação do Azure para incluir o ArcGIS. 

Você pode fazer o download do ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure diretamente no My Esri se você tiver uma licença do ArcGIS Enterprise.

A seguir vou apresentar quais itens são criados no Azure quando você implanta um site usando o ArcGIS Enterprise Cloud Builder para Microsoft Azure.

Itens de implantação do ArcGIS Enterprise

Ao implantar o ArcGIS Enterprise, você obtém um site de múltiplas máquinas no Azure que fornece os componentes básicos para o Web GIS. A implantação contém o seguinte:

  • Portal para ArcGIS em sua própria máquina virtual.
  • Duas ou mais máquinas do Servidor GIS, que são usadas como servidor de hospedagem do portal.
  • Um banco de dados relacionais e um armazenamento de dados cache de tile criado pelo ArcGIS Data Store. O armazenamento de dados relacional está em sua própria máquina virtual. Você pode optar por criar também um armazenamento espaço-temporal em big data.
  • Dois ou mais servidores da Web que atuam como proxies reversos.

Uma implantação de uma única máquina ou em workgroup cria uma máquina virtual que contém o ArcGIS Server, Portal para ArcGIS e ArcGIS Data Store (banco de dados de cache relacional e de tile). Observe que você não deve colocar um banco de dados espaço-temporal de big data na mesma máquina que os outros componentes do ArcGIS Enterprise, pois a contenção de memória e armazenamento pode fazer com que partes da implantação parem de funcionar devido à falta de recursos suficientes.

Itens de implantação do ArcGIS Server

Você tem várias opções de implementação do ArcGIS Server, dependendo do papel que deseja que cada instância atenda.

ArcGIS GeoEvent Server

Você pode criar sites independentes do ArcGIS GeoEvent Server ou federá-los com seu portal para usar feeds de dados em tempo real em sua implantação.

ArcGIS GeoAnalytics Server

As instâncias do ArcGIS GeoAnalytics Server permitem usar as ferramentas do GeoAnalytics e executar a análise de recursos para encontrar padrões e agregar dados.

O Cloud Builder federará a instância do ArcGIS GeoAnalytics Server com seu portal. Você deve ter um banco de dados espaço-temporal de big data em sua implantação corporativa para usar o ArcGIS GeoAnalytics Server.

ArcGIS Image Server

Você pode criar uma instância autônoma do ArcGIS Image Server ou federá-lo com seu portal para publicar serviços de imagem a partir de conjuntos de dados em mosaico. Se você associar o Servidor de Imagens ao seu portal, o Cloud Builder configurará essa instância como servidor de análise de rastreamento do seu portal.

Servidor ArcGIS GIS

Ao implantar o ArcGIS Enterprise, você recebe automaticamente uma instância do ArcGIS GIS Server como servidor de hospedagem do portal. Você pode criar outras instâncias do ArcGIS GIS Server para utilizar ​​como máquinas autônomas ou federá-los com seu portal.

Se você criar uma instância autônoma, você pode escolher as seguintes opções:

  • Criar uma instância que contém duas ou mais máquinas de servidor GIS.
  • Você pode adicionar uma máquina que contém um banco de dados gerenciado no banco de dados Microsoft Azure SQL ou SQL Server.
  • Você pode concluir uma etapa de pós-implantação para adicionar uma ou mais máquinas que contêm bancos de dados registrados (etapa opcional de pós-implantação).

Um grupo de trabalho ou implantação de uma única máquina cria uma máquina virtual que contém o ArcGIS Server e o SQL Server ou Azure SQL Databases.

Leave a reply