Tecnologia e Inteligência em prol da Administração Tributária

by Guilherme Machado 0 Comments
Tecnologia e Inteligência em prol da Administração Tributária
Aparecido Moraes
por Aparecido Moraes,
Especialista em Governo Municipal.

Os benefícios da integração dos setores tributários e dos dados para prover a segurança e a eficiência da Gestão Tributária Municipal.

Você gestor, já se deparou com situações onde são necessárias informações gerenciais, de departamentos distintos de sua secretaria e ter que envolver várias pessoas para extrair estas informações do sistema tributário existente, ou ainda ter que solicitar isso a empresa que fornece a sua solução? E quando existe mais de uma solução entre os departamentos? Qual o tempo e o resultado em que estas informações chegam em suas mãos?

Esta não é uma realidade apenas dos gestores municipais, mas também dos próprios servidores das mais variadas áreas da tributação dos municípios, situações estas que causam grandes impactos no atendimento aos contribuintes, nos planejamentos das Secretarias da Fazenda e por fim no mais importante objetivo, na arrecadação municipal.

A departamentalização de soluções para a Gestão Tributária Municipal, principalmente quando inexistem integrações entre elas, criam enormes dores de cabeça para todos os envolvidos, desde o cadastramento do contribuinte, seja ele referente a imóveis ou empresas, até a cobrança dos referidos tributos, especialmente para a execução fiscal junto aos Tribunais de Justiça.

Considerando ainda este cenário de grande instabilidade política e financeira do país, os municípios tendem a buscar mais a autossuficiência de recursos para a sustentação dos serviços e ações de políticas sociais à sua população. E para promover isso, quais são as ações providas pela secretaria com o objetivo de otimizar as rotinas administrativas e até mesmo burocráticas dos departamentos tributários?

A utilização de soluções inteligentes que promovam a integração e compartilhamento dos dados, sejam eles cadastrais, financeiros ou estratégicos da secretaria, incorporadas a painéis gerenciais que disponibilizem informações precisas e confiáveis a qualquer tempo, são os grandes aliados para vencer estes desafios.

Possuir um cadastro territorial multifinalitário integrado a seu sistema de gestão de tributos, prover análises antes da efetivação do lançamento dos tributos, automatizar as ações de cobrança administrativa dos tributos vencidos, prover o protesto e a execução fiscal da dívida ativa eletronicamente, ter todos estes benefícios com eficiência e segurança já são realidades em muitos municípios. Pergunte-se: “E por que não no meu município? ”

Seu município possui potencial e pode contar com soluções CIVITAS, que atende as necessidades para uma Gestão Tributária eficiente.

Tem interesse em conhecer a solução Civitas Tributos? Deixe seus dados abaixo:


Leave a reply