ArcGIS para Saúde & Segurança do trabalho na Indústria de Mineração

by Guilherme Machado 0 Comments
ArcGIS para Saúde & Segurança do trabalho na Indústria de Mineração
Jennifer Renk
por Jennifer Renk,
Marketing Técnico

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando se trata da indústria de mineração esta é a que possui a maior importância econômica no mundo, por ser matéria-prima para produção de diversos produtos e a que oferece maior risco a acidentes de trabalho, até mesmo de vida. No Brasil, as médias de risco de acidentes de trabalho associados à mineração superam até três vezes a média nacional e é um número difícil de contabilizar devido à falta de uma gestão mais efetiva. Venha ler minha publicação onde falo um pouco mais sobre esse assunto.

É por isso, que esse segmento de indústria tem avançado na área de Saúde & Segurança do trabalho em vários países do mundo. No entanto, ainda existem muitos obstáculos a serem superados para garantir uma eficiência que permita a redução desses indicadores críticos que os expõem.

A solução, portanto, se encontra no investimento em tecnologias seguras e intuitivas, equipamento e capacitação das equipes envolvidas.

É preciso envolver os colaboradores, ouvir suas sugestões. Eles estão na área de risco e podem identificar situações que não foram previstas nas análises
– destaca Moranga

Apps Survey123 e Operations Dashboard

A conscientização de empresários e colaboradores é uma das formas mais eficientes de promover a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para isso, a Imagem criou uma solução com os produtos da Esri, as Apps Survey123 e Operations Dashboard, que aumentam a segurança no ambiente de trabalho e possibilitam uma maior qualidade na gestão de equipes e processos por meio da integração de feedbacks colaborativos, em Tempo Real ou offline, para gerar indicadores de risco.

Operations Dashboard

Assim, a solução proposta pela Imagem com base nas APPs apoia as mineradoras na redução do número de acidentes ocupacionais, incentiva a sustentabilidade e a redução de custos com questões trabalhistas. Promovendo uma série de indicadores que permitem guiar programas corporativos para prevenção e atenuação dos riscos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO).

A Solução da Imagem

A solução, visa pautar sua customização segundo as normas nacionais e internacionais de Saúde & Segurança no trabalho, especialmente as que regulamentam a atividade de mineração como a NR-22/MTE e a NRM/DNPM, em boas práticas já estabelecidas pela indústria e pelo zoneamento de áreas de risco como: deslizamento, queda de blocos, explosões e etc. Todos, aliados a infraestrutura da mineradora, com o mapeamento de estradas, áreas de extração e beneficiamento mineral, das clinicas de pronto atendimento e outros pontos de interesse no entorno que possam, juntos, garantir uma maior eficiência da logística em situações de risco.

Mapeamento da infraestrutura e das áreas de risco de uma mineradora

Os Benefícios das Apps na Solução da Imagem

São inúmeros os benefícios que são proporcionados por essa solução, dentre eles, o desenvolvimento de uma solução ajustada às demandas da empresa para minimizar os riscos de Saúde & Segurança dos trabalhadores envolvidos na atividade de mineração. Nesse sentido, também é possível contar com o apoio direto da equipe para uma tomada de decisão mais segura e pautada na realidade de campo. Promovendo assim, um atendimento mais eficiente à Legislação Brasileira e alinhamento com as exigências de envolvimento sócio participativo que garantem a melhoria dos indicadores de risco no Setor Mineral.

Contribuindo, portanto, para um monitoramento e gerenciamento mais efetivo da gestão e da logística dos processos, recursos, equipamentos e pessoas, principalmente as acidentadas. Assim, a prevenção e mitigação de acidentes e incidentes de trabalho e o atendimento de emergência se tornam mais eficientes.

A Eficiência de Aplicar a Solução

Observe o exemplo abaixo de uma área de mineração no Camboja, onde no ano de 2015 iniciaram o monitoramento de acidentes de trabalho relacionados à mineração, como por exemplo de explosões. Incialmente, esse número era bastante elevado, incluindo homens e crianças acidentados. Já no ano de 2016, após um ano, esse número começou a ser reduzido e em 2017, após dois anos, esse número já começou a apresentar uma redução significativos nos acidentes de trabalho.

Monitoramento de acidentes de trabalho na indústria de mineração

O exemplo acima, demonstra o quanto é eficiente se trabalhar com o monitoramento dos incidentes que podem ocorrer na indústria de mineração e o quanto essa proporção pode ser significativamente reduzida. Garantindo uma maior Saúde & Segurança no ambiente de trabalho.

Tudo isso, com a conversão de dados coletados em campo em Tempo Real ou offline por meio dos feedbacks dos colaboradores e pela geração de indicadores que apoiam a tomada de decisão quanto aos riscos e áreas com ocorrência de incidentes. Permitindo prever as causas e os eventos que colocam em risco a segurança do trabalhador e melhorando cada vez mais a logísticas dos processos da indústria.

Acesse nossa página de mineração e conheça mais sobre a solução proposta pela Imagem.

Leave a reply