A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de cartões para embalagens, adotou a Plataforma ArcGIS para aprimorar o planejamento e operações da produção do setor florestal. Com isso, a empresa obteve maior aproveitamento de área útil, reduzindo 50% do tempo de identificação de florestas plantadas e economizando cerca de 1 Milhão de reais em apenas um ano.

A iniciativa surgiu da parceria entre o Setor Florestal da Klabin e a Imagem, distribuidora da Esri no Brasil. Por meio das aplicações disponíveis na Plataforma ArcGIS, a Klabin consegue identificar e geolocalizar os estoques de madeira, coletar dados em campo de forma integrada, classificar os gêneros de plantio, idade e distância entre as florestas, além de reduzir o ciclo de obtenção das informações, garantindo melhor uso do solo. Tudo isso, dentro de um sistema completo de Informações Geográficas.

Como o uso da Plataforma ArcGIS ajudou a potencializar a produção no setor florestal?

Klabin potencializa produção no setor florestal

“A Klabin demanda de um sistema de ferramentas para cadastro com diversas camadas de informações como clima, solo e estradas. Necessitando essas estarem integradas em um sistema de monitoramento remoto inseridos em uma plataforma de Informações geográficas de interface amigável e acessível a toda equipe.”

Isso, só é possível com soluções de Inteligência Geográfica disponíveis na Plataforma ArcGIS. Afirma Cláudo Ortolan, gerente de planejamento da Klabin.

Clewerson Scheiraber, supervisor de geoprocessamento e sensoriamento remoto da Klabin, afirma que:

“A transformação digital dos processos através do uso da Plataforma ArcGIS, Collector, WebGIS, Survey123 e Dashboards, a Klabin consegue cuidar de cada árvore como se fosse única.”

Assim, é possível controlar geograficamente 229 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucaliptos, e 214 mil hectares de matas nativas, realizar a coleta integrada de dados em campo, identificar anomalias do produto em poucas horas, além de verificar os desvios de operações simultaneamente a realização de outras atividades.

A Klabin eleva os níveis de seus processos no setor florestal e se torna um caso de sucesso em transformação digital

A utilização de inovações tecnológicas para melhores técnicas de plantio é essencial para o desenvolvimento e crescimento constante de uma produção. Em empresas como a Klabin, é necessário cada vez mais modernizar e ampliar as técnicas de trabalho, garantindo assim maior velocidade nos processos e melhor qualidade para seus clientes.

Para Ortolan, a empresa soube aproveitar o conhecimento técnico da equipe em conjunto com a tecnologia para transformar dados em melhores resultados:

“A nossa experiência nesse primeiro ano, nos dá convicção que os ganhos com redução de deslocamento pessoal, aproveitamento de área útil e monitoramento de silvicultura, será de vários milhões por ano, a medida que explorarmos todo o potencial da plataforma.”