O ArcGIS Online acaba de ser atualizado e oferece várias melhorias e novidades que apresentaremos para você nessa publicação. A nova versão inclui melhorias e recursos novos na experiência do usuário e nas áreas de mapeamento e visualização, aplicativos e muito mais.

Experiência do Usuário

Agora você pode usar uma nova forma de organizar o conteúdo da sua organização. Você pode definir categorias hierárquicas para sua organização ou grupos de conteúdo a partir dos modelos de categorias disponíveis como ArcGIS, ISO ou INSPIRE, ou até mesmo criar categorias personalizadas para encaixar na sua organização ou que permitam uma busca de conteúdo mais rápida de acordo com seus projetos e processos.

arcgis online - imagem 1

Além disso, a página Galeria foi redesenhada com um novo layout e agora inclui opções para pesquisar, classificar, filtrar e exibir os itens de formas diferentes.

Mapeamento e visualização

Nesta versão também foi aprimorada a experiência do usuário para adicionar camadas no Visualizador de Mapas (Map Viewer). Ao pesquisar por camadas e procurar camadas do Atlas em Tempo Real, você poderá visualizar os resultados no modo de tabela ou de lista e poderá classificar e filtrar os resultados para encontrar com mais facilidade o que precisa.

arcgis online - imagem 2

Clique no título dos resultados da busca para visualizar os detalhes do item ou para adicionar aos seus favoritos. Além disso, a opção para adicionar camadas de um servidor GIS foi alterada de “Pesquisar por Camadas” para “Adicionar Camada da Web”.

Ao utilizar os estilos Categoria Predominante e Categoria Predominante e Tamanho, você agora pode exibir até 10 atributos. Isso possibilita a realização de mais comparações com os dados numéricos, como por exemplo relacionar os grupos de renda com os níveis de educação.

arcgis online - imagem 3

Ao alterar o estilo das camadas no Visualizador de Mapas, agora você pode escolher mostrar ou esconder as rampas de cor, tamanho ou transparência na legenda por meio da caixa de seleção Mostrar na legenda.

O conjunto de símbolos National Park Service (NPS) do Visualizador de Mapas agora inclui o conjunto completo de símbolos atualizados do NPS. Para ver o conjunto completo de símbolos, acesse o PDF de símbolos de mapas do National Park Service.

O número de feições que você pode visualizar ao utilizar camadas de feições hospedadas aumentou. Essa melhoria aumenta a performance de visualização dos dados e permite a exibição de mais dados no mapa no Visualizador de Mapas e na maioria das apps configuráveis. Para obter mais informações, acesse Como faço para visualizar camadas de feições hospedadas com grandes quantidades de dados?

GIS 3D

O Visualizador de Cenas possibilita que você crie, visualize e compartilhe cenas em 3D. A partir desta versão, o Visualizador de Cenas inclui as seguintes novidades e melhorias.

Agora ele é suportado em dispositivos móveis. Você pode visualizar conteúdo em 3D nos telefones ou tablets mais modernos, diretamente no navegador sem instalar nenhuma app. Para obter mais informações, acesse os Requisitos para mobilidade.

A renderização de bordas acentua os contornos das construções em 3D, incluindo paredes externas, varandas ou estruturas de telhado. Ao habilitar a opção Bordas você também aumenta o contraste e a percepção de profundidade da sua cena.

arcgis online - imagem 4

A nova ferramenta Medir Áreas permite a medição interativa de áreas em cenas 3D. Ao trabalhar em diferentes escalas, você pode calcular as áreas e perímetros para as superfícies horizontais e verticais, como por exemplo as paredes e telhados das construções, parques e lagos de uma cidade e mesmo feições de maior representação geográfica como bacias e áreas de preservação ambiental.

O Visualizador de Cenas oferece melhor estabilidade ao monitorar e controlar proativamente o uso da memória entre as camadas dependendo das configurações de qualidade. Também, as camadas de cenas utilizam muito menos memória para exibir volumes maiores de dados e continuar carregando os dados enquanto você navega na cena.

Análises Espaciais

A ferramenta Dissolver Limites agora inclui o parâmetro Criar feições de múltiplas partes, que é utilizado para permitir a divisão de feições em partes não contíguas. O estado de Havaí é um exemplo de feição de múltiplas partes. É um único estado composto por várias ilhas não conectadas entre si.

O Serviço de Geocodificação do Mundo do ArcGIS também foi atualizado e agora combina os endereços oficiais para Washington, D.C. que incorporam os endereços do Master Address Repository (MAR) e os pontos de interesse (POIs).

Insights for ArcGIS

A atualização do Insights inclui ferramentas para análise de regressão, matrizes de gráfico de dispersão, gráficos e mapas com links. Para mais informações sobre a versão atual do Insights e para conferir a nova versão, consulte as Novidades do Insights.


Baixe agora o EBOOK GRÁTIS do Insights for ArcGIS que vai te dar de presente 5 DICAS PARA REVOLUCIONAR SEU TRABALHO com análises espaciais:

ebook insights - arcgis online


Living Atlas

O Atlas Dinâmico do Mundo do ArcGIS é a coleção mais importante de informação geográfica do mundo todo. Inclui mapas, apps e camadas de dados disponibilizadas pela Esri e pela comunidade global de usuários GIS para apoiar seu trabalho.

Site do Living Atlas e integração com o ArcGIS Online

O site do Living Atlas agora utiliza novas categorias (veja a informação no começo deste post) para organizar os mapas, cenas, camadas e apps.

arcgis online - imagem 5

No ArcGIS Online, foi disponibilizada uma nova aba Living Atlas dentro da página Conteúdo. Os itens do Living Atlas agora são destacados com um ícone especial para identificar o conteúdo do Living Atlas no ArcGIS Online.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Lançamento do ArcGIS 10.6 – Saiba as novidades

A importância do GIS na Transformação Digital

Novidades do ArcGIS Enterprise 10.6


Atualizações de conteúdo

  • As camadas baseadas nos dados do World Elevation foram atualizadas com dados de elevação do Airbus global 24 metros, com 4 metros de exatidão vertical. Você pode acessar os dados atualizados nas camadas de imagens de elevação 2D, nas camadas de elevação 3D e nas camadas de mosaico World Hillshade.
  • O mapa base World Imagery continua recebendo atualizações da DigitalGlobe bem como de nossos colaboradores do Community Maps Imagery. O mapa base foi atualizado com novos conjuntos de imagens da DigitalGlobe para vários países ao redor do mundo. Além disso, para algumas centenas de cidades do mundo foram publicadas imagens submétricas.
  • Os mapas base Esri Vector Basemaps foram atualizados com os dados mais recentes da HERE para América do Norte e Europa, junto com as atualizações dos mapas do Community Maps para dezenas de localidades ao redor do mundo.
  • Os mapas demográficos foram atualizados para vários países usando os dados demográficos mais recentes da empresa Michael Bauer Research (MBR).
  • Foram publicados para vários países os limites detalhados baseados em dados oficiais, incluindo Áustria, Canadá e Alemanha. Essas camadas de limites podem ser usadas para visualização e análise. As camadas de limites também foram atualizadas para outros países com os dados mais recentes da MBR.

Para obter as informações mais recentes, consulte o blog do Living Atlas.

Administração

Nesta versão foram realizadas as seguintes melhorias na administração da organização:

  • As organizações que habilitaram o orçamento de créditos agora podem permitir que os membros vejam os créditos disponíveis na sua página de perfil.
  • Agora os administradores podem visualizar o status de sincronização em uma colaboração distribuída. Por exemplo, os administradores podem verificar quando ocorreu a última sincronização agendada e se foi bem-sucedida ou não.
  • Os papéis customizados incluem um novo privilégio administrativo para configurar categorias de conteúdo. Para obter vantagens do novo privilégio em papéis customizados já existentes, edite o papel, adicione o novo privilégio e salve o papel.

Conjuntos de dados e gerenciamento

  • Ao anexar dados nas suas camadas de feições hospedadas, agora você pode utilizar os arquivos do Microsoft Excel ou GeoJSON como entrada.
  • Insira uma restrição exclusiva para atribuir campos de camadas individuais à sua camada de feições hospedadas para usar esse campo como um identificador exclusivo. A restrição exclusiva impede que os editores ou as operações de anexação dupliquem os valores nesses campos.
  • Você pode reutilizar áreas de interesse em diferentes visualizações das camadas de feições hospedadas e em outras visualizações de camadas do mapa.
  • Agora podem ser publicados dois formatos de arquivos adicionais de um drive na nuvem: arquivos GeoJSON e arquivos .zip contendo shapefiles ou file
    geodatabases.
  • Agora você pode visualizar na página de itens da camada os metadados em nível de camada para as camadas de feições hospedadas. Os metadados são exibidos no estilo configurado pela organização. Além disso, ao exportar camadas de feições hospedadas como um file geodatabase, os metadados no nível da camada são incluídos nas classes de feições no arquivo exportado.
  • Um novo modelo de camada de feições denominado Monitoramento de Pragas Invasivas oferece suporte a inspeções de campo em áreas agrícolas.

Story Maps

Os Story Maps permitem combinar mapas com texto narrativo, imagens e conteúdo multimídia, deixando mais acessível o poder dos mapas e da geografia para contar sua história. Esta versão inclui as seguintes melhorias e recursos novos.

O Story Map Tour apresenta um novo layout de painel lateral com uma capa opcional.

arcgis online - imagem 6

Os Map Tours já existentes funcionarão como antes, mas você pode mudar para o novo layout.

Outras melhorias nos Story Maps são:

  • Agora no Story Map Cascade as histórias podem ser impressas ou exportadas para PDF. Você pode criar e editar os mapas sem sair do Cascade builder. Além disso, é possível criar histórias no Cascade usando o Firefox.
  • O construtor do Story Map Series inclui ferramentas para criar Story Actions.
  • O My Stories verifica e corrige problemas de segurança da Web relacionados a links HTTP em suas histórias.

Para mais informações, consulte a postagem do blog Novidades do Story Maps.

Apps configuráveis

Os aplicativos configuráveis utilizam modelos que podem ser facilmente configurados, sem codificação, e ajudam a publicar os aplicativos rapidamente. As apps configuráveis são o caminho mais rápido e fácil para criar um aplicativo a partir de mapas. Existem muitos apps configuráveis que você pode escolher com base nas necessidades da sua audiência, dos seus processos e de interface.

arcgis online - imagem 7

Mudanças nesta versão:

  • Nesta versão é oferecido o Media Map, que apresenta uma interface de usuário simples adequada para ser incorporada em mídias Web.
  • Map Styler agora suporta o compartilhamento público de conteúdo de assinatura do Atlas do Mundo em Tempo Real.
  • Maps and Apps Gallery (Galeria de Mapas e Aplicativos) agora está em suporte avançado; como alternativa, considere o app configurável Minimal Gallery.

Construtores de apps

Os construtores de aplicativos permitem que você crie facilmente aplicativos customizados, sem necessidade de codificação.

Os construtores de apps foram atualizados com as seguintes melhorias:

AppStudio for ArcGIS

O AppStudio permite converter seus mapas em aplicativos móveis amigáveis, prontos para Android, iOS, Windows, Mac OS X e Linux e publicá-los usando sua própria marca em todas as lojas de aplicativos populares, sem necessidade de desenvolvimento. Com o AppStudio for ArcGIS, as organizações obtêm os recursos para criar aplicativos nativos multiplataforma. O próximo lançamento 3.0 é um lançamento principal e inclui:

  • Dependências atualizadas: ArcGIS Runtime 100.x somente (o ArcGIS Runtime 10.2.6 não é mais suportado), Qt 5.10, Visual Studio 2017 e XCode 9.
  • Existem duas versões do AppStudio Player nas lojas de aplicativos, com uma versão arquivada do Player 2.1 disponível, bem como a versão atual do Player.
  • As ferramentas do AppStudio têm muitas melhorias e correções e os aplicativos de modelos têm novos recursos, como autenticação biométrica e suporte para uso offline no modelo Map Tour.

Para obter mais informação, consulte as Novidades do AppStudio for ArcGIS.

Web AppBuilder

O Web AppBuilder oferece uma maneira muito simples de criar aplicativos HTML/JavaScript que são executados em qualquer dispositivo, usando uma galeria de widgets prontos para uso. Você pode personalizar a aparência de seus aplicativos com temas configuráveis e pode hospedar seus aplicativos online ou em seu próprio servidor. Nesta versão você encontra:

  • Novos widgets para aplicativos 2D: Agregação de Dados (beta), Distância e Direção, Gráfico de Referência em Grade e Guia de Resposta a Emergências.
  • Novos widgets para aplicativos 3D: Medição e Compartilhamento.
  • O tema Painel está disponível para aplicativos 3D.
  • O widget Editar foi melhorado para suportar a edição de feições relacionadas.
  • O widget Legenda agora permite que você escolha quais camadas serão utilizadas.
  • O Editor Inteligente agora suporta a edição de tabelas relacionadas.
  • O widget Infográfico agora suporta a opção de filtrar os dados pela extensão do mapa.

Para obter mais informações, consulte as Novidades do Web AppBuilder for ArcGIS.

Operations Dashboard for ArcGIS

Com o Operations Dashboard você fica por dentro das suas operações e pode visualizar e monitorar atividades, rastrear recursos e visualizar feeds de dados em tempo real. Nesta versão, o Operations Dashboard apresenta vários recursos novos. Agora você pode usar gráficos de série e de pizza como fonte para as ações do dashboard, e utilizar o novo elemento de conteúdo incorporado para incorporar documentos, imagens e vídeos no seu painel. O elemento de mapa agora inclui barra de escala e busca de feições e você pode especificar novas opções para os painéis que contêm conteúdo do assinante.

Para obter mais informações, consulte as Novidades do Operations Dashboard for ArcGIS.

Apps para o campo

Os apps do ArcGIS para o campo permitem que você utilize o poder da localização para melhorar a coordenação e a eficiência operacional das atividades das equipes de campo. Os apps para o campo foram atualizados:

Collector for ArcGIS

O Collector for ArcGIS permite o uso do seu smartphone ou tablet para coletar e atualizar informações no campo, de forma conectada ou desconectada. O Collector for ArcGIS foi atualizado desde o último lançamento do ArcGIS Online. Para utilizar camadas de mosaico hospedadas em um mapa offline, você precisará atualizar o Collector pois uma melhoria de segurança do ArcGIS Online alterou a forma em que o aplicativo acessa as camadas.

Para obter mais detalhes, acesse as Novidades do Collector for ArcGIS.

Além dessa versão, o Collector está em beta com um app da próxima geração. Você pode participar do beta para testar seus processos e fornecer feedback.

Explorer for ArcGIS

O Explorer fornece recursos para que todos na sua organização acessem os mapas de qualquer lugar por meio de uma app móvel para iOS e Android. O Explorer for ArcGIS oferece melhorias para iOS para facilitar a interação com os mapas e suportar o uso de imagens offline. Os grupos de mapas permitem encontrar os mapas que você precisa, a lupa e outras melhorias possibilitam que obtenha informação sobre seus ativos e melhor controle da navegação no mapa.

Para obter mais informações, acesse as Novidades do Explorer for ArcGIS.

Survey123 for ArcGIS

O Survey123 for ArcGIS é uma solução fácil e intuitiva para coleta de dados baseada em formulários, que permite criar, compartilhar e analisar pesquisas em três passos. O Survey123 teve dois lançamentos complementares desde a última atualização do ArcGIS Online. Foram realizadas muitas melhorias e correções na forma em que as questões são exibidas e o comportamento da pesquisa. Em particular, as pesquisas abertas em um navegador web suportam um intervalo maior de tipos de questões e aparência, ficando muito parecidas com o aplicativo de campo.

O Survey123 agora está integrado com a solução de medição laser Spike desenvolvida pela ikeGPS para iOS e Android, permitindo que a sua pesquisa utilize fotos com Spike para extrair valores salvos na imagem.

Para obter mais detalhes, acesse as Novidades do Survey123 for ArcGIS.

Workforce for ArcGIS

O Workforce for ArcGIS é uma solução móvel que utiliza a localização para melhorar a eficiência e a coordenação das suas equipes de trabalho no campo. O Workforce for ArcGIS lançou uma atualização que melhora a integração com outros apps de campo e facilita a forma em que os trabalhadores são inseridos em um projeto. Você pode configurar um projeto no Workforce para abrir o Explorer for ArcGIS com um mapa específico. Um GlobalID pode ser transferido para o Collector for ArcGIS ou o Survey123 for ArcGIS quando esses apps são abertas por meio do Workforce for ArcGIS. Além disso, os donos do projeto podem adicionar vários usuários em um projeto utilizando um arquivo CSV.

Para obter mais informações, acesse as Novidades do Workforce for ArcGIS.

Apps para o escritório

Os Apps para escritório do ArcGIS possibilitam que os gerentes de operações e os analistas visualizem os dados em um contexto geográfico para obter insights baseados na localização e tomem decisões que economizam dinheiro e tempo. Alguns apps para o escritório foram atualizados:

ArcGIS Business Analyst Web

O Business Analyst é uma solução baseada em web que aplica a tecnologia GIS aos dados demográficos, de gastos em consumo e de negócios para fornecer análises sob demanda, relatórios prontos para apresentação e mapas.

O ArcGIS Business Analyst Web apresenta várias melhorias incluindo uma nova opção para utilizar camadas competitivas nas Análises de Adequação, uma experiência mais simplificada com o ArcGIS Online para localizar e adicionar conteúdo do ArcGIS, melhorias para Construir Infográficos e novos processos para os Relatórios de Comparação.

ArcGIS Maps for Adobe Creative Cloud

Com o ArcGIS Maps for Adobe Creative Cloud os profissionais podem acessar e realizar seus designs com mapas dentro do Adobe Illustrator e do Photoshop. A atualização do ArcGIS Maps for Adobe Creative Cloud fornece uma experiência de usuário aprimorada usando a janela Mapboards, incluindo a edição de feições atualizadas.

Esta versão também oferece novos recursos, incluindo uma barra de escala baseada em unidades imperiais, recursos para adicionar arquivos KML e um suporte melhorado para aplicativos Adobe que são executados em ambientes que não são em Inglês.

GeoPlanner for ArcGIS

O GeoPlanner for ArcGIS oferece recursos para planejar e avaliar o uso das terras, recursos naturais e cenários de arquitetura da paisagem utilizando um painel colaborativo e ferramentas de sketch, para apoiar a tomada de decisões sobre desenvolvimento e conservação baseadas em evidências.

A próxima atualização do GeoPlanner inclui análises melhoradas ao utilizar o widget Suitability Modeler, melhorias de gerenciamento ao usar indicadores e aumento do número de casos de uso para os gráficos de resumo. Nesta atualização, o widget Suitability Modeler no Web AppBuilder for ArcGIS inclui o gráfico de resumo. Esse widget permite resumir as pontuações de um modelo em um painel por meio de feições selecionadas em gráficos, ajudando a deixar as análises mais acessíveis para seus usuários.

Você também pode utilizar camadas com simbologia simples, de valores únicos, classificações e variáveis no gráfico de resumo. Isso possibilita utilizar a saída no gráfico de resumo diretamente para Criar Tempos de Viagens, Agregar Pontos, Calcular Densidade, Encontrar Hot Spots, entre outros. Você também pode visualizar uma tabela de atributos para desenhar uma camada operacional para organizar e obter estatísticas nos campos que podem te ajudar a ranquear as feições e a editar os valores dos atributos.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: