Confira uma introdução deste artigo que fala sobre os avanços e desafios da Segurança Pública no Estado do Paraná com o apoio da Inteligência Geográfica

 

Os avanços tecnológicos atualmente observados no campo da informática e humana, são responsáveis pela otimização e agilidade de muitas atividades que eram morosas e burocráticas.

Estamos vivendo em uma sociedade que cada vez mais interage por meio das redes sociais digitais e vivenciando um fluxo de informações jamais imaginado, denominado de BIG DATA.

Nesse sentido, a administração pública em geral começa, em todo o mundo, a utilizar-se dessa tecnologia para melhorar o acesso aos seus serviços buscando maximizar os recursos e reduzir custos.

A segurança pública também começa a se apropriar desses avanços, proporcionando uma melhor coleta dos registros de ocorrências policiais por meio de bancos de dados online, bancos de dados integrados e mapas digitais das áreas com maiores índices e horários de acúmulo de ocorrências.

Esse trabalho pretende discutir a implementação do sistema de registro estatístico e espacial de ocorrências policiais implantado no Estado do Paraná desde o ano de 2003, visando a criação de uma base histórica e também da utilização de mapas com informações georreferenciadas para melhor utilização dos recursos humanos e materiais das instituições policiais e a criação de indicadores criminais para o emprego em um sistema de metas.

A forma endentada para demonstrar a ferramenta de SIG, baseada na plataforma ArcGIS do Estado foi a elaboração de artigos onde serão demonstradas as principais ferramentas operacionais disponibilizadas a todos os policias civis e militares do Paraná, como também produtos dedicados à produção do conhecimento, gestão estratégica, inteligência e alinhamento de políticas públicas no âmbito da Segurança Pública do Estado.

Leia o artigo completo, é só clicar no banner abaixo para conferir:

Segurança Pública