No dia 27 de abril aconteceu a volta do Utilities Summit no modo presencial. O evento contou com líderes da transformação digital que atuam com GIS e Location Intelligence nos segmentos de Energia Elétrica, Gás e Saneamento.
Durante o evento, o time de profissionais da Imagem e da Esri, juntamente com os maiores players dessa indústria, demonstraram como o Sistema ArcGIS pode ser uma das formas mais eficazes de enfrentar os desafios diários dessas empresas, que vivenciam constantes mudanças nos padrões de consumo, questões de sustentabilidade e mudanças tecnológicas.
Tudo para que otimizem resultados e ampliem a satisfação dos milhões de clientes atendidos por esses serviços básicos em nosso país.
Durante o evento, os casos de sucesso apresentados receberem o Prêmio de Excelência no uso do Location Intelligence na Indústria de Utilities. Confira abaixo quais foram os projetos e empresas premiadas pela maior comunidade de GIS aplicado nas Utilities de nosso país:
Case CAESB: Monitoramento Ambiental (Advanced Analytics)
Visando otimizar os processos de monitoramento dos mananciais do Distrito Federal, a CAESB implementou uma solução de detecção de mudanças automatizada, utilizando imagens de satélite e modelos de Deep Learning integrados ao ArcGIS.
Esta solução permite identificar eventos que possam estar causando impactos ambientais negativos nos mananciais, como ocupação irregular ou ocorrência de queimadas.
O projeto trouxe como resultado maior assertividade nas fiscalizações em campo e uma estimativa de redução de mais de 90% nos custos relacionados ao processo de fiscalização.
“Nós tínhamos o desafio de reduzir os custos do processo e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência. Com apoio do pessoal da Imagem, com as tecnologias Esri, conseguimos realizar.” Carlos Eduardo Machado Pires (CAESB)
Case ANEEL: Acompanhamento da implantação de usinas fotovoltaicas com uso de inteligência artificial
O Brasil é um país tropical com recursos solares abundantes, mas ainda subutilizados. No entanto, a energia solar é uma das fontes renováveis mais promissoras do país.
Por esse motivo, a inspeção adequada de usinas solares é um problema de grande interesse para os órgãos gestores de energia de todo o território brasileiro, e os avanços em Deep Learning, por exemplo, permitem um monitoramento automático, periódico e de baixo custo.
Utilizando o ArcGIS, a ANEEL, empresa de Energia Elétrica vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede no Distrito Federal, conseguiu reduzir significantemente os custos da operação com maior precisão dos dados, conforme comentado abaixo por um dos responsáveis pela instituição.
“O resultado mais óbvio que conquistamos com o sistema ArcGIS foi o da redução de custos. Hoje a gente consegue focar a fiscalização onde realmente importa, não só com menor tempo, mas com maior precisão.” Pedro Machado (ANEEL)
Case CORSAN: Projeto Smart Water – O GIS como ferramenta para integração de ações
Para enfrentar os desafios do fornecimento de água e coleta de esgoto no estado do Rio Grande do Sul, a CORSAN desenvolveu o projeto Smart Water, que visa implementar as melhores tecnologias nos diferentes processos da operação dos sistemas de água e esgoto, a fim de obter um melhor resultado operacional nas redes.
Neste contexto, o ArcGIS é utilizado como solução de integração entre as diversas tecnologias aplicadas no projeto (medidores inteligentes, telemetria, atendimento digital, etc) e, também, como a principal interface de análise e monitoramento dos dados de toda a operação.
“A parceria de longos anos, de quase uma década, com a Imagem, começou com pequenas inserções e hoje sustenta, talvez, a principal plataforma da companhia em relação a informação confiável.” Jean Bordin (Corsan)
Case CPFL – Recuperação de Energia
A CPFL, em busca de aprimorar as análises de detecção de fraudes e identificar clandestinos com técnicas Deep Learning, GeoAI e o ArcGIS, validou a metodologia junto com o time da Imagem de Advanced Analytics testando hipóteses e identificando padrões de correlações com os dados de consumo elétrico, localização geográfica, identificação de telhados e piscinas em imagens de alta resolução e dados de telefonia.
Esta solução permitiu ao time CPFL, identificar potenciais fraudadores na região escolhida com elevada assertividade, 50% superior à média encontrada normalmente na região de Ribeirão Preto em regiões que nunca tinham sido inspecionadas. O ticket médio de recuperação também com um potencial ganho superior a 60%.
Além dos benefícios de elevar a produtividade na identificação de irregularidades, contagem de potenciais clandestinos de forma remota sem risco para a equipe, correção de cadastro com irregularidade na classe da fase, recuperação de receita acelerada e possibilidade de reduzir os riscos que afetam a segurança da rede através da identificação das irregularidades.
“A nossa aplicação com a Imagem veio de um projeto de recuperação de energia, que já resultou em um Caso de Sucesso, em um período de apenas 3 meses.” Juliano Andrade Silva (CPFL)
Case BRK RMR: Análise de Viabilidade Comercial
Visando promover a expansão dos serviços de esgotamento sanitário, a BRK Ambiental tem utilizado o ArcGIS para analisar a viabilidade comercial de novos empreendimentos e garantir o incremento de receita para a companhia.
A análise da disponibilidade da rede através de recursos de geoprocessamento traz maior agilidade e assertividade para os processos internos da organização e um melhor atendimento aos clientes que solicitam os serviços de interligação a rede.
“Os trabalhos de campo eram todos feitos no papel. Com a utilização do ArcGIS foi possível concentrar os dados, o que viria a facilitar a análise de ligação.” Dannyelle Lima (BRK)
Case BAHIAGÁS
Com o intuito de manter seu cadastro atualizado e responder com agilidade as diversas áreas de negócios, a Bahiagás vem trabalhando na atualização da plataforma e refinamento do seu cadastro de ativos.
A versão mais recente do Sistema Arcgis foi instalada e configurada e em pouquíssimo tempo, a Bahiagás já passou a usufruir das ferramentas nativas, construindo Dashboards, realizando integrações e atendendo a problemas de negócio específicos, possibilitando a Diretoria uma tomada de decisão mais assertiva utilizando a inteligência geográfica.
Além disso, junto com a atualização cadastral, iniciou-se o processo da modelagem/implantação do framework Utility Network que, quando finalizado, permitirá a Bahiagás a gestão inteligente de seus dutos, realizando a simulação de problemas e acelerando o processo de manutenção / intervenção na rede, melhorando o atendimento ao cliente e minimizando impactos referentes a desabastecimento de gás.
“Nós temos a solução da Esri há bastante tempo, há mais ou menos uns 15 anos. Hoje utilizamos o software como um centralizador de dados e georreferenciamento, fazendo com que o ArcGIS seja a ferramenta principal de GEO” Ricardo Menezes (BahiaGás)
Itaipu Binacional – Estratégias de transformação digital através da geotecnologia para governança ambiental
A Itaipu Binacional apresentou os detalhes da sua estratégia de Transformação Digital com a utilização do ArcGIS.
Trata-se de uma Usina Hidrelétrica, com serviços voltados para a Governança Ambiental, que atua tanto no Brasil quanto no Paraguai. Com mais de 14000MW de potência instalada e mais de 100.000HA, a empresa focou na Geotecnologia para obter resultado desde o Planejamento, passando pelo Acompanhamento em Campo, até a Tomada de Decisão, que por conta da tecnologia oferecida pela Imagem, alcançou objetivos como: centralização de informações, estruturação de para coletas em campo, excelência no pós-processamento, entre outros.
“A gente era um departamento de criação de mapas, que se limitava em ficar fazendo mapas no ArcGIS Desktop e passamos a ser um Departamento de Gestão da Informação Territorial.” Raquel Freitas Duarte e Lucas Henrique Garcia (Itaipu)
Deixo, em nome da Imagem, o agradecimento a cada um dos profissionais convidados que nos apresentaram seus Cases de Sucesso e nos mostraram o motivo de serem referências no mercado nacional, com resultados surpreendentes utilizando os benefícios do ArcGIS no mercado de Utilities.
1- Óleo e Gás;
2- Energia Elétrica;
3- Saneamento.
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Você também pode gostar:
Eficiência Logística: Que tal tirarmos o planejamento do papel?
Óleo e Gás – Inteligência de Mercado: Como lidar com o Varejo de Combustível após a Pandemia!
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: