Em um país de dimensões continentais e com mais de 5.500 municípios, realizar a gestão territorial em municípios no Brasil é um constante desafio, dada a complexidade de múltiplas dinâmicas urbanas, sociais e ambientais, assim como diversos atores e interesses dialogando e conjugando no mesmo espaço.
Nesse contexto, é cada vez mais latente a demanda por dados precisos, atualizados e georreferenciados, como forma de compreender e analisar a dinâmica local, na gestão municipal.
Estruturar e organizar uma infraestrutura de dados espaciais confere aos municípios a garantia da tomada de decisão com base em dados confiáveis, precisos e atualizados sobre o contexto em questão. Essas iniciativas são o início da construção do chamado Cadastro Técnico Multifinalitário, CTM, uma base de dados multidisciplinar que representa através da interface geográfica elementos sobre a infraestrutura e planejamento urbano, áreas ambientais, setores de risco, cadastro imobiliário, estrutura fundiária, sendo capaz de abranger também informações e dados sobre temas como saúde, educação, desenvolvimento social etc.
A importância do Cadastro Técnico Multifinalitário – CTM
A importância dos cadastros municipais está presente em leis, normas e diretrizes como Plano Diretor, Estatutos das Cidades, Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. A transformação digital e a inovação impostas pelos projetos de construção de CTMs é a realidade em muitos municípios brasileiros, e ainda um futuro a ser conquistado para tantos outros. O desejo é que as prefeituras busquem constantemente mecanismos inovadores para o desenvolvimento urbano sustentável, e nessa dinâmica, dados precisos e cadastros estruturados se constituem como um forte instrumento de política fiscal, urbana, social e ambiental.
6 benefícios do GIS na gestão territorial das cidades
Qual a realidade do seu município? Sua prefeitura trabalha com dados precisos e confiáveis? Reconhecer a importância dessa questão faz com que os municípios possam, através da gestão territorial e das tecnologias de inteligência geográfica, obter resultados como:
- Maior celeridade nos processos de planejamento e desenvolvimento urbano e social;
- Maior assertividade na prestação dos serviços públicos e investimentos realizados;
- Melhor direcionamento dos recursos públicos para regiões, bairros e localidades necessitadas ou carentes de ações estruturantes;
- Economia de recursos, tempo e mão de obra;
- Garantia de uma base de dados única e acessível;
- Maior confiabilidade nos dados para tomada de decisão e resposta aos órgãos de controle e fiscalização.
Diante da complexidade dos processos socioeconômicos e ambientais e do processo de tomada de decisão na escala local, as geotecnologias são poderosas ferramentas capazes de apoiar os diversos municípios brasileiros a construir e sistematizar suas bases de dados e a realizar a gestão territorial em cidades, criando uma infraestrutura que centraliza e integra dados e aplicações sobre os diferentes temas de responsabilidade e atuação dos governos locais, trazendo mais assertividade, rapidez, confiabilidade e transparência para a tomada de decisão.
CONHEÇA NOSSA SOLUÇÃO PARA A GESTÃO DAS CIDADES DO FUTURO.
Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos: