Helsinki, FINLÂNDIA –13 de junho, 2023 – ICEYE, líder global em monitoramento persistente com satélites de imagem de radar e especialista em soluções de catástrofes naturais, expandiu com sucesso sua constelação com quatro novos satélites de radar de abertura sintética (“SAR”) no dia 12 de junho. O lançamento da missão Transporter-8 da SpaceX via lançamento externo foi realizado a partir da Base Aérea da Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA. Cada espaçonave estabeleceu comunicação com sucesso e está passando por operações iniciais de rotina. Os satélites ICEYE da próxima geração lançados hoje podem obter imagens da Terra com uma resolução em nível do solo (GSD) de 50 cm e são acompanhados pelo lançamento de um novo produto de imagens chamado Spot Fine. Este novo modo de imagem é o primeiro de uma nova classe de ofertas de dados habilitadas pela tecnologia de satélite Geração 3 (“Gen3”) da ICEYE.
Os satélites implantados fornecerão capacidade adicional à crescente constelação da ICEYE e desbloquearão novas técnicas de coleta de SAR, incluindo monitoramento rápido de pequenas mudanças em terra e mar, ampliando assim a liderança do ICEYE em sensoriamento remoto por SAR. Dois dos satélites lançados são fabricados, licenciados e operados pela ICEYE US, subsidiária da empresa nos EUA com sede em Irvine, Califórnia.
“A equipe da ICEYE continua a fornecer resultados para nossos clientes que precisam diretamente de dados confiáveis, frequentes e de alta fidelidade sobre nosso mundo. Temos o privilégio de ajudar a resolver problemas que surgem da falta de informações acionáveis em vários setores”, diz Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE.
“Com este lançamento e além, continuamos a crescer e desenvolver nossas capacidades de constelação para atender às necessidades ainda emergentes de nossos parceiros.”
O satélite Gen3 da ICEYE apresenta melhorias que aumentarão significativamente o valor dos dados SAR da ICEYE para vários casos de uso. O Gen3 inclui um radar avançado que permite grandes melhorias na qualidade e fidelidade da imagem, velocidades de “downlink” mais rápidas para melhor suportar agilidade na coleta de imagens e melhor integração com a rede global de estações terrestres da ICEYE.
Spot Fine mode representa um avanço significativo para as imagens SAR e para os usuários analíticos. Os satélites SAR iluminam o solo com micro-ondas e criam imagens a partir da energia que é refletida de volta para o satélite. O SAR é superior às imagens multiespectrais tradicionais para aplicações de monitoramento e pesquisa porque fornece um poderoso recurso de imagem dia/noite em todas as condições climáticas. Com o modo Spot Fine, os satélites ICEYE agora podem detectar características mais sutis no solo, o que fornece aos analistas maior confiança nas conclusões tiradas das imagens SAR. O benefício do Spot Fine se aplica tanto aos clientes que consomem dados de imagens ICEYE quanto àqueles que adquirem os próprios satélites ICEYE.
John Cartwright, Chefe de Produtos e Dados da ICEYE diz: “Spot Fine significa o que diz. Os clientes podem entender suas áreas de interesse com mais detalhes e, portanto, extrair informações melhores, mais confiáveis e ações sobre o que está acontecendo no terreno.”
“As imagens SAR permitem detecções precisas de objetos e características no solo“, acrescenta. “Com o Spot Fine, a forma, a estrutura e até mesmo as mudanças nesses objetos e características podem ser mais facilmente identificadas e caracterizadas.”
A tecnologia de imagens de satélite por radar fornece visibilidade para a superfície da Terra tanto de dia quanto de noite e até mesmo através da cobertura de nuvens. O ICEYE oferece uma fonte vital de insights para as necessidades do governo e das empresas em setores como seguros, resposta e recuperação de catástrofes naturais, marítimo, segurança nacional, ajuda humanitária e monitoramento de mudanças climáticas.
A ICEYE já implantou 27 satélites desde 2018, incluindo missões de clientes disponíveis comercialmente e dedicadas. O ICEYE planeja lançar quatro satélites SAR adicionais em 2023.