Organizações buscam aproveitar dados geoespaciais para melhorar operações e colaboração. No entanto, implementar soluções acessíveis rapidamente é desafiador.
Para aqueles usuários ArcGIS que produzem materiais e hoje estão dispersos ou que gostariam de compartilhar sua produção geoespacial com uma abordagem rápida e flexível através de aplicativos web interativos, conheça o ArcGIS Instant Apps.
Conheça o ArcGIS Instant Apps
O ArcGIS Instant Apps é uma coleção de modelos de aplicativos que você pode configurar sem necessidade de programação. Este tipo de aplicativo é a maneira mais rápida e fácil de passar de um mapa para uma ferramenta compartilhável.
Os passos para sua utilização são bem simples. Primeiro você seleciona um modelo que se encaixe no seu objetivo e nos componentes que possui, a experiência de utilização facilita a você escolher a melhor opção conforme suas necessidades. A configuração e a visualização podem ser alteradas a qualquer momento, possibilitando acompanhar de forma visual os testes da sua construção. E por fim, o compartilhamento.
Os modelos disponíveis na ferramenta são:
- 3D Viewer;
- Atlas, Barra Lateral;
- Básico;
- Contagem;
- Controle deslizante;
- Exibição;
- Galeria de Categoria;
- Gerenciar;
- Inserções;
- Legenda Interativa;
- Mais Próximo;
- Mapa de Mídia;
- Notificação Pública;
- Observador;
- Pesquisa de Zona;
- Portifólio;
- Visualizador de Anexo;
- Visualizador de Gráfico;
- Visualizador de Imagem.
Ao acessar a ferramenta pelo ArcGIS Online, em cada item há uma descrição e exemplos para ver qual formato se enquadra melhor em sua necessidade.
Atlas: um modelo no ArcGIS Instant Apps
O Atlas é um modelo no ArcGIS Instant Apps que possibilita aos analistas GIS criar aplicativos web interativos em minutos, além de simplificar a criação de atlas digitais, oferecendo camadas de contexto para análises e facilitando o compartilhamento de informações.
Após localizar e carregar os dados no ArcGIS Online, organiza-se em grupos acessíveis a partes interessadas. Posteriormente utilizando o modelo Atlas no ArcGIS Instant Apps, podemos ter a automatização de extração de títulos, imagens e descrições, organizando o conteúdo em categorias úteis. Para proporcionar uma experiência positiva, os analistas consideram a relevância do conteúdo, garantem pop-ups claros nos mapas e organizam categorias e marcadores para facilitar a navegação.
Um critério importante a ser considerado na criação é que os usuários do aplicativo podem ter pouca experiência em GIS, por isso os analistas GIS precisam garantir uma exploração efetiva sem orientação. O Atlas facilita a criação eficiente de aplicativos simples, permitindo que os usuários interajam com mapas, pesquisem locais, explorem áreas, abram legendas e pop-ups, e realizem medições de distância e área.
Este formato oferece opções para escolher mapas base, adicionar/remover camadas e inclui uma barra de ferramentas personalizável. Os analistas GIS podem enriquecer a experiência adicionando ferramentas, como a visualização em 3D, permitindo aos usuários explorar terrenos, observar sombras e ventos, simular condições meteorológicas e calcular perfis de elevação.
ArcGIS Instant Apps auxiliando Analistas GIS na criação de aplicativos web interativos
O ArcGIS Instant Apps é projetado para ajudar os analistas de GIS e outros criadores de aplicativos a desenvolver rapidamente aplicativos web interativos.
Utilizando as opções de configuração expressa padrão, os analistas podem publicar aplicativos de forma rápida, incluindo configurações essenciais no Atlas, como tema predefinido e ferramentas simples de mapa.
Para aplicativos que demandam personalização adicional, a configuração completa do Atlas permite explorar e adicionar outras ferramentas de mapa, personalizar a aparência com elementos como página de rosto, título e logotipo personalizados
Temos vários modelos de aplicativos especializados, permitindo que analistas de GIS criem rapidamente soluções para exibir coleções de conteúdo (Atlas, Portfólio, Galeria de Categorias), representar dados 2D, 3D e temporais (barra lateral, inserções, exibição, visualizador 3D, controle deslizante) e fornecer informações locais com base na proximidade (próximo, pesquisa de zona, notificação pública).
Esses aplicativos permitem interações diversas, como anexos, gráficos e marcadores, sendo compatíveis com computadores desktop e dispositivos móveis e garantindo acessibilidade.
As ferramentas de temas facilitam a personalização da aparência conforme os requisitos de branding.