O Sistema ArcGIS é uma poderosa plataforma de análise e gestão geoespacial que pode transformar a maneira como prefeituras enfrentam surtos de dengue e das demais arboviroses.
As Prefeituras brasileiras têm, através das ferramentas avançadas de mapeamento e análise do Sistema ArcGIS, a possibilidade de inovar rotinas, processos e análises através de inteligência geográfica, desenvolvendo uma abordagem proativa e eficiente para monitorar, planejar e executar ações de combate a doenças.
Considerando a atuação de Secretarias Municipais de Saúde, através dos times de Vigilância epidemiológica e/ou controle de vetores, na execução de ações de combate à dengue e demais arboviroses nos municípios, o ArcGIS funciona como um grande sistema integrador de dados de casos notificados, locais de presença de focos de mosquitos, condições climáticas e infraestrutura urbana.
Com isso, as Prefeituras são capazes de otimizar diversas ações, como a identificação de focos de proliferação, mobilização de equipes para intervenções, acompanhamento do impacto das ações realizadas e redução dos índices de infestação.
Diversos são os benefícios alcançados quando as ações de vigilância em saúde passam a ser realizadas com o apoio das ferramentas de geotecnologias do Sistema ArcGIS, como:
- Melhor a alocação de recursos e prioriza áreas mais afetadas, otimizando o impacto das ações de controle.
- Monitoramento em tempo real e alertas automáticos, equipes de saúde conseguem agir rapidamente em áreas críticas.
- Auxílio no planejamento de campanhas conscientizações e ações preventivas em bairros e localidades
- Melhor direcionamento e menor desperdícios de esforços e insumos exatamente onde são necessários.
- Criação de um histórico de dados que pode ser usado para acompanhar a eficácia das medidas ao longo do tempo e melhorar estratégias futuras.
- Fortalecimento da confiança da população ao compartilhar informações claras e precisas sobre os esforços de controle da dengue.
Confira abaixo bons exemplos e práticas de prefeituras que utilizam os recursos de geointeligência do Sistema ArcGIS como ferramenta de suporte ao monitoramento e combate da Dengue e demais arboviroses.
Mapeamento e Monitoramento de casos e notificações
A Prefeitura de Itabira (Minas Gerais) realiza o georreferenciamento dos casos notificados, agregando as informações por bairros, considerando a origem dos casos, a evolução por semana epidemiológica, assim como os casos hospitalizados e óbitos.
Esse tipo de análise espaço-temporal apoia a identificação de padrões de propagação da doença e principais áreas/locais de risco, sendo capaz de orientar a necessidade de ações de prevenção e antecipação de novos surtos no município.
Aplicativos móveis para realização de visitas e vistorias
A Prefeitura de Guarapuava (Paraná) inovou as rotinas de visitas e vistorias dos agentes de saúde para identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti através da utilização de aplicativos móveis como ferramenta de coleta das informações observadas nos locais.
A utilização de formulários digitais desenvolvidos para essa operação garante o levantamento de informações de forma rápida, padronizada, sincronizada automaticamente com a base de dados central e atualizadas em tempo real.
Perfil histórico de evolução da identificação dos focos
A Prefeitura de Itajaí (Santa Catarina) realiza as análise espaço-temporal e acompanhamento de dados levantados pelas vistorias e visitas para identificação de focos através dos recursos de um amplo Sistema de Monitoramento, com indicadores que retratam as vistorias realizadas e os focos identificados por ruas/logradouros do município, assim como as características dos imóveis e dos depósitos localizados.
A análise histórica desses dados permite o acompanhamento da evolução da identificação dos focos dentro do território municipal ano após ano, permitindo o planejamento antecipado de políticas de vigilância em saúde.
Engajamento da População
Prefeituras como a do municipio de São José do Rio Preto (São Paulo) investem na comunicação através da disponibilização de mapas e informações públicas para conscientizar e informar a população sobre os principais indicadores e necessidades da sáude pública municipal, dentre eles, dados epidemiológicos.
Iniciativas como essa permitem que a população tenha acesso público aos dados que apoiam o monitoramento e controle, se engaje em campanhas de conscientização e prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, sendo um importante aliado do poder público municipal no enfrentamento à dengue.
Como visto nos exemplos apresentados, o Sistema ArcGIS é uma solução abrangente que não apenas ajuda as prefeituras a responderem de forma mais eficaz aos surtos de dengue, mas também a planejar e implementar políticas de saúde pública sustentáveis.
Controle de Dengue e Aedes aegypti com Geointeligência
Veja os Benefícios do Monitoramento Geoespacial em Saúde Pública
SAIBA MAIS