Soluções Avançadas para Drenagem Urbana – Mapeamento e Gestão Inteligente com GIS

Diogo Reis

Diogo Reis

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Gestão das águas pluviais: Soluções para enfrentar os desafios das cidades e construir um futuro sustentável

Uma etapa muito importante do ciclo hidrológico é a precipitação, que consiste na chuva que ocorre nas cidades e nas bacias hidrográficas. Muitas vezes chuvas intensas causam diversos problemas no meio urbano e isso acontece porque a impermeabilização do solo e interferência no meio ambiente impacta a dinâmica do ciclo hidrológico. Eventos climáticos extremos podem gerar impactos negativos, como enxurradas, alagamentos e inundações que prejudicam a população. Frente a estes desafios, os municípios devem realizar a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas de acordo com as necessidades locais específicas.

O manejo é realizado por meio de práticas que podem incluir desde a implantação de sistemas de drenagem e obras de engenharia, até a criação de políticas públicas, com orientações e medidas preventivas. A drenagem urbana e o manejo das águas pluviais devem ser realizados de acordo com diferentes fatores de influência locais, como clima, relevo, tipo de solo, regime dos corpos hídricos nas cidades e impermeabilização do solo. Assim, o manejo das águas pluviais deve ser feito de acordo com as características e necessidades de cada município.

Gerenciamento de águas pluviais: Soluções inovadoras para cidades mais inteligentes e resilientes

O gerenciamento eficaz das águas pluviais é um fator crítico por razões econômicas, ambientais e de segurança para a população. Quando o manejo é realizado de forma eficiente, é possível limitar os índices de erosão e perda do solo, reduzir as ocorrências de extravasamentos do sistema de esgotos e minimizar os riscos de inundações nas cidades. Além disso, um sistema de drenagem eficiente é capaz de proteger a infraestrutura urbana e promover a sustentabilidade no abastecimento de água da população, de forma mais limpa e segura.

No entanto, em geral, a população muitas vezes não percebe que o manejo das águas pluviais também é um fator crítico da infraestrutura urbana, assim como os outros serviços públicos (abastecimento de água, coleta de esgoto, fornecimento de energia). A importância destes sistemas só é notada em cenários em que algum problema ou incidente ocorre. Para garantir que estes sistemas cumpram seu papel e sejam gerenciados de forma adequada, é necessário passar pela transformação digital nos modelos de gerenciamento e operação destes sistemas.

Neste sentido, o ArcGIS Solutions possui um conjunto completo de soluções para realizar o gerenciamento e manejo de águas pluviais em áreas urbanas, que foram projetadas para agilizar seus processos e atividades em campo. O ArcGIS Solutions é uma facilidade disponibilizada pela Esri para atender a diversos públicos e facilitar o processo de implementação com templates prontos para uso.

Qualquer pessoa que seja usuária do ArcGIS pode implantar instantaneamente essas soluções em sua organização ou plataforma. Veja abaixo alguns dos templates de soluções disponíveis para uso no ArcGIS Solutions voltadas para a drenagem e o manejo de águas pluviais:

  • Gerenciamento de Ativos de Drenagem Urbana (Stormwater Data Management)

Este template pode ser usado para mapear ativos, instalações e recursos do sistema de drenagem de águas pluviais, além de editar dados, visualizar mapas do sistema no campo e no escritório, acompanhar relatórios sobre os ativos e colaborar através de notas de mapas.

 

Visualização e coleta de dados sobre os ativos de drenagem urbana
Visualização e coleta de dados sobre os ativos de drenagem urbana
  • Inspeções de Bacias de Captação (Catch Basin and Outlet Inspections)

Este template pode ser usado para planejar inspeções de bacias de captação ou retenção, atribuir atividades para agentes em campo e gerenciar o cronograma de inspeção. A solução oferece um conjunto de recursos que ajudam as organizações a registrar inspeções em campo, analisar os dados coletados e garantir que toda a organização tenha acesso às informações de inspeção.

 

Formulário de inspeção das bacias de captação em campo
Formulário de inspeção das bacias de captação em campo

 

  • Inspeções de Ativos do Sistema (Green Infrastructure Inspections)

De forma semelhante, este template pode ser usado para agilizar as inspeções nos ativos do sistema e monitorar os impactos no município, garantindo que o escoamento de águas pluviais seja realizado de forma eficaz. O template oferece um conjunto de recursos que ajudam os gestores de águas pluviais a atribuir inspeções, coletar dados em campo, e monitorar atividades de manutenção na infraestrutura de drenagem.

 

Visualização dos resultados das inspeções dos ativos em campo
Visualização dos resultados das inspeções dos ativos em campo
  • Acompanhamento de Obras (Stormwater Construction Activity Management)

Este template oferece um conjunto de recursos do ArcGIS capaz de auxiliar a realizar inspeções de rotina nos locais de construção, registrar observações de controle de sedimentos e erosão no local, analisar a eficácia das medidas de controle de drenagem de águas pluviais e fornecer relatórios aos interessados.

 

Monitoramento das obras de expansão em andamento
Monitoramento das obras de expansão em andamento

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!