O Brasil no Agronegócio

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e fibras do mundo, perdendo somente para a China e os EUA. O país já é o segundo maior exportador do agronegócio global, tornando o setor um dos pilares da economia nacional.

A pecuária e a agricultura brasileira foram responsáveis por 26,6% do PIB nacional em 2020, totalizando quase R$ 2 trilhões. Entretanto, a importância mundial conquistada pelo setor trouxe grandes responsabilidades.

Visão Ambiental e Social

Promover o desenvolvimento sustentável garantindo produção e produtividade, em equilíbrio com o meio ambiente, é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo setor.

Neste sentido, a sustentabilidade deve ser ativa, fomentando visões que levam em consideração não apenas o fator econômico, mas também o ambiental e social. Pode-se dizer que a agricultura sustentável busca o equilíbrio entre a natureza e a produção, utilizando soluções inteligentes para isso.

Tecnologia e inovações

Dessa forma, a tecnologia tornou-se o principal aliado do agro na busca e na melhoria da sustentabilidade no campo. Existem inovações que podem interferir de forma positiva nos resultados esperados tanto no médio quanto no longo prazo.

Nos últimos anos, o aumento da tecnologia em campo trouxe melhorias muito significativas ao setor. O aumento da produção, por exemplo, vem se dando muito mais por um crescimento da produtividade do que pela expansão da fronteira agrícola.

A redução da pressão pela abertura de novas áreas tem feito com que toda a agropecuária ocupe, hoje, menos de 30% do território brasileiro.

Dados Geoespaciais

Com o apoio de softwares de inteligência como o Sistema ArcGIS, foi possível a adoção de análises que tornaram mais assertiva a tomada de decisão. Pode-se dizer que o uso destas tecnologias, ou melhor geotecnologias, auxiliaram o setor no entendimento das condições ideais para o cultivo agrícola e produção pecuária.

As geotecnologias apoiam, por exemplo, a detecção de áreas afetadas por eventos climáticos extremos e a espacialização de processos de degradação das pastagens e fitossanidade das culturas. Cabe ressaltar também que o número crescente de satélites e sensores associados a ampliação da capacidade de processamento e armazenamento de dados geoespaciais contribuíram para a popularização das geotecnologias na pecuária e na agricultura.

Sustentabilidade e Pecuária

Por fim, podemos concluir que a sustentabilidade se tornou uma necessidade para a Pecuária e a Agricultura. Adotar práticas sustentáveis vão muito além da escolha de proteger o meio ambiente. Essa atitude reflete no valor final dos produtos e no fortalecimento do negócio.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Eficiência Logística: Que tal tirarmos o planejamento do papel?

Óleo e Gás – Inteligência de Mercado:​ Como lidar com o Varejo de Combustível após a Pandemia!​


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: