* DEMO GRÁTIS: Financiamento Agrícola: Concessão de crédito agrícola para plantio!

* Acesse a * DEMO GRÁTIS: Financiamento Agrícola: Concessão de crédito agrícola para plantio!

A análise espacial tem mostrado quão valiosa é nos processos de concessão e acompanhamento do crédito rural.

Uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento e crescimento de muitos produtores.  

Com o uso deste instrumento, cerca de um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) nacional é representado pelo agronegócio, sendo o setor que mais impacta nos indicadores econômicos do Brasil. 

O uso da análise espacial para concessão do crédito rural 1

Por meio da análise geográfica, é possível, no momento do registro da solicitação do crédito rural, que seja desenhada ou informada, por meio de coordenadas geográficas, a área a receber o crédito utilizando de aplicações web, desktop ou móveis.

O desenho da área, ou a inclusão de suas coordenadas, podem ser feitos pelo tomador do crédito, isto é, o produtor rural solicitante, pelo atendente bancário, responsável na instituição financeira pela concessão do crédito, ou por equipes de concessão de crédito rural, em suas atividades de prospecção com produtores rurais.

* Você já acessou a DEMO GRÁTIS: Financiamento Agrícola: Concessão de crédito agrícola para plantio? Clique aqui e veja!

As aplicações possuem inteligência para levantar informações climáticas, socioambientais e de produtividade da área informada, dentre outras, que podem contribuir para a avaliação da concessão do crédito rural da instituição financeira ao tomador solicitante, trazendo celeridade às atividades bancárias e ao atendimento ao produtor rural. 

O uso da análise espacial para concessão do crédito rural 2

A análise espacial tem sido uma parte muito importante e uma grande aliada do processo de avaliação para a concessão de crédito rural em muitas instituições financeiras. Ela também pode ser utilizada pelos processos de monitoramento dos créditos já concedidos.

As instituições financeiras podem utilizar de imagens de sensoriamento remoto das áreas financiadas para avaliarem questões como a confirmação do plantio, a confirmação da cultura, confirmação do desenvolvimento da plantação e da colheita realizada. 

As aplicações que fornecem inteligências para tais confirmações podem, também, estarem integradas com serviços que notifiquem as instituições financeiras e aos produtores rurais, por meio de aplicativos móveis, com alertas climáticos e alertas socioambientais que, porventura, possam vir a existir nas áreas monitoradas ao longo do período da safra ou safrinha. 

BlogPost-2-Uso-Analise-Espacial-Credito-Rural-CTA

A análise geográfica está presente em muitas etapas do processo de monitoramento do crédito rural concedido. Ela pode também ser utilizada para a realização de fiscalizações presenciais.

As instituições financeiras podem demandar e despachar às equipes e empresas terceiras as fiscalizações a serem realizadas e acompanharem, por meio de aplicações web, a evolução das tarefas. 

Por meio do ArcGIS, plataforma geotecnológica, desenvolvida pela Esri, é possível realizar análises espaciais e integrações com os atuais sistemas das instituições financeiras.

A Plataforma ArcGIS fornece recursos que possibilitam o produtor rural solicitar o crédito, cadastrando as áreas, por meio de aplicativos móveis e web portal. Tais facilidades também podem ser disponibilizadas para equipes bancárias de atendimento ao cliente e para equipes terceiras, que comercializam este tipo de serviço da instituição financeira. 

A Plataforma ArcGIS também fornece um completo suporte para a emissão do Laudo Técnico, conforme determinações do Banco Central do Brasil (BACEN). 

Quer saber mais sobre a nossa tecnologia? Clique aqui e acesse a DEMO GRÁTIS “Financiamento Agrícola: Concessão de crédito agrícola para plantio”!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Visão corporativa de operação florestal

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

Tutorial de ArcGIS: mapa de calor a partir de pontos de uma tabela

EU Esri 2020: replay disponível


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: