A agricultura 4.0 vem revolucionando inúmeros mercados através de tecnologia e o setor de agroquímicas vem se beneficiando desta revolução.

O momento de prospecção é um dos pontos chave para conseguir captar os clientes que mais se adequam ao perfil de cliente ideal e, com a maturidade da empresa evoluindo, novos desafios surgem, a gama de clientes aumenta e suas exigências também. Por isso, é de extrema importância que o processo de marketing seja feito de maneira minuciosa e que interprete, literalmente, o conceito de ‘data driven’ ou ‘dirigido por dados’.

A equipe composta por Acácio Medeiros, Carolyne Almeida e Saulo Joel se comprometeu a analisar este mercado e elaborar uma solução que facilite a tomada de decisão na empresa de agroquímica a fim de melhorar a eficiência na oferta de insumos, fertilizantes e defensivos agrícolas, assim como na prospecção de novos clientes e parceiros.

Solução

Mediante aos fatos, a solução foi dividida em algumas etapas:

1. Classificação do solo utilizando algoritmo de Deep Learning

Utilizando do algoritmo de Deep Learning fornecido pelo Living Atlas da Esri (Land Cover Classification: Sentinel-2) com o ArcGis Pro, foi possível classificar os pixels de imagens do satélite Sentinel-2 (de mesma fonte) com alta resolução para obter várias classes de solo, dentre elas: áreas de plantio, rios, área urbana, entre outros.

Assim, utilizando da periodicidade de 15 dias das imagens de satélite, podemos fazer o monitoramento e ter uma visão ampla da área de interesse com suas respectivas classes identificadas.

2. Coleta de dados e implementação

Para enriquecer e melhorar a tomada de decisão da empresa de agroquímica, foram coletados dados como:

  • Areia do solo;

  • Quantidade de estabelecimentos agropecuários na região;

  • Porcentagem destes estabelecimentos que já utilizam defensivos agrícolas em suas propriedades;

  • Área produzida e quantidade produzida anual das culturas de soja, milho e algodão;

  • Áreas consolidadas do SICAR (regiões de plantio).

Estes são exemplos de tipos de dados que podem ser coletados de fontes confiáveis públicas ou privadas. É importante ressaltar que esta solução torna possível que outros tipos de dados possam ser inseridos ou modificados para melhor atender a tomada de decisão da empresa, incluindo os dados internos coletados e administrados pela companhia.

Com estes dados em mãos e devidamente tratados, foi feito uma análise fina utilizando da ferramenta ‘Business Analyst’ do ArcGis Pro, atribuindo pesos a cada um dos dados selecionados para obter as melhores regiões para prospecção em determinada área.

Na figura, as áreas com tom avermelhado, são as áreas que atingiram uma maior pontuação utilizando de critérios e pesos estabelecidos pela nossa equipe, mas que podem ser modificados e adaptados para qualquer realidade.

3. Estruturação dos aplicativos de coleta de dados em campo

Pode-se também utilizar do aplicativo de coleta de campo Survey123 para coletar pontos, traçar linhas e polígonos que são automaticamente sincronizados com os mapas e Dashboards do escritório.

Como exemplo, pode-se enviar uma equipe de prospecção em campo para coletar informações especificas sobre o produtor e sua propriedade e plota-las no mapa. Veja imagem:

4. Dashboard

Para unificar todas as informações coletadas, utilizamos de painéis interativos para agrupar todas as informações coletadas de forma organizada e estruturada, dando total controle para a empresa e tornando assim a tomada de decisão muito mais fácil e intuitiva.

Conclusão

Assim sendo, é possível auxiliar na tomada de decisão das empresas do setor de agroquímica no agronegócio, garantindo que todas as informações relacionadas ao negócio estejam localizadas em uma única plataforma. A solução apoiará e facilitará as empresas na criação de um plano estratégico na prospecção de clientes, diminuição dos riscos de perda de negócio e na aquisição de informações relevantes para alavancar a aquisição de novos leads e vendas.

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