4 etapas do cultivo da cana-de-açúcar que podem ser otimizadas com GIS

Rafael Fernandes de Souza

Technical Advisor em Recursos Naturais, Commercial e Agro

O processo de cultivo da cana-de-açúcar envolve diversas etapas, desde o preparo do solo até a colheita e transporte para a indústria. Muitos gargalos podem surgir durante este processo e, nesta hora, se faz necessário o uso do Sistema de Informações Geográficas (GIS) para desempenhar um papel fundamental de acompanhamento, permitindo uma gestão mais eficiente e inteligente.

Confira agora 4 etapas onde o GIS pode ser aplicado para a otimização do cultivo da cana-de-açúcar, favorecendo a indústria de açúcar e álcool.

  • Preparo do Solo:

No estágio inicial, o preparo do solo é crucial para determinar as deficiências que precisam ser corrigidas antes do plantio. O ArcGIS Field Maps pode ser utilizado para mapear os locais de coleta de amostras de solo, fornecendo informações sobre a coleta e os resultados das análises. Após a análise, o Portal for ArcGIS ou o ArcGIS Online pode ser utilizado para editar os dados coletados no ArcGIS Field Maps e adicionar novas informações, como os resultados das análises realizadas. Essas edições também podem ser realizadas no ArcGIS Pro, na aplicação desktop, carregando o serviço utilizado no Field Maps e realizando as edições de atributos necessárias. Com as informações atualizadas na camada de pontos das coletas de amostra de solo, é possível realizar uma interpolação dos pontos no ArcGIS Pro, identificando as áreas que requerem correção do solo com maior ou menor quantidade de insumos.

  • Plantio:

Durante a fase de plantio, é possível realizar um levantamento do talhão utilizando um GPS de alta precisão em equipamentos de campo, como tratores e plantadoras de cana. As informações coletadas, como curvas de nível e carreadores, podem ser processadas e transformadas em linhas por meio do ArcGIS Pro. Com base nas curvas de nível, é possível desenhar as linhas de plantio de forma otimizada, maximizando o uso do espaço disponível. Essas linhas validadas podem ser utilizadas no equipamento de campo, permitindo que o sistema de piloto automático realize o plantio, seguindo as linhas do planejamento.

  • Colheita:

Durante a colheita, o GIS desempenha um papel importante na utilização dos dados gravados durante o plantio ou no próprio planejamento para a realização da colheita com piloto automático. Essas informações podem ser tratadas e validadas para garantir uma colheita eficiente.

  • Transporte:

No estágio de transporte, o GIS permite a criação de uma rede utilizando os carreadores e estradas para traçar as melhores rotas para o transporte da cana-de-açúcar até a indústria de destino. A criação da rede (Network Dataset) facilita a otimização do transporte, minimizando distâncias e tempos de percurso. É aqui onde os processos do açúcar e do álcool se iniciam.

Você já aplica estas soluções ArcGIS em todos os seus processos de cultivo da cana-de-açúcar?

Além das aplicações mencionadas, o sistema ArcGIS pode ser utilizado para uma variedade de análises adicionais, como análise de solo, análise de precipitação de chuvas e declividade.

Também é possível empregar imagens de drone e VANT para mapear falhas no plantio, monitorar a evolução da cana plantada, identificar pragas e ervas daninhas.

O GIS permite acompanhar, em tempo real, diversos sensores utilizados para rastreamento de equipamentos de plantio, colheita, caminhões de transbordo e transporte da cana, bem como sensores nas próprias indústrias. Esses monitoramentos podem ser visualizados por meio de dashboards e outras aplicações, proporcionando uma gestão mais eficiente e informada.

Conheça mais sobre nossa solução e benefícios ao seu negócio!

O processo da cana-de-açúcar é complexo e abrange diversas etapas, mas o uso do ArcGIS possibilita acompanhar e otimizar todo o processo, contribuindo para a obtenção das melhores práticas e os melhores resultados para a indústria sucroalcooleira brasileira.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 2 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!