Benefícios do GIS no combate a incêndios no Agro (e o combate a desinformação)

Entenda os benefícios do GIS no combate a incêndios do agronegócio, seus mitos e verdades.

Thiago de Almeida Prado

Especialista de Marketing

Todos os anos, durante o período de estiagem, o território brasileiro é castigado por incêndios. Que podem ser de origem natural ou provocada pelo homem, muitas vezes sendo resultado de uma ação criminosa.

Gráfico 1. Quantidade de focos de incêndio registrados por estado pelo sensor MODIS (Satélite AQUA) entre 01/05/2022 e 01/10/2022. Fonte: BDQUEIMADAS – INPE

Produtores rurais e empresas do Agro, como usinas e grandes grupos, são muitas vezes acusados de cometerem um crime contra eles mesmos. Um incêndio dentro de uma propriedade rural é uma das piores coisas que podem acontecer. Um incêndio em uma área de produção traz prejuízos incalculáveis, deixando o solo exposto e suscetível a erosão, matando uma parte da microbiota do solo, aumentando a evaporação e, perda de nutrientes, perda de matéria orgânica e perda da produção, entre outros prejuízos.

Foto 1. Lavoura de milho destruída por um incêndio poucos dias antes da colheita em Primavera do Leste – MT – Foto: Thiago de Almeida Prado/Arquivo Pessoal.

O incêndio dentro de uma propriedade rural pode atingir Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou a Reserva Legal o que acarreta pesadas multas. Além de todos os prejuízos citados, ainda existe o risco de que o incêndio mate ou cause sérias lesões a pessoas, que podem ser familiares ou colaboradores. Dito isso, o maior prejudicado em um incêndio é sem dúvida alguma o proprietário da fazenda, seja um pequeno agricultor ou um grande grupo econômico.

Fogo: uma ferramenta de cultivo ultrapassada

O uso do fogo como prática agrícola é algo ultrapassado e é muito pouco utilizado, salvo raras exceções. Atualmente, grande parte dos incêndios provocados são para a abertura de novas áreas, lembrando que é permitido por lei explorar uma certa porcentagem da área de uma propriedade rural. Essa porcentagem vai depender de onde está localizada a propriedade. Ressaltando que é obrigatório obter todas as autorizações para o desmate, caso contrário trata-se de uma atividade ilegal.

Gráfico 2. Quantidade de focos de incêndio por classe de CAR de 08/2019 a 02/2023 no bioma Amazônia. Fonte: Terra Brasilis – INPE (http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/)

Entendendo as origens dos incêndios

Para que um incêndio ocorra, é necessário que haja um combustível, que pode ser uma pastagem, lavoura seca, uma área de cerrado, entre outros, e de uma faísca para dar início ao incêndio. Essa faísca pode ser natural, por exemplo, um raio ou acidental, causado por uma bituca de cigarro ou criminoso. No campo, é inevitável que tenhamos ambientes propícios a incêndios, especialmente por não haver controle sobre o clima e pela quantidade de massa seca, mas é possível tomar uma série de ações preventivas para evitar que um incêndio se inicie ou alastre tomando proporções perigosas.

Principais medidas de Prevenção aos incêndios nas áreas rurais

Uma das principais formas de evitar que um incêndio se inicie e se alastre são os aceiros, faixas de solo livre de combustível, nas divisões dos talhões, ao redor das áreas de preservação ao longo de estradas e ao redor da propriedade.

Como o SIG pode auxiliar no monitoramento e prevenção de incêndios no agronegócio

O uso do SIG (Sistema de Informação Geográficas) é imprescindível para a elaboração de um planejamento efetivo na prevenção de incêndios.

Com o SIG, podemos ter uma visão espacial de quais são os locais mais susceptíveis a incêndios, identificar pontos com maior chance de um incêndio se iniciar, determinar os locais para a construção de aceiros e monitorar as suas condições ao longo do tempo, tomar medidas preventivas e alocar recursos de forma estratégica.

Benefícios do SIG no planejamento de prevenção a incêndios

Identificação de áreas com maio risco

Com uma base de dados geoespaciais como: tipo de solo, declividade, histórico de incêndios, clima, entre outros, o ArcGIS pode identificar quais são as área e regiões com maior probabilidade de incêndio. Isso permite que os produtores rurais e gestores tomem medidas preventivas como: aceiros, bloquear o livre acesso de pessoas ou outras medidas que diminuam a chance de um incêndio iniciar e se alastrar.

Monitoramento e detecção de incêndios

Com a ajuda de imagens de satélites, é possível monitorar focos de incêndio quase em tempo real. Esse monitoramento pode abranger a macrorregião onde está inserida a propriedade rural, e com isso, analisar a tendência e se existe algum incêndio próximo a propriedade, colocando a brigada de incêndio em estado de atenção para que ela se prepare e tome ações para impedir que esse incêndio se aproxime da propriedade.

Alocação de recursos

Com os dados das áreas com maior susceptibilidade a incêndios, focos de incêndio em tempo real, locais de abastecimento de água entre outros, é possível alocar de maneira estratégica todos os recursos necessários para o combate a um incêndio e até mesmo o despacho de uma equipe para um local onde um incêndio esteja se aproximando, evitando que o incêndio atinja a propriedade.

Foto 2. Caminhão da brigada de incêndio de uma usina combatendo um incêndio de origem criminosa em um canavial em Guarantã – SP – Foto: Thiago de Almeida Prado/Arquivo Pessoal.

Comunicação

Com os Apps de campo da plataforma ArcGIS, todas as informações geradas pela equipe de escritório e pelas equipes de campo podem ser compartilhadas com vizinhos e autoridades governamentais, permitindo uma colaboração e coordenação regional para o combate aos incêndios.

Planos de evacuação

Em casos extremos, pode ser necessária a evacuação de pessoas, animais e equipamentos. Nestes casos, é primordial que se tenha um plano de evacuação claro e conhecido por todos, pois, no momento do pânico, é muito difícil tomar as melhores decisões e isso pode acarretar grandes prejuízos financeiros e até mesmo causar mortes. Com o uso do ArcGIS, é possível criar diferentes planos de evacuação e compartilhar esses planos com toda a equipe da fazenda, desta forma, quando a emergência acontecer todos sabem como proceder.

Para saber mais sobre nossas soluções deste tema, acessa a página oficial abaixo!

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!