A Digital Agro 2017
Organizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e com apoio técnico-científico da Fundação ABC, a Feira Digital Agro 2017 teve um público aproximado de 5 mil pessoas nos dois dias de sua realização e discutiu temas como automação e robótica, monitoramento e sensoriamento, gestão e sucessão familiar no campo, bem como novas tecnologias para a área Agrícola e Industrial e os impactos da Transformação Digital, permitindo controle de processos e foco nos detalhes para maior eficiência nas atividades.
A feira reuniu as maiores referências em Inovação e novas Tecnologias para o Agronegócio do Brasil. Na sexta-feira (22/09), o evento trouxe o tema “E-management: o agro na palma da mão”, sob moderação da Fundação ABC e com a participação da IBM, Imagem, Strider, SGS, Climate e Aegro, apresentou e discutiu inovações e novas tecnologias para o Campo, tendo como foco o monitoramento e a gestão nas propriedades rurais, além da introdução e aplicações da “Internet das Coisas” no Agronegócio, oportunidades de negócio que essa nova fronteira abre para produtores, pesquisadores e empresas do setor.
A Imagem e o Agro
Em minha palestra “Transformação Digital no Agronegócio: soluções na era das Plataformas”, afirmei que para um público que já vivencia a Transformação Digital, seja no dia-a-dia com uso de previsão de tempo em seu dispositivo móvel ou na análise de séries históricas de safra, com apoio de dados e informações de natureza diversas, a Imagem – empresa brasileira com mais de 30 anos que apoia o Agronegócio com Plataformas para Gestão do Campo – pode apresentar uma proposta prática para esta implementação não de um novo software ou tecnologias, mas de uma Cultura da Decisão e Ação por meio de Plataformas Digitais.
Fábia Bem, Diretora de Agronegócio da Imagem, avalia que o evento foi uma nova possibilidade para discutir como a vida do produtor está sendo impactada pelas novas tecnologias e como a transformação digital pode de fato ajudar na busca por maior produtividade:
Nossos clientes já vêm observando retornos significativos em suas operações, com o uso de plataforma e soluções de negócio, baseadas em Inteligência Geográfica.