Seguro Agro: Como a IA pode ajudar seguradoras nos cálculos do seguro rural

jefersoncruz

Jeferson Cruz

Marketing

Tecnologia a favor dos negócios

No setor financeiro e de seguros, a tecnologia é uma grande aliada, tanto para aprimorar a experiência dos brokers, como também dos usuários finais, facilitando e intensificando o desenvolvimento de novas soluções para otimizar e entregar maior valor ao usuário.

Um dos grandes desafios para as seguradoras é o seguro rural, por ser um setor que está suscetível a grandes riscos na qual o ser humano não tem controle, como fenômenos naturais, tempestades, secas, granizo, tornados, incêndios etc., sempre podendo representar grandes perdas ao produtor rural. Somando a isso, a carência de dados sobre o risco nas lavouras, dificuldades operacionais, poucos corretores e peritos especializados no agronegócio.

Para encontrar soluções para esses desafios, existe a tecnologia como inteligência artificial, deep learning, machine learning combinados a localização, pensada em resolver e mitigar riscos, gerando maior valor e confiança as empresas e produtores.

Como mencionado no artigo anterior, normalmente, o seguro agrícola oferece cobertura desde o plantio das sementes até a colheita. Ou seja, todo o processo de produção está garantido pelo seguro. Como, exatamente, esse seguro agrícola vai funcionar, vai estar definido na apólice e isso depende do tipo de produto plantado e das coberturas contratadas e para cada uma das análises inteligente.

Onde a necessidade encontra A oportunidade

Como as seguradoras podem se beneficiar da IA para aprimorar e melhorar produtos?

E assim entra um grande desafio: como ser mais assertivo, transparente e cobrar um preço justo e evitar fraudes? Para isso, há a oportunidade do setor, investir pesado em tecnologias que apoiam a precificar com maior assertividade de riscos reais em cada região do país. Uma delas é o próprio monitoramento da produtividade agrícola, aliado ao histórico climático de cada região do país, pois sabemos que cada cultura e cada região necessita de diferentes tipos de irrigação. Portanto, ter um sistema de análise territorial e geográfica, pautada em dados, que inclusive não são poucas variáveis, para que seja uma premissa da contratação indicando seu real risco a cada uma das oportunidades.

Avaliar e monitorar dinamicamente o nível de risco ao qual as seguradoras estão se expondo nos contratos seja em uma nova análise quanto aos já contratados de modo a antecipar e perceber a possibilidade de ocorrências e de ativação, assim como a validação das ativações dos contratos pelos segurados pelas capacidades de:

  • Confirmar a compatibilidade da localização, do tipo de cultura e data de plantio através de uma análise de risco pré-colheita;​
  • Alertar a seguradora sobre eventuais desvios (anomalias) no ciclo fenológico para o plantio através domonitoramento de cultivos;
  • Estimar e dimensionar eventuais danos devidos a intempéries climáticas.

Com um sistema utilizando Gêmeos digitais, geografia e data geoanalytics, é possível ter segurança, transparência, assertividade e precisão para análise crítica mitigando erros na precificação e riscos à carteira. Pensando nisso, diversas tecnologias e empresas têm buscado ferramentas analíticas para melhoria da oferta de seguro.

O GeoAI Hub da Imagem é uma fábrica de gêmeos digitais customizados para a necessidade de cada objetivo estratégico de cada cliente, uma solução de dados fornecidos como serviço que apoiará as tomadas de decisão orientada a dados de cada negócio.

Uma vez entendido o problema de negócio formulamos as hipóteses, inferências e padrões que atenderão ao problema e que serão aplicados e extraídos como respostas do gêmeo digital montado e para isto precisamos montar esta abstração.

Ao combinar tecnologia com o propósito de mitigar riscos, o mercado de seguros rurais está colaborando para alavancar a produção no campo e, ainda, para a construção de um agronegócio mais sustentável.

Atualmente no mercado, há diversas tecnologias para apoiar o produtor rural em mitigar os riscos da lavoura, porém nem todas consideram variáveis altamente qualificadas para minimizar os riscos corretamente.

Conclusão

Por isso, em vez de definir taxas mais altas para os produtores, as seguradoras que usam tecnologias para minimizar corretamente esses riscos podem oferecer um produto mais atrativo e sofisticado, com boa rentabilidade para a instituição e valores dentro da realidade dos produtores. Naturalmente, será possível expandir sua atuação sem aumentar a exposição ao risco, gerando receita e aumento de capilaridade.

SAIBA COMO CALCULAR SEU SEGURO RURAL COM ARCGIS!

 

Você também pode gostar:

Open Finance: Localizando oportunidades com o Poder dos Dados | Portal GEO (img.com.br)

ArcGIS Pro no mapeamento do estoque de carbono em propriedades privadas na Amazônia Brasileira | Portal GEO (img.com.br)

 

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!