5 recursos essenciais do ArcGIS Field Maps

5 recursos do ArcGIS Field Maps, uma solução que aumenta a eficiência de sua equipe de trabalho em campo.
Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem/Esri - Portal GEO

Maria Carolina Barbosa Jurema

O ArcGIS Field Maps é uma solução móvel que combina os recursos de visualização de mapas, coleta de informação GPS de alta precisão, entrada de dados de formulário inteligente e compartilhamento de localização em uma única experiência de aplicativo, que melhora a precisão de seus dados e aumenta a eficiência de sua equipe de trabalho em campo.

Experimente estes cinco recursos para ter uma ideia de um pouco do que o Field Maps tem a oferecer:

  1. Compartilhe sua localização
  2. Colete dados
  3. Formulários Inteligentes
  4. Geofences
  5. Crie uma área de mapa para usar offline

1. Compartilhe sua localização

O compartilhamento de local permite que você saiba onde os trabalhadores móveis estão e onde estiveram. Ele também permite que os trabalhadores móveis visualizem suas trilhas nos mapas com os quais trabalham.

Se o compartilhamento de localização estiver habilitado para sua organização e você tiver uma extensão de tipo de usuário do ArcGIS Location Sharing, o cartão de mapa Meus Caminhos aparecerá na lista de Mapas. Toque no botão para ativar e desativar o compartilhamento de localização. Você pode selecionar por quanto tempo deseja compartilhar sua localização.

2. Colete dados

Um dos recursos mais utilizados do ArcGIS Field Maps é a captura de dados. Para coletar dados em um mapa, ele precisa estar ativado para edição, e você precisará entrar usando uma conta do ArcGIS. Abra qualquer mapa habilitado para edição e colete novos recursos ou atualize os dados existentes.

Toque no botão Adicionar  para iniciar o processo de coleta de dados. O mapa de inspeção de rede de esgoto mostrado abaixo possui modelos de recursos pré-configurados que listam os diferentes tipos de ativos que podem ser coletados.

3. Formulários Inteligentes

Os Formulários Inteligentes, ou Smart Forms, são uma maneira de editar informações não espaciais sobre recursos GIS. Os formulários são construídos sobre camadas de feições existentes e publicadas e tabelas relacionadas. Os formulários que você cria são armazenados em seu mapa que você usa no sistema ArcGIS.

Essa abordagem é bem diferente de soluções centradas em formulários como o ArcGIS Survey123 – onde você começa criando um conjunto de perguntas que aderem à especificação XLSForm e, em seguida, publica os tipos de perguntas como camadas da web que são estruturadas de forma que o formulário possa ser exibido ou relatórios podem ser criados.

Através do ArcGIS Field Maps Designer, disponível no menu de Apps da sua organização do ArcGIS Online ou Portal do ArcGIS Enterprise, você pode selecionar o mapa que deseja trabalhar em campo e configurar um formulário para coleta rápida de informações. Para isso, selecione a camada desejada e inclua as perguntas dos atributos que serão preenchidas em campo.

4. Geofences

Podemos entender uma Geofence como uma cerca geográfica, que nada mais é do que uma área definida em um mapa que, ao entrar ou sair, pode enviar alertas ou habilitar o compartilhamento de localização no aplicativo móvel ArcGIS Field Maps. As Geofences funcionam online ou offline e em primeiro plano ou segundo plano do dispositivo móvel.

A configuração de Geofences permite que você entregue automaticamente informações importantes para trabalhadores móveis com base em sua localização. Por exemplo, você pode querer que os trabalhadores móveis saibam quando eles estão entrando em terreno perigoso ou áreas restritas.

Quando os trabalhadores móveis abrem um mapa que contém cercas geográficas, eles são solicitados a habilitar o compartilhamento de localização ou alertas de localização.

No exemplo abaixo, temos o encontro de duas redes de bacias de esgoto em uma cidade, uma a bacia Sudeste e outra a bacia Nordeste. Ao iniciar o aplicativo, o trabalhador já recebe um alerta de que ele está na bacia Sudeste, e ao atravessar o limite entre as bacias, ele recebe outra notificação avisando que passou agora para a bacia Nordeste.

5. Crie uma área de mapa para usar offline

Você nem sempre pode planejar onde trabalhará durante o dia.  Se você perceber que você ou sua equipe de campo estará trabalhando em uma área com uma conexão de internet não confiável, você pode criar uma área de mapa que permite visualizar ativos e coletar dados enquanto trabalha offline.

As áreas do mapa empacotam os dados, o mapa-base e quaisquer anexos dentro de uma extensão definida do mapa. Este pacote é então baixado para o seu dispositivo, permitindo que você visualize ativos e colete dados enquanto estiver offline. As áreas do mapa podem ser definidas com antecedência, mas também podem ser definidas no aplicativo móvel Field Maps.

Se um mapa estiver ativado para uso off-line, você pode criar uma área de mapa tocando no menu com três pontos ao lado do mapa e clicando em Adicionar área off-line. Defina a extensão e toque em download.

Estes são apenas 5 dos inúmeros recursos do ArcGIS Field Maps, ele ainda oferece uma variedade de ferramentas para garantir que os trabalhadores móveis tenham tudo o que precisam ao usar mapas no campo.

Conheça mais sobre nossas soluções para operações de campo.

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!