A evolução do ArcGIS Pro

Maria Carolina

Analista de Marketing de Produtos

Há alguns anos tínhamos o costume de falar que o ArcGIS Pro era o futuro do GIS Desktop. Hoje nós já alcançamos essa realidade, tendo em vista que o ArcGIS Pro está presente no fluxo de trabalho de muitos usuários, que estão aproveitando da melhor forma os diversos benefícios que ele oferece.

Saiba neste artigo um pouco mais sobre a linha do tempo de evolução do ArcGIS Pro, o principal software desktop da Esri, e qual é seu status no momento.

Tecnologicamente à frente de tudo que existe no mercado atualmente, essa poderosa aplicação fornece mapeamento profissional em 2D e em 3D, ferramentas analíticas e de gestão de dados avançadas, e uma interface intuitiva e amigável.

Se você conhece o ArcGIS Pro, com certeza já experimentou essas e muitas das outras funcionalidades que ele oferece, que o tornam único e relevante em comparação a outros softwares GIS Desktop presentes no mercado.

Nos últimos anos, desde o lançamento inicial do ArcGIS Pro em 2015, a comparação entre ArcMap e ArcGIS Pro sempre esteve em pauta. Afinal, o ArcMap foi o grande destaque da Esri por muito tempo, desde 1999 quando foi lançado em sua primeira versão.

Porém, com o avanço das tecnologias, advento de novos tipos de dados, houve a necessidade de desenvolver uma ferramenta nova e mais robusta, capaz de suportar fluxos e análises avançadas, processamento de alta performance, e integrações com outras plataformas e componentes do Sistema ArcGIS.

É aí que entra o ArcGIS Pro e seus inúmeros benefícios!

Nós podemos entender o ArcGIS Pro como uma evolução do ArcMap, pois ele apresenta diversos benefícios, tanto em relação ao processamento e desempenho.

  • O ArcGIS Pro foi desenvolvido para 64 bit, enquanto o ArcMap para 32 bit.
  • Em relação aos recursos de mapeamento inteligente: possibilidade de visualizar dados 2D e 3D, o Pro inclui uma biblioteca de ferramentas de geoprocessamento bastante completa, que permite a realizar análises avançadas.
  • Completamente integrado ao ArcGIS Online e ao ArcGIS Enterprise, o que vai em conjunto com o avanço atual das tecnologias de Web GIS.
  • Experiência de usuário é muito mais amigável, principalmente nas últimas atualizações foram incluídas melhorias de performance e produtividade no ArcGIS Pro.

E a partir de 2021, todos os esforços e atualizações em termos de novas funcionalidades e recursos do ArcGIS Desktop, estão sendo adicionadas e focadas no ArcGIS Pro.

Devo deixar de usar o ArcMap?

Para quem já estava acostumado há anos a trabalhar sempre com o ArcMap, a transição para o ArcGIS Pro pode soar como algo complicado. É muito mais simples do que parece!

E através da Academia GIS oferecemos diversos recursos para auxiliá-los nessa migração através do nosso portfólio de treinamentos oficiais Esri, instrutores certificados, com destaque para o curso Migrando do ArcMap para o ArcGIS Pro, totalmente em português.

Mas e então, o ArcGIS Pro é o futuro?

Como abordado no início do artigo, o ArcGIS Pro já é o presente e não para de evoluir, e após 16 releases, já atingimos a versão 3.1.

Confira a linha do tempo da evolução dos principais lançamentos do ArcGIS Pro:

As atualizações do ArcGIS Pro são frequentes. Em resumo, as versões do software são lançadas como Major, Minor ou Patch, e a tabela abaixo resume as diferenças e o que é considerado em cada tipo de atualização:

Observando a linha do tempo de lançamentos do ArcGIS Pro, a última Major release havia sido há mais ou menos 5 anos, quando passamos do 1.4 para 2.0 em 2017. Uma atualização deste tipo é muito significativa porque permite que sejam feitas atualizações de compatibilidade, que garante um melhor ambiente de desenvolvimento ao software ArcGIS Pro. Em 2022 tivemos o lançamento do ArcGIS Pro 3.0, ou seja, outro Major release, que introduziu mudanças importantes de compatibilidade.

O que é importante saber antes de atualizar para o ArcGIS Pro 3.x?

  • A instalação do ArcGIS Pro 3.x requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. (Download)
  • Para licenças Concurrent Use: Deve-se atualizar o ArcGIS License Manager antes de atualizar para o ArcGIS Pro 3.x. A versão mais atual do ArcGIS License Manager já está disponível e pode ser baixadano My Esri.
  • Projetos criados ou salvos no ArcGIS Pro 3.x não podem ser abertos diretamente em versões anteriores do ArcGIS Pro 2.x. Aparecerá uma mensagem dizendo que o projeto foi criado numa versão anterior. Mas não se preocupe, ao dar “OK” na mensagem, o projeto abrirá normalmente, apenas atente-se de que se seu projeto for salvo novamente no 3.x, não será possível abri-lo numa versão anterior.

Para mais informações sobre essa transição para o ArcGIS Pro 3.x, confira a documentação da Esri.

E atualmente estamos na versão 3.1 do ArcGIS Pro, lançada no início de 2023. Diversos novos recursos foram adicionados, incluindo conjuntos de dados de catálogo, redimensionamento automático e reposicionamento de elementos de layout, camadas de cena habilitadas por tempo, dimensionamento de rótulo baseado em escala, uma janela de ampliação e uma nova extensão, ArcGIS Reality for ArcGIS Pro.

Conheça mais das novidades da última versão neste outro artigo Novidades do ArcGIS Pro 3.1.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 3 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!