A importância das análises multicritérios no traçado de linhas de transmissão

Alexandre Aleixo

Especialista da Indústria de Energia Elétrica

O planejamento do traçado de menor custo das linhas de transmissão é fundamental para o sucesso de qualquer projeto nesse setor. Para garantir que as linhas sejam implementadas de forma eficiente, é essencial realizar uma análise multicritérios abrangente, multidisciplinar e precisa.

O uso do Sistema ArcGIS oferece uma abordagem robusta para realizar essa análise e tomar decisões embasadas em dados estratégicos.

Ao projetar linhas de transmissão, diversos critérios precisam ser considerados. O ArcGIS possibilita a introdução de critérios multidisciplinares necessários para otimizar os recursos e garantir um traçado que maximize o retorno global do investimento.

Entre esses critérios, podemos citar:

  • Pontos de interesse, vias, massas aquáticas etc.;
  • Altimetria;
  • Variáveis ambientais, como áreas de proteção ou de interferências;
  • Áreas quilombolas e outras de interesse específico;
  • Histórico de queimadas ou de invasão;
  • Uso do solo;
  • Dificuldades de acesso;
  • Aspectos fundiários;
  • Critérios de custo próprios da empresa, baseados em suas normas e padrões construtivos de linhas de transmissão e de operação e manutenção;
  • Outros critérios que a empresa julgar determinantes para redução de custos de construção e de O&M.
Visão de potencialidades, considerando Entrada de dados, Modelo pré-definido e Resultado do traçado sugerido.

Utilizando esses critérios, o sistema ArcGIS realiza uma otimização do traçado, levando em consideração as estimativas de custos baseadas nos padrões determinados pela empresa.

Os resultados dessa análise são evidenciados em clusters de relação custo-benefício, permitindo uma avaliação final detalhada e a geração de um relatório completo do processamento.

Por que devo escolher o Sistema ArcGIS para minhas análises multicritérios?

O Sistema ArcGIS se destaca por oferecer um ecossistema de soluções com diferenciais únicos. Sua abordagem integrada, georreferenciada e aberta permite que empresas incluam critérios de projeto específicos, além de avaliar propostas com base em critérios de custo. A capacidade de seleção de critérios abrangentes e correlacionados, aliada à avaliação rápida e assertiva de custos, torna o ArcGIS uma ferramenta escalável e abrangente para a análise multicritérios no traçado de linhas de transmissão.

Se você busca segurança e otimização dos projetos de linhas de transmissão, a utilização do Sistema ArcGIS se mostra essencial, inclusive por ser o GIS utilizado pelos principais órgãos e agências reguladoras brasileiras. Sua capacidade de análise multicritérios proporciona uma visão abrangente e detalhada, permitindo que você tome decisões embasadas em dados estratégicos e alcance resultados mais eficientes e sustentáveis em seus projetos de energia elétrica.

Entre em contato com nosso time de especialistas e solicite mais informações!

 

 

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!