AgriSummit 2023: principais inovações, soluções GIS e cases premiados desta edição.

Com o tema “GIS: impulsionando as metas ESG no agronegócio”, a sexta edição do evento destacou soluções e boas práticas de sustentabilidade que estão fazendo a diferença no setor agro através do ArcGIS.

Thiago de Almeida Prado

Especialista de Marketing

No dia 25 de maio, ocorreu em São Paulo/SP o AgriSummit 2023, um evento exclusivo para convidados realizado pela Imagem que trouxe inovação GIS na prática para o setor agrícola.

Durante o evento, grandes players dos segmentos de Sucroenergético, Florestal e Grãos compartilharam seus casos de sucesso no uso do GIS, Analytics e AI.

O objetivo principal foi demonstrar como toda essa inovação vem promovendo sustentabilidade e produtividade ao agronegócio brasileiro.

Confira destaques e casos de sucesso premiados nesta edição!

Caso premiado: “Siga-MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul”

Gabriel Balta dos Reis da Aprosoja – MS

A Aprosoja-MS, Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul, iniciou o projeto Siga-MS em 2011 com o objetivo de mapear o uso e ocupação do solo no estado.

Atualmente, o projeto abrange mais de 2.800 produtores rurais e mais de 3.500 propriedades agrícolas com o objetivo de monitorar as principais pragas, doenças e plantas daninhas, além da produtividade das culturas de soja e milho.

A partir deste levantamento, são gerados diversos produtos, relatórios e boletins que refletem a realidade de todo o estado. Deste trabalho, resultam estudos de viabilidade logística, produção agrícola municipal e estadual entre outros estudos que dão suporte a tomada de decisões.

Caso premiado: “Uso de Geotecnologias no Monitoramento de Operações Florestais e Minimização de Impactos nas Comunidades”

Clewerson Scheraiber da Klabin

No setor de Papel/Celulose, foi ressaltada a importância dessa indústria no contexto global. O Brasil se destaca como o segundo maior produtor de celulose e um dos principais produtores de papel do mundo. Durante o caso de sucesso, a Klabin explorou temas como a transformação digital e a digitalização na área florestal, evidenciando como o uso do ArcGIS pode potencializar esses avanços, reduzir perdas e impactos nas comunidades.

A Klabin tem nos últimos anos, expandido suas unidades e, consequentemente, sua área florestal. Com isso, diversos desafios aparecem, um deles é manter o tradicional cuidado com a preservação ambiental e boa relação com a comunidade ao seu entorno. A geotecnologia tem sido uma aliada importante tanto para os projetos atuais como para um olhar de futuro dentro da Klabin.

Caso premiado: “Monitoramento do Carbono nas Fazendas da Bracell”

Jeanderlon Veiga da Bracell

A Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, apresentou soluções GIS para monitorar o carbono em suas áreas rurais como uma das ações de sustentabilidade que fazem parte dos compromissos ESG firmados pela empresa, focando na proteção e conservação do meio ambiente.

O Monitoramento de Carbono da Bracell foi desenvolvido através da aplicação de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto utilizando ferramentas SIG da ESRI para mapear os estágios sucessionais das áreas de vegetação nativas pertencentes à Bracell e seus parceiros, sendo possível o cálculo preciso de estoque e remoção de carbono, resultando em ferramentas de consulta e dados para relatórios corporativos de sustentabilidade e meio ambiente, apoiando em tomadas de decisões e estabelecimento de metas ambientais.

Caso premiado: “ESG no Grupo São Martinho com o ArcGIS”

Rafael Monteiro da Usina São Martinho

Com toda a complexidade de gestão agrícola de uma área de colheita de 300 mil hectares, o Grupo São Martinho busca alinhar gestão, foco em pessoas, meio ambiente e tecnologia para produzir o carbono renovável de menor custo do mundo.

No nosso dia a dia, várias operações agrícolas acontecem simultaneamente em diversos locais diferentes, e essas operações acontecem próximo a áreas de preservação, rios e matas. Nesse caso de sucesso, foi apresentado como o ArcGIS Field Maps garante que todos os trabalhadores de campo, tenham acessos a bases geográficas atualizadas que orientam onde fazer cada operação sem gerar risco a essas áreas.

Foi apresentada a importância do controle biológico de pragas e como o ArcGIS Field Maps possibilita utilização de armadilhas e gestão ágil da informação para permitir utilizar esses controles de forma eficiente. E também foi apresentado como o ArcGIS é e foi utilizado na rotina da equipe de Geoprocessamento para auxiliar nos processos de certificações ambientais legais em que o grupo possui atualmente.

Caso premiado: “Uso do GIS como Ferramenta de Sustentabilidade no Planejamento de Operações Florestais”

Kelen Karla R. Oliveira Moreira da Cenibra

Comprometida com as melhores práticas corporativas Ambientais, Sociais e de Governança, a CENIBRA vem a cada ano investindo mais em ações e iniciativas estruturadas para a inserção da abordagem de sustentabilidade em sua gestão.

Neste sentido, a partir de 2020, a empresa decidiu reavaliar seus processos de validação de conformidade social, ambiental e operacional de suas atividades florestais, dando início a uma nova metodologia de análise que tem por base o uso de geotecnologias através das aplicações ArcGIS em integração com aplicações Microsoft.

Com as ferramentas trabalhando em conjunto a CENIBRA tem entendido melhor seu impacto sobre o seu território de atuação e direcionando melhor suas ações e processos para garantir a sustentabilidade de suas atividades florestais.

Caso premiado: “Mitigação de risco Agrícola – Bayer e VEGA”

Ricardo Siqueira Huffel e Jean (VEGA Monitoramento e Bayer)

Um caso de sucesso bastante notável foi o projeto Geodata Bayer, desenvolvido pela VEGA Monitoramento, empresa do Grupo Imagem, em parceria com a Bayer. Esse projeto foi reconhecido como o melhor projeto de risco financeiro da América Latina e o Melhor Projeto Financeiro do mundo em mitigação de riscos agrícolas.

Confira mais algumas fotos do evento!

Apresentação do case da VEGA e Bayer.
Apresentação do case da Cenibra.
Apresentação do case da Bracell.
Momento de network e apresentação de soluções.
Ricardo Huffel da VEGA em entrevista para o Canal Terra Viva.

O AgriSummit 2023 foi um evento inspirador, que proporcionou aos participantes uma visão aprofundada sobre o potencial do uso de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) no agronegócio. Através dessas tecnologias, é possível impulsionar o setor, resolver desafios complexos e alcançar resultados extraordinários em períodos mais curtos de tempo. O futuro do agronegócio brasileiro certamente será moldado por essas inovações e geotecnologias que foram apresentadas hoje e muitas outras que estão em desenvolvimento.

Time da Imagem Geosistemas.

Agradecemos a participação dos palestrantes e empresas premiadas, além dos convidados presentes que tornaram este dia ainda mais especial e significativo, pois acreditamos que com o conhecimento certo e o envolvimento de todos é possível planejar um futuro melhor para as próximas gerações.

 

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!