Dispositivos e serviços sensíveis à localização têm proporcionado a bilhões de pessoas em todo o mundo uma experiência prática do poder do “pensamento espacial” apoiado pela tecnologia. Seja realizando pesquisas no Google, navegando até um endereço em seus smartphones, solicitando uma corrida compartilhada ou rastreando a entrega de alimentos, é comum o uso rotineiro da tecnologia sensível à localização.
De acordo com o relatório publicado pela Deloitte, para muitas organizações, a localização se tornou mais relevante do que nunca para a tomada de decisões estratégicas. Além disso, diversas tendências tecnológicas estão tornando as informações da análise geoespacial cada vez mais acessíveis e valiosas.
Portanto, a análise geoespacial emerge como uma fonte crucial de inovação, auxiliando na resolução de problemas relacionados a talento, operações, marketing, riscos e muito mais. Ela pode até mesmo desempenhar um papel fundamental na transformação organizacional, alterando a maneira como os negócios e as operações do dia a dia são conduzidos. No entanto, é vital estar atento aos limites éticos ao explorar todo o potencial dessa tecnologia.
Três fatores parecem impulsionar essa tendência: o volume e a diversidade dos dados de localização estão em ascensão, o custo de aquisição e análise está diminuindo, e estão surgindo aplicativos inteligentes que criam valor tanto para as empresas quanto para os clientes.
Como então o mundo dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS) pode ser integrado a esse movimento e ajudar a simplificar a complexidade das informações?
Os líderes devem buscar oportunidades onde insights geoespaciais possam fornecer uma vantagem competitiva ou produzir vantagens operacionais significativas. O pensamento espacial pode ajudá-los a entender onde otimizar as operações e ofertas de negócios existentes. Para algumas organizações, o geoespacial pode ser um catalisador para transformações amplas, impulsionando melhorias em grande escala em processos críticos para a missão e em tomadas de decisão estratégicas.
Além disso, é fundamental desenvolver casos de uso para desbloquear valor a partir das aplicações do pensamento espacial. Dados geoespaciais e análises podem aprimorar novas ofertas baseadas em dados, abrindo oportunidades de receita.
Dependendo do quão profundamente uma organização integra análises geoespaciais em suas operações diárias, os líderes podem considerar a criação de um centro de excelência geoespacial ou um papel de oficial de informações geoespaciais para desenvolver processos padronizados, avaliar fornecedores e tecnologias, e trabalhar com equipes multidisciplinares de negócios para identificar aplicações.
Enquanto as organizações buscam gerar novo valor a partir de dados geoespaciais, é essencial permanecerem atentas às preocupações com a privacidade. Gerenciar rigorosamente os direitos de acesso aos dados e a privacidade é crucial para garantir a confiança do cliente nas tecnologias emergentes, incluindo dados e análises geoespaciais. Qualquer dado geoespacial atribuível a um indivíduo específico deve ser tratado de acordo com os mesmos padrões aplicados a outros dados pessoais, o interessante é que as ferramentas ArcGIS podem lhe proporcional essa segurança.
E quais são as etapas que eu preciso conhecer para colocar em prática?
Compreendendo os sistemas de informação geográfica e seus componentes
Aqui estão alguns exemplos práticos de indústrias para serem executados neste cenário:
Ao considerar o papel da localização no seu negócio atual ou futuro, é essencial reconhecer como essas informações podem influenciar as decisões estratégicas e operacionais. Desde a segmentação de mercado até a otimização da cadeia de suprimentos e a melhoria da experiência do cliente, a análise geoespacial oferece uma ampla gama de possibilidades para impulsionar o sucesso empresarial. Portanto, explorar e integrar efetivamente a localização no contexto do seu negócio pode ser uma estratégia crucial para alcançar vantagens competitivas e impulsionar o crescimento sustentável.
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