Aplicações do Sistema ArcGIS para o desenvolvimento de políticas socioassistenciais no Brasil – Conheça 3 projetos de referência

Retrato frontal de um homem jovem com cabelo curto e bigode, vestindo uma camiseta verde-oliva, posando contra um fundo preto liso.

Luan Martins Pereira Pontes

Técnico GIS - SQUAD Governos e Defesa

O papel do GIS para as Secretarias de Assistência Social pelo Brasil pode ser visto como inovador e fundamental por diferentes perspectivas, uma vez que a ‘ciência de onde’ busca apresentar espacialmente onde estão e quais são as necessidades das pessoas que se encontram em uma situação de maior vulnerabilidade social.

Como missão, as secretarias municipais de assistência social buscam gerenciar, planejar, promover, fiscalizar, coordenar e implementar políticas assistenciais para os cidadãos.

Para isso, a plataforma ArcGIS e sua diversa gama de aplicativos integrados possibilitam uma grande implementação para coleta de dados em campo, espacialização desses dados, mapas dinâmicos, painéis interativos e geração de relatórios. Aplicações como essas estão se tornando cada vez mais essenciais e vêm despertando o interesse de diversas prefeituras municipais pelo Brasil.

Dentre os projetos desenvolvidos com essa temática, podemos destacar o da Prefeitura Municipal de São Paulo, que desenvolveu uma Central de monitoramento em tempo real das vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua.

O projeto busca melhorar o atendimento das pessoas que utilizam dos serviços assistenciais a partir das abordagens dos times em campo, além da evidente otimização gerencial dos equipamentos públicos.

Por meio de um formulário de campo, desenvolvido com o Survey123, os agentes da Secretaria que realizam as abordagens a pessoas em situação de rua, coletam diferentes informações que, ao serem enviadas, alimentam automaticamente painéis gerenciais e permitem uma melhor identificação das necessidades de cada cidadão acolhido, como a unidade mais próxima a ele, além de possibilitar um melhor conhecimento do perfil da população em situação de rua na cidade.

Essa aplicação só é possível por meio das integrações dos aplicativos mobile e web disposto na plataforma ArcGIS.

Outro exemplo também é o projeto da Prefeitura Municipal de Suzano, que atualmente conta com diversos Painéis de Informações Sociais (Conheça aqui – Painel de Informações Sociais de Suzano (2023) (arcgis.com))

A aplicação foi produzida utilizando dados do Cadastro Único Federal (CadÚnico) e agrega, por meio do Experience Builder, diferentes painéis construídos com o ArcGIS Dashboards.

Nesses painéis, as informações espacializadas sobre as características da população como condições de vida, grupos tradicionais, beneficiários do Programa Bolsa Família, dentre outras tantas variáveis são exibidos e permitem filtragem de variáveis e gráficos interativos.

Já o ArcGIS Pro apoiou a fase inicial para tratamento e geolocalização de endereços em uma base considerável de registros. Além disso, permitiu também maior agilidade na edição dos mapas que alimentam os aplicativos web desenvolvidos.

Por último, destacamos o projeto junto à Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, sobre o Censo da População em Situação de Rua.

Esse projeto tem um papel essencial na compreensão e abordagem das necessidades dessa parcela vulnerável da sociedade, por fornecer dados precisos sobre o número, características e circunstâncias individuais deste público.

Também apoiado pelo Survey123, um preciso formulário fora desenvolvido e ao fazer uso de um banco de dados já existente, garantiu agilidade durante a aplicação da pesquisa em campo. A facilidade de uso também foi um ponto importante, pois esse projeto contou com o apoio da sociedade civil, por meio das entidades de ensino superior na cidade.

A partir dos dados coletados, foram desenvolvidos diferentes painéis no ArcGIS Dashboards que agregam informações, anonimizadas, sobre as características dessa população. Com isso, o acesso à informação, dentro e fora da estrutura da Prefeitura, possibilita uma alocação mais eficiente de recursos, a formulação de políticas direcionadas e a implementação de serviços personalizados.

A realização da pesquisa pôde ser acompanhada em tempo real pelos gestores da Secretaria graças a integração entre os aplicativos mobile e as soluções web.

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