Apps para uso no Campo: conheça as principais apps e saiba como escolher

Rayssa Zucarelli

Analista do Sucesso do Cliente

Os aplicativos desenvolvidos pela Esri para uso no campo são ferramentas poderosas projetadas para aprimorar a coleta, análise e disseminação de dados geoespaciais em ambientes externos. Esses aplicativos são projetados para funcionar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitindo que equipes de campo coletem informações precisas em tempo real.

Eles oferecem recursos avançados de mapeamento, visualização de dados, captura de fotos, anotações, e muito mais, tudo isso integrado a um WebGIS (ArcGIS Online ou Portal) onde os dados podem ser acessados e a operação de campo acompanhada formando então o Sistema de Informações Geográficas (SIG) robusto que é o sistema ArcGIS.

Esses aplicativos são essenciais para profissionais que trabalham no campo, como equipes de monitoramento ambiental, serviços públicos, engenharia e agricultura por exemplo, bem como para os analistas no escritório que executam análises sobre estes dados, pois permitem uma tomada de decisão assertiva e em menor tempo, além de facilitar a colaboração entre a equipe de campo e o escritório.

Neste artigo trataremos sobre as principais Apps de Campo do ArcGIS e faremos um comparativo entre elas para te apoiar a escolher a opção que mais se adequa aos seus processos.

Por que utilizar um aplicativo ArcGIS de coleta em campo?

O uso dos aplicativos de campo da Esri oferece uma série de benefícios significativos para as organizações e profissionais que trabalham com dados geoespaciais, vamos considerar os mais citados entre os nossos usuários:

  1. Coleta Precisa de Dados em Tempo Real: Os aplicativos permitem que os usuários coletem dados espaciais precisos diretamente no local, eliminando erros de transcrição e atrasos na atualização de informações. Caso a coleta este sendo executada com acesso à internet o acompanhamento ocorre em tempo real, caso não haja conectividade os dados poderão ser carregados posteriormente;
  2. Melhoria na Qualidade dos Dados: A coleta direta de dados em campo reduz a probabilidade de erros manuais, melhorando a qualidade geral dos dados capturados. Além disso, todos terão acesso sempre a versão mais recente da informação, o que evita erros e mitiga os desalinhamentos promovendo a colaboração entre os times;
  3. Aumento da Eficiência: A coleta de dados automatizada e a capacidade de visualizar informações em tempo real permitem que as equipes de campo concluam tarefas mais rapidamente, otimizando os processos operacionais;
  4. Redução de Custos: A automação da coleta de dados e a otimização de processos podem resultar em redução de custos operacionais, além de minimizar erros e evitar retrabalho;
  5. Melhora na Tomada de Decisões: Os aplicativos fornecem acesso imediato a informações atualizadas, permitindo que os tomadores de decisão baseiem suas escolhas em dados confiáveis e precisos.

Em resumo o uso da tecnologia ArcGIS melhora a eficiência operacional, a qualidade dos dados e a tomada de decisões, impulsionando as organizações para um nível mais alto de produtividade e excelência.

Conheça as Apps

A seguir conheça as principais aplicações para uso em campo e suas funcionalidades:

ArcGIS Field Maps

Nesta aplicação o foco é o seu mapa. É por meio dele que os usuários de campo poderão navegar e ter o contexto da área de trabalho, para facilmente adicionar novas feições durante a coleta ou atualizar informações das feições existentes.

Esta app é bastante utilizada para formação ou atualização da base de dados em situação de inspeções, controles ou monitoramentos.

Veja aqui a visão geral do Field Maps.

ArcGIS QuickCapture

Para coletas rápidas, com apontamentos objetivos, em idas a campo com veículos ou a pé o QuickCapture poderá auxiliar. A aplicação é bastante customizável e conta com recurso de botões e text to speech em que a própria aplicação faz a leitura dos rótulos dos botões para confirmar os cliques.

Usos comuns desta aplicação são inspeções gerais, atividades que necessitam gravar a rota da coleta, ou com apontamentos esporádicos, pois funciona em segundo plano no dispositivo móvel.

Veja aqui a visão geral do QuickCapture.

ArcGIS Survey123

Com foco no formulário e experiência do respondente o Survey123 é muito flexível e oferece uma variedade muito grande de possibilidades para criação de formulários, desde lógica de perguntas a cálculos trigonométricos.

Sua capacidade principal é referente a formação de base de dados, mas com a correta configuração também é possível utilizá-lo para editar feições.

Muito utilizado para coletas de dados em formulários públicos, o Survey123 pode ser respondido através de aplicativo móvel ou navegador web.

Veja aqui a visão geral do Survey123.

ArcGIS Workforce

Ideal para atividades que ocorrem em fases e que precisam ser acompanhadas de perto para melhor gestão dos indicadores das equipes de campo e avanço das operações.

Necessidades como despacho de ordens de serviço, acompanhamento de seu status e alocação de recursos humanos podem ser trabalhados de maneira robusta com o Workforce. O funcionamento online ou offline garante segurança para sua operação em quaisquer ambientes.

Veja aqui a visão geral do Workforce.

Comparativo por Funcionalidade, Licenciamento e Layout

Para que possa identificar qual ou quais das aplicações poderá melhor te atender veja abaixo o comparativo das Funcionalidades, Licenciamento e Layout:

1.Funcionalidades: para definir qual a melhor solução para o fluxo de trabalho de sua empresa considere as premissas das atividades e as capacidades de cada aplicativo pensando em demandas de mapeamento e levantamentos. O comparativo detalhado entre o Field Maps e Survey123 poderá ser muito útil.

2.Licenciamento: cada uma das opções possui diferentes formas de licenciar. Um ponto de destaque é o uso anônimo, em que não é requerido login e senha para que a interação (edição, atualização ou exclusão de feições) com o seu mapa ocorra. Este cenário é possível apenas para mapas e projetos compartilhados publicamente na internet.

3. Layout: quando comparamos as aplicações apenas tecnicamente percebemos que algumas funcionalidades se sobrepõem. Contudo, a forma de interagir com a aplicação pode variar de acordo com o layout, impactando em diferentes níveis a formação do banco de dados.

E agora, qual você escolhe?

Como vimos o ArcGIS tem um arcabouço de funcionalidades para suportar sua operação em diversas frentes de atuação, e caso a sua demanda necessite utilizar mais de uma delas não se preocupe, podemos integrá-las!

Seja sobre a integração ou sobre quaisquer que outras dúvidas que tenha, eu te convido a entrar em contato com o time de Sucesso do Cliente para que possamos conversar sobre as especificidades dos seus projetos e definirmos um fluxo para pilotarmos, o que acha?

Além disso, se você estiver consultando este material algum tempo após a sua publicação recomendo fortemente que considere as novas funcionalidades de cada aplicação, pois a Esri investe em inovação e melhoria para os produtos constantemente, então sempre há algo para utilizar:

Vamos trabalhar juntos?

O Sucesso do Cliente é uma das equipes da área técnica da Imagem, e que tem por objetivo apoiar os usuários a gerar valor para sua empresa e ser bem-sucedidos em seus objetivos com a inteligência geográfica.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!