O ArcGIS Enterprise 11.0 já está disponível

José Victor Orlandi

Temos o prazer de anunciar que o ArcGIS Enterprise 11.0, parte dos lançamentos do ArcGIS 2022, já está disponível para todos os clientes elegíveis em todo o mundo.

Este artigo cobrirá os destaques desta versão no ArcGIS Enterprise: no portal Enterprise, gerenciamento de conteúdo e dados, administração, aplicativos e muito mais.

Para uma visão mais abrangente de tudo incluído neste lançamento, confira a documentação do produto.

Portal ArcGIS Enterprise

Atualizações do Map Viewer

O Map Viewer foi introduzido no ano passado no ArcGIS Enterprise 10.9.1. Com esta última versão do ArcGIS Enterprise, o Map Viewer inclui melhorias em sua interface e novas funcionalidades. O Map Viewer Classic ainda está disponível para uso no ArcGIS Enterprise 11.0, mas não é mais o padrão para criar mapas da web em sua organização.

  • Novos efeitos de camada: Os novos efeitos de camada disponíveis permitem adicionar efeitos visuais dramáticos às camadas em seu mapa. Com novos efeitos, como sombra projetada, ofuscar e contraste, você pode adicionar toques cartográficos ao seu mapa que dão destaque a recursos sobrepostos (ofuscar), comunicam limites difusos (contraste) e muito mais;
  • Melhorias em pop-ups: Novas melhorias de pop-up aprimoram a funcionalidade de pop-ups existente no Map Viewer. Os usuários podem criar exibições de informações personalizadas editando e exibindo HTML em pop-ups. O Map Viewer agora também inclui suporte aprimorado à camada de imagens, incluindo a capacidade de configurar pop-ups e aplicar modelos de função raster;
  • Aprimoramentos de esboço: O Map Viewer no ArcGIS Enterprise 11.0 contém aprimoramentos nas camadas de esboço, que permitem que os usuários adicionem interativamente recursos aos seus mapas, como carimbos, linhas, polígonos, retângulos, círculos e texto. Informações descritivas também podem ser adicionadas a recursos que aparecerão em pop-ups.

Categorias hierárquicas para membros do portal Enterprise

Os administradores do ArcGIS Enterprise agora podem configurar categorias hierárquicas para agrupar membros por categorias como departamento, localização e especialização. Uma vez que essas categorias hierárquicas são configuradas, administradores e membros com os privilégios corretos podem filtrar a lista de membros por categoria de membro que também é exibida na página de configurações do usuário do membro. Essa categorização ajuda ainda mais as organizações a garantir que os membros vejam informações relevantes e facilita o trabalho de gerenciamento de privilégios para os administradores.

Gerenciamento de conteúdo e dados

Novos recursos para gerenciar conteúdo no Portal ArcGIS Enterprise

Dentro do portal do ArcGIS Enterprise, você pode notar alguns novos fluxos de trabalho ao trabalhar com camadas de feições. Há uma experiência aprimorada para criar novas camadas de feição ao criar novo conteúdo nesta versão. Depois de criar uma camada em branco, você pode adicionar imediatamente vários recursos de diferentes tipos, incluindo ponto, linha, polígono ou tabela.

Há também uma experiência de usuário nova e aprimorada para criar camadas de visualização a partir de camadas de feição hospedadas, seja de armazenamentos de dados relacionais ou espaço-temporais.

Os usuários agora podem publicar um geopackage como uma camada de feição hospedada. Por meio da página Detalhes do item, um geopackage agora também pode ser exportado de uma camada de feição hospedada.

Atualizações nas experiências de criação camadas de mosaico e publicação de cenas

A funcionalidade de criar camada de mosaico foi atualizada, permitindo que os usuários agora usem o botão “Novo itempara adicionar uma camada de mosaico. A partir daqui os usuários podem publicar camadas de mosaico raster e vetorial. Esta nova opção será exibida quando:

  • Fizer upload de um pacote (.vtpk ou .tpkx);
  • Carregar um SD;
  • Usar o conteúdo do bloco no ArcGIS Data Store;
  • Usar uma camada de feição.

A publicação de camada de cena também foi atualizada. Ao usar os botões “New Item”>”Scene layer” o usuário verá que esta nova opção será exibida quando:

  • Fizer upload de um pacote (.vtpk ou .tpkx);
  • Usar conteúdo de mosaico no ArcGIS Enterprise Data Store.

Recursos para publicar serviços de geodados do ArcGIS Pro

Os serviços de geodados agora podem ser publicados do ArcGIS Pro 3.0 para o ArcGIS Enterprise 11.0. Este é um recurso importante se sua organização usa serviços de geodados e você está pronto para migrar para o runtime baseado no ArcGIS Pro. Anteriormente, os serviços de geodados só podiam ser publicados do ArcMap e precisavam ser migrados para o runtime baseado no ArcGIS Pro usando as ferramentas de migração no ArcGIS Enterprise 10.9.1.

Atualizações no suporte a data warehouse na nuvem

O suporte para Cloud Data Warehouses foi introduzido no ArcGIS Enterprise 10.9.1. O ArcGIS Enterprise 11.0 baseia-se no suporte do Cloud Data Warehouses, introduzindo suporte para quatro novos tipos de gráficos de dados:

  • Gráficos de barra;
  • Gráficos de linha;
  • Gráficos de dispersão;
  • Histogramas.

Para o Google BigQuery, esta versão também inclui a capacidade de publicar serviços de recursos somente leitura. Há também dois novos tipos de bin com categorização de recursos: geohex e geosquare. Para o Amazon Redshift, a categorização de recursos agora oferece suporte ao tipo de bin geohash.

Administração

Remoção do runtime baseado em ArcMap

O ArcGIS Enterprise 11.0 inclui apenas o runtime baseado no ArcGIS Pro; isso significa que é a primeira versão do ArcGIS Enterprise que não inclui mais a capacidade de publicar ou executar serviços baseados em ArcMap.

Se você atualizar para ArcGIS Enterprise 11.0 com serviços baseados em ArcMap presentes, os serviços baseados em ArcMap compatíveis serão migrados para o runtime baseado em ArcGIS Pro durante a atualização. Os serviços baseados em ArcMap que não podem ser migrados automaticamente serão interrompidos após uma atualização para 11.x e exigirão trabalho adicional.

Aprovação de Apps externos para membros da organização

Novas opções de gerenciamento de membros foram adicionadas no ArcGIS Enterprise 11.0 com a nova capacidade do administrador de restringir o acesso aos membros à apenas aplicativos externos aprovados.

Essa funcionalidade aumentará a segurança, impedindo que os usuários acessem aplicativos não aprovados para a organização do portal corporativo.

Script de integridade operacional

Uma novidade no ArcGIS Enterprise 11.0 é o script de integridade operacional, operatingHealth.py, este script Python é um componente Portal for ArcGIS. O script pode varrer sua organização em busca de problemas de integridade que podem afetar adversamente seu ArcGIS Enterprise com base em algumas práticas recomendadas para fornecer uma implantação Enterprise estável, otimizada e altamente funcional.

Apps

ArcGIS Solutions

A partir dessa versão do ArcGIS Enterprise o ArcGIS Solutions agora vem instalado como componente do Portal for ArcGIS. Não há necessidade de uma instalação separada, como havia nas versões anteriores do ArcGIS Solutions no ArcGIS Enterprise.

ArcGIS Deep Learning Studio

O ArcGIS Deep Learning Studio, que faz parte do ArcGIS Image Server, permite que você execute um fluxo de trabalho de ponta a ponta que inclui captura de dados a serem treinados, treinamento de um modelo e execução de inferência, fornecendo aos usuários a capacidade de extrair informações de imagens e compartilhá-las com sua organização.

ArcGIS Server Roles

Melhorias também foram aplicadas aos Servidores do ArcGIS Enterprise:

GeoAnalytics Server: Esta versão do ArcGIS GeoAnalytics inclui novas ferramentas de análise e aprimoramentos de ferramentas. A nova ferramenta Snap Tracks combina pontos ativados por tempo (faixas) para linhas próximas. A ferramenta Snap Tracks pode ser executada através do ArcGIS REST API, ArcGIS Pro e ArcGIS API for Python.

GeoEvent Server: O ArcGIS GeoEvent Server 11.0 inclui melhorias de desempenho significativas para usuários descobrindo e selecionando recursos em seus armazenamentos de dados registrados no ArcGIS Server, ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online. Também há desempenho e tempos de carregamento aprimorados para o GeoEvent Manager e fontes de dados e serviços na página de armazenamento de big data espaço-temporal.

É importante salientar que ao atualizar de uma versão anterior do ArcGIS GeoEvent Server para 11.0, sua configuração não será atualizada automaticamente como parte desta instalação. Você precisará exportar manualmente sua configuração antes e importá-la após a conclusão bem-sucedida da instalação do GeoEvent Server 11.0.

Image Server: Esta versão do ArcGIS Image Server inclui atualizações, aprimoramentos, novas ferramentas e funcionalidades aprimoradas. Os destaques desta versão incluem suporte para novos tipos de raster e suporte multidimensional e suporte OGC aprimorado.

Notebook Server: Nesta versão, o ArcGIS Notebook Server agora inclui trechos de código Python com curadoria da Esri que podem ser acessados a partir do editor do Notebook e adicionados aos seus notebooks. Os snippets de código são códigos pré-escritos que podem ser chamados em seus notebooks para executar fluxos de trabalho comuns.

O ArcGIS Enterprise 11.0 também inclui atualizações para a ferramenta “Publish a notebook as a webe as ferramentas “Overwrite web. Quando administradores e autores de notebooks usarem publicar um notebook como uma ferramenta da web, um instantâneo do notebook será criado e publicado como a ferramenta da web.

ArcGIS Knowledge: O ArcGIS Knowledge 11.0 apresenta um novo modelo de licenciamento com o ArcGIS Enterprise 11.0. Nesta versão, os usuários não precisarão mais da extensão do tipo de usuário para usar o ArcGIS Knowledge. O licenciamento do ArcGIS Knowledge Server exigirá apenas uma licença do ArcGIS Knowledge Server.

ArcGIS Workflow Manager: No ArcGIS Enterprise 11.0, agora você pode alternar itens de fluxo de trabalho de qualquer página no Workflow Manager usando o botão My Workflow Items na parte superior do aplicativo Workflow Manager Web. O painel Detalhes no aplicativo Workflow Manager Web também foi atualizado para incluir animações que tornam as atualizações de trabalho mais visíveis e responsivas. A lista de trabalhos na página Trabalho pode ser classificada clicando no nome de um campo na lista de trabalhos. O ArcGIS Workflow Manager agora também tem suporte para ArcGIS Arcade expressions em campos de string em todo o aplicativo Workflow Manager Web para permitir que os usuários preencham campos dinamicamente com informações específicas do trabalho.

Outras mudanças importantes no ArcGIS Enterprise 11.0

Como o ArcGIS Enterprise 11.0 inclui muitas alterações ocultas no software, há algumas alterações importantes a serem observadas.

Você pode antecipar as seguintes mudanças no ArcGIS Enterprise 11.0:

  • Remoção do runtime baseado em ArcMap;
  • Mudança do ArcGIS Enterprise SDK para .NET 6;
  • Remoção de modelos clássicos de Mapa de Histórias da Esri;
  • Remoção do ArcGIS Dashboards Classic;
  • Remoção da apresentação do Map Viewer Classic;
  • Remoção de muitos modelos de aplicativos configuráveis.

Reserve um momento para ler mais sobre essas mudanças, bem como se preparar para uma atualização suave para o ArcGIS Enterprise 11.0, através desse artigo.

Para uma visão abrangente de tudo incluído nesta versão, visite o tópico de ajuda na documentação do produto.

Clique abaixo e fique por dentro de cada detalhe da atualização do seu ArcGIS Enterprise 11.0!

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!