ArcGIS Field Maps, QuickCapture e Survey123: novidades nos aplicativos de campo!

José Victor Orlandi Simões

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Os aplicativos desenvolvidos pela Esri para uso em atividades de campo representam ferramentas altamente eficazes projetadas para aprimorar a coleta, análise e compartilhamento de dados geoespaciais em ambientes externos. Essas aplicações são especificamente criadas para funcionar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, proporcionando às equipes de campo a capacidade de coletar informações precisas em tempo real.

Esses aplicativos são vitais para profissionais que realizam trabalhos de campo, incluindo equipes de monitoramento ambiental, serviços públicos, engenharia e agricultura, entre outros. Além disso, são inestimáveis para os analistas no escritório que conduzem análises detalhadas desses dados. Eles possibilitam uma tomada de decisão mais precisa e eficiente, reduzindo o tempo necessário para análises e facilitando a colaboração entre as equipes de campo e o pessoal do escritório.

Neste artigo trataremos sobre as principais novidades dos Apps de Campo do ArcGIS.

ArcGIS Field Maps

ArcGIS Field Maps é uma poderosa solução de aplicativo móvel que simplifica os fluxos de trabalho em campo para explorar mapas, coletar e atualizar dados, e compartilhar informações sobre onde os trabalhadores móveis estão e por onde passaram, tudo em um único aplicativo móvel com recursos de localização.

Criando Novos Mapas Vazios

Às vezes, a melhor maneira de começar é com uma tela em branco. Novo no Field Maps Designer, a capacidade de criar um Novo mapa vazio foi adicionada, clicando no menu suspenso +Novo Mapa. Criar um mapa vazio é útil se você já tem camadas prontas para fluxos de trabalho de campo. Ao fornecer um nome para o mapa e indicar a pasta onde ele será salvo, você pode criar um mapa vazio para começar.

Criando Camadas em Mapas

Ao criar um novo mapa do zero ou configurar experiências com um mapa existente, você pode criar novas camadas sem precisar sair do mapa em que está trabalhando. Ao clicar em “Criar camadas” no menu suspenso “Adicionar camadas”, você pode criar camadas e adicioná-las ao mapa. Esta é a mesma experiência guiada apresentada ao criar um novo mapa a partir da página de Mapas. Uma vez que novas camadas são criadas e adicionadas ao mapa, você pode construir seus formulários e modificar modelos sem precisar sair do Field Maps Designer.

Configurar a Extensão Padrão do Mapa

Na seção de Mapa da página de Configurações do Aplicativo, agora você pode definir a extensão padrão do mapa ao ser aberto pelos trabalhadores móveis. Utilize a extensão ou região da organização, encontre uma localização, desenhe a extensão ou insira coordenadas.

ArcGIS QuickCapture

Gravação de vídeo

Configure seus projetos do ArcGIS QuickCapture para ajudar os usuários a associarem vídeos às observações que coletam. Utilize vídeos para relatar problemas, documentar danos e observações de campo.

Veja na captura de tela abaixo como ativar a gravação de vídeo em seus projetos. Os vídeos são armazenados no ArcGIS como anexos. Isso significa que você pode visualizar seus vídeos de qualquer aplicativo ArcGIS, incluindo Instant Apps, Experience Builder, ArcGIS Pro e ArcGIS Dashboards!

Aprimoramento de link de aplicativos

Utilize o aplicativo QuickCapture para vincular a outros aplicativos remotamente. Por meio do vínculo de aplicativos, por exemplo, você pode iniciar e abrir um projeto QuickCapture de outro aplicativo da Esri, de um pop-up de mapa do ArcGIS ou de um simples hyperlink em um e-mail ou site. Compreender o vínculo de aplicativos é essencial para integrar o ArcGIS QuickCapture com aplicativos de terceiros em seu dispositivo móvel.

Nesta versão, são introduzidas novas sintaxes de vínculo de aplicativos para ajudá-lo a:

• Pressionar um botão e definir valores de atributo na nova entidade coletada

• Definir um retorno automático para outro aplicativo após uma ação ser invocada no QuickCapture

Melhorias na galeria de ícones

Deixe seus projetos mais atraentes associando ícones aos seus botões do QuickCapture. Você pode fazer upload dos seus próprios ícones ou utilizar a galeria de ícones do QuickCapture.

ArcGIS Survey123

Construa formulários mais poderosos com o web designer do Survey123

O web designer do Survey123 é uma ferramenta de criação de formulários visual baseada na web. É muito fácil de usar. Tanto que você não precisa saber sobre SIG para utilizá-lo. Se você sabe quais perguntas deseja incluir no seu formulário, basta arrastá-las e soltá-las no designer. Fácil não significa menos poderoso: você pode criar ótimas pesquisas com o web designer.

Controles deslizantes!

Permita que os respondentes deslizem um controle para classificar uma resposta ou definir um número dentro de uma faixa bem definida. Fácil e rápido: sem necessidade de digitar!

Perguntas de controle deslizante são úteis quando você deseja coletar respostas em um contínuo ou escala. Na pesquisa social, elas são usadas para medir satisfação ou concordância entre 0 e 1. Uma escala de 0 a 100 pode ajudar você a coletar a porcentagem de conclusão de uma tarefa, intensidade, e assim por diante. Temperatura ou pH também se encaixam bem com os controles deslizantes.

Popule uma lista suspensa usando registros de uma camada ou tabela do ArcGIS

Listas ajudam os respondentes a preencherem um formulário mais rapidamente e simplificam a exploração e análise de dados. Nesta atualização, você pode popular dinamicamente uma lista suspensa usando registros de uma camada ou tabela do ArcGIS. Pense nisso: isso significa que suas listas mudarão no ritmo dos seus dados!

Aqui estão alguns exemplos onde você pode popular dinamicamente listas usando consultas espaciais e de atributos:

• Solicitações de serviço abertas dentro de 2 km da minha localização.

• Espécies em perigo no Brasil.

• Cidades com população maior do que a especificada na pergunta anterior.

Redirecione os respondentes para um site após completar uma pesquisa

O que acontece quando um formulário é preenchido? Às vezes, você deseja abrir um formulário em branco para permitir a próxima entrada. Exibir uma tela de agradecimento é um toque agradável ao coletar dados do público. A partir desta versão, você pode redirecionar automaticamente o respondente para um site.

Utilize a nova capacidade de redirecionamento de URL para levar os respondentes de forma contínua a um site diferente após enviar uma pesquisa. Isso é útil para trazer as pessoas de volta ao seu site ou quando você deseja usar pixels de rastreamento.

Location Sharing no Survey123

O location sharing é uma capacidade em toda a organização que permite registrar onde os trabalhadores móveis estão e por onde passaram. Nossos aplicativos de campo, como ArcGIS QuickCapture e Field Maps, já fazem uso dessa capacidade, e agora o Survey123 também pode aproveitá-la.

O location sharing no Survey123 facilitará o entendimento de onde o trabalho com o aplicativo móvel é realizado, quando e por quem. Além disso, você pode incorporar os dados de location sharing do Survey123 em outros aplicativos ArcGIS, como painéis de controle, para monitorar e responder de maneira mais eficaz às atividades de campo.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 2 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!