ArcGIS: Guia técnico para trabalhar com BIM em Gestão de ativos

Maria Carolina Barbosa Jurema

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Nos últimos anos, a integração de dados Building Information Modeling (BIM) no Sistema ArcGIS tem se destacado como uma ferramenta poderosa para otimizar a gestão de ativos, reduzindo custos e facilitando a tomada de decisão orientada por um contexto geográfico.

O BIM é uma metodologia bastante utilizada para criação e gerenciamento de informações 3D, 4D, 5D, para projetos de construção e na modelagem de estruturas, edifícios, estradas, ferrovias e pontes, proporcionando uma representação digital detalhada dessas infraestruturas. No entanto, para uma compreensão abrangente de todos os componentes de um ambiente construído, é essencial integrar dados BIM com Sistemas de Informação Geográfica (GIS).

Neste contexto, a Esri, líder em soluções de geotecnologia, oferece uma variedade de produtos, softwares e aplicações que permitem a integração de dados BIM e dados 3D e informações geográficas proporcionando uma visão abrangente e eficiente para profissionais envolvidos na gestão de ativos.

1. ArcGIS Pro: Software desktop poderoso para Dados 3D e BIM

Pensando em um fluxo de trabalho completo com BIM no Sistema ArcGIS, podemos considerar como um primeiro passo o uso do ArcGIS Pro, o software desktop da Esri que inclui uma biblioteca bastante rica de ferramentas para análise espaciais, e nativamente permite o trabalho com dados 3D, oferecendo uma interface intuitiva para visualizar, analisar e compartilhar modelos BIM.

O ArcGIS Pro suporta a importação direta de modelos BIM, como arquivos .ifc (Industry Foundation Classes), e arquivos .rvt (Autodesk Revit). Neste sentido, recursos avançados de edição e análise espacial podem ser aplicados diretamente aos modelos BIM diante de uma perspectiva geográfica, enriquecendo a tomada de decisões.

2. ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise: Colaboração e Compartilhamento de Dados BIM

Um segundo passo seria o compartilhamento dessas informações em um Web GIS. O ArcGIS Online é um ambiente baseado em nuvem que simplifica a colaboração e o compartilhamento de dados BIM. Os profissionais podem hospedar modelos BIM na nuvem e colaborar em tempo real, proporcionando uma visão compartilhada dos ativos. Isso é crucial para equipes distribuídas geograficamente, melhorando a eficiência e a precisão na gestão de ativos. Além disso, é possível criar diversos Web Apps como painéis gerenciais, visualizador de mapas e cenas, e aplicativos móveis configuráveis. Da mesma forma, temos o ArcGIS Enterprise, voltado para organizações que desejam trabalhar de forma colaborativa através de um servidor.

3. ArcGIS Indoors: Navegação Precisa em Ambientes Internos

Para organizações que gerenciam ativos em ambientes internos, o ArcGIS Indoors é a solução ideal. Projetado para gerenciamento de espaço interno, o ArcGIS Indoors integra dados BIM para criar mapas internos detalhados, facilitando a navegação, o gerenciamento de espaços e a localização de ativos. Essa integração oferece compreensão dos ativos em ambientes fechados, melhorando a eficiência operacional.

Por fim, vale citar também o ArcGIS GeoBIM, um dos mais recentes produtos da Esri voltado para gerenciamento de projetos, que une informações da nuvem do ArcGIS Online à nuvem da Autodesk, permitindo a conexão e trabalho com dados BIM em um único ambiente.

Ao utilizar produtos como ArcGIS Pro, ArcGIS Online, ArcGIS Enterprise e ArcGIS Indoors, os profissionais podem criar uma visão holística e geoespacialmente inteligente de seus ativos, melhorando a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas.

A cada atualização de seus produtos, a Esri busca inovar a cada versão e inclui cada vez mais componentes que acompanham a evolução do trabalho com dados 3D e informações BIM dentro do Sistema ArcGIS, suportando fluxos de trabalho completo deste a etapa inicial com o tratamento de dados e realização de análises, até uma fase final com compartilhamento e gestão de informações.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!