O que há de novo no ArcGIS Online

Jessica Dal Col

Marketing de Produtos

O ArcGIS Online permite que você entenda o mundo ao seu redor usando mapas interativos para conectar pessoas, locais e dados. É possível obter mapas com estilos inteligentes, baseados em dados e ferramentas de análise intuitivas que fornecem inteligência de localização.

Além disso, o ArcGIS Online oferece a você a capacidade de fazer mapas e aplicativos para compartilhar seus insights com sua organização ou com o mundo. Você pode usá-lo como uma solução completa baseada em nuvem ou para estender e complementar os recursos do ArcGIS Pro e ArcGIS Enterprise.

A atualização de junho de 2022 inclui novas funcionalidades no Map Viewer, além de outros aprimoramentos e novos recursos em todo o site do ArcGIS Online. Confira abaixo as novidades:

Visualização das Feature layer

A Feature Layer é a camada na qual estão localizados recursos que podem ser pontos, linhas ou polígonos (áreas), e também podem ter tabelas associadas a eles. As features são publicadas de duas maneiras: Feature layers hospedadas, que são camadas que foram publicadas no ArcGIS Online e as Feature layers referenciadas do ArcGIS Enterprise, que são publicadas a partir do seu próprio ArcGIS Server.

Com a atualização, agora é mais fácil descobrir, explorar e trabalhar com itens da feature layer no ArcGIS Online. Ao navegar em listagens de conteúdo, você pode visualizar rapidamente as subcamadas e as tabelas de uma feature layer e ver uma lista de campos associados. A janela de visualização também oferece opções para trabalhar com as subcamadas e tabelas contidas, como visualizar detalhes sobre o item ou abri-lo no Map Viewer.

Pesquisa de Feature layer

Quando você pesquisa itens, o ArcGIS Online agora encontra as subcamadas e tabelas dentro de itens da feature layer que correspondem às palavras-chave da pesquisa que você digita. Isso ajuda a revelar subcamadas e tabelas em resultados de pesquisa que antes não estavam disponíveis porque estavam escondidos dentro dos itens da camada.

Map Viewer

Com esta atualização, o Map Viewer foi aprimorado com diversos novos recursos, incluindo:

Estilos de gráficos

Dois novos estilos de mapeamento inteligente no Map Viewer permitem que você visualize dados numéricos categóricos como um gráfico de pizza. Use o estilo Gráficos para comparar categorias em um único recurso e o estilo Gráficos e Tamanho para comparar categorias em um único recurso e os totais entre os locais. Os símbolos do gráfico de pizza podem ajudar a responder perguntas como quais são as proporções de categorias para cada recurso em um mapa, ou comparando contagens ou outras estatísticas sumárias.

Mapas de calor são úteis para exibir conjuntos de dados de pontos com um grande número de recursos que estão próximos ou sobrepostos. Um mapa de calor exibe a densidade relativa de pontos no mapa como diferentes conjuntos de cores que vão do frio (baixa densidade de pontos) a quente (alta densidade de pontos).

O estilo mapa de calor foi melhorado para suportar efeitos mais rápidos e suaves. Além disso, os mapas de calor agora suportam filtragem, rótulos e pop-ups. Efeitos de recursos filtrados também podem agora ser aplicados para enfatizar áreas que atendam a um determinado critério.

O mapa de calor também pode ser bloqueado para evitar a regeneração em cada nível de zoom.

Cores do gráfico

Gráficos em pop-ups fornecem uma maneira visual e significativa de exibir informações numéricas de atributos. Você pode adicionar gráficos de pizza, gráficos de barras, gráficos de colunas e gráficos de linha. Ao usar estilos renderizados usando vários atributos, as cores dos elementos de gráfico em pop-ups agora correspondem automaticamente às cores de estilo.

Símbolos de vetor multicamadas

Agora você pode visualizar e personalizar símbolos de vetores multicamadas para pontos, linhas e polígonos no Map Viewer usando camadas de símbolo. As camadas de símbolo permitem que você estilize cada componente de um símbolo independentemente. O Map Viewer também suporta preenchimentos complexos de polígonos, incluindo preenchimentos de hachura feitos a partir de símbolos marcadores que podem ser distribuídos aleatoriamente ou uniformemente e com diferentes graus de densidade. Símbolos de vetor multicamadas podem ser usados ao estilizar uma camada ou criar uma camada de esboço.

Salvar camadas e tabelas

O Map Viewer agora suporta salvar feature layer e camadas de tabela como itens no Meu Conteúdo. Isso permite que você preserve suas configurações de camada ou tabela para reutilização em outros mapas.

  • Salvar: Salvar alterações em uma camada ou item de tabela existente. Esta opção está disponível quando você possui o item ou tem privilégios para editá-lo. Para camadas, este é o equivalente a Salvar camada no Map Viewer Classic;
  • Salvar como: Cria um item no Meu Conteúdo a partir de uma camada ou tabela no mapa. O novo item armazena as propriedades atuais de camada ou tabela conforme configurado no mapa e se torna a fonte para a camada ou tabela no mapa.

Você também pode salvar, configurar e aplicar efeitos em camadas de rota, bem como recalcular a rota e abrir o painel de direções do pop-up.

Configurar gráficos de pizza

No Map Viewer, você pode criar um ou mais gráficos a partir de uma camada ou tabela em um mapa.

Selecione a camada ou tabela, que é acessado a partir do botão Camadas na barra de ferramentas à esquerda. Em seguida, na barra à direita, clique em Configurar gráficos.

Com esta atualização, os gráficos de pizza agora podem ser adicionados e configurados, juntando gráficos de barras, gráficos de linha, histogramas e gráficos de dispersão.

Upgrade do Map Viewer Classic para o Map Viewer

As organizações criadas antes de abril de 2021 que nunca atualizaram do Map Viewer Classic para o Map Viewer agora estão atualizadas.

Os administradores da organização podem alterar o visualizador principal do mapa da organização de volta ao Map Viewer Classic através de suas configurações de organização.

Scene Viewer

Use o Scene Viewer no ArcGIS Online para criar, visualizar e explorar cenas 3D. Com esta atualização, o Scene Viewer foi aprimorado com novos recursos:

Efeitos climáticos

Você pode melhorar suas visualizações de cena adicionando efeitos climáticos como nuvens, chuva, neve e neblina usando a nova ferramenta Tempo.

As configurações meteorológicas também são capturadas em slides de cena para reprodução e compartilhamento.

Os efeitos climáticos complementam os efeitos da luz solar que você pode adicionar usando a ferramenta Luz do Dia.

Camadas 3D do OpenStreetMap

O Scene Viewer agora permite que você adicione edifícios e árvores 3D (temáticas ou realistas) à sua cena que estão disponíveis globalmente na com a camada OpenStreetMap 3D via ArcGIS Living Atlas.

Experiências 360 VR

Agora você pode criar experiências imersivas de 360 VR diretamente a partir de cenas da Web existentes, além de usar o aplicativo web ArcGIS 360 VR. O processo de criação transforma uma cena em uma Experiência VR 360 e a publica no ArcGIS Online. Cada slide do Scene Viewer é convertido em um ponto de vista no 360 VR Experience resultante.

Outros aprimoramentos e adições

  • O Scene Viewer agora suporta camadas GeoJSON e CSV em suas cenas;
  • Realize a análise da linha de visão e salve-a em seus slides para compartilhar com outros;
  • Os estilos no Scene Viewer foram aprimorados. Você pode estilizar seus dados de linha com padrões diferentes ou adicionar marcadores, como setas, para mostrar a direção em sua cena. Você também pode ver visualizações de mapa de calor de camadas de ponto;
  • Agora você pode usar a ferramenta Luz do Dia para melhorar a iluminação em sua cena;
  • A experiência de edição no Scene Viewer foi aprimorada com dicas de ferramentas que o orientam ao criar e editar recursos.

ArcGIS Instant Apps

ArcGIS Instant Apps é a última geração de aplicativos configuráveis, com uma experiência simplificada que permite criar aplicativos de forma rápida e fácil usando o modo de configuração expressa, ou você pode mudar para o modo de configuração completo para selecionar ferramentas e configurações adicionais.

Todos os modelos de Instant Apps estão disponíveis através de uma galeria pesquisável que pode ser aberta de várias maneiras:

  • Na guia Visão geral para um mapa ou item de cena, clique em Criar aplicativo da Web e escolha Instant Apps;
  • Do Conteúdo, clique em Criar aplicativo e escolha Instant Apps;
  • Do menu de aplicativos;
  • Usando o Map Viewer, clique em Criar aplicativo na barra de ferramentas e escolha Instant Apps;
  • Usando o Scene Viewer, clique em Criar aplicativo na barra de ferramentas e escolha Instant Apps.

Um novo painel sugestões na galeria do Instant Apps permite que você responda perguntas sobre recursos que você está procurando e apresenta os aplicativos que melhor correspondem às suas respostas.

Atualizações para todos os modelos de Instant Apps

O botão Compartilhar agora captura a aparência atual do aplicativo, como a extensão do mapa, camadas visíveis e pop-ups abertos.

Outras atualizações incluem mais configurações temáticas para alterar a fonte, cores e logotipo e a opção de usar o Adobe Analytics para rastrear o uso do aplicativo.

ArcGIS Dashboards

O ArcGIS Dashboards permite que os usuários transmitam informações apresentando análises baseadas em localização usando visualizações de dados intuitivas e interativas.

Os dashboards são usados para ajudar a tomar decisões, visualizar tendências, monitorar o status em tempo real e informar suas comunidades.

Com a atualização de junho de 2022, o ArcGIS Dashboards inclui suporte adicional de ação no mapa.

Elementos com categorias baseadas em valores agrupados agora suportam ações de zoom e flash.

ArcGIS Experience Builder

Use o ArcGIS Experience Builder para criar aplicativos e páginas web modernos sem escrever nenhum código.

Envolva seu público através de experiências da Web atraentes em qualquer tamanho de tela. Comece do zero ou escolha entre uma extensa biblioteca de modelos que você pode facilmente personalizar.

Adicione funcionalidade avançada com widgets que você pode arrastar, soltar e configurar.

Desfrute de opções de layout totalmente flexíveis para construir qualquer experiência web para qualquer propósito.

Três novos widgets estão disponíveis no ArcGIS Experience Builder.

O Caixa de Ferramentas 3D adiciona efeitos 3D e ferramentas de análise para cenas da Web globais e locais. O widget suporta luz do dia, clima, sombra e ferramentas de visão.

As ferramentas podem ser estilizadas como uma lista ou coleção de ícones, e podem ser organizadas horizontal ou verticalmente.

O widget Imprimir permite imprimir mapas da Web com opções como visualizar a extensão de impressão e escolher o layout de impressão.

O widget da Linha do Tempo permite que você visualize dados temporais a partir de mapas da Web, feature layer e mapeie camadas de serviço para ver como os dados mudam ao longo do tempo.

Usando este widget, você pode animar dados com botões de reprodução e pausa, visualizar manualmente alterações usando um controle deslizante de tempo e ampliar e sair em uma linha do tempo.

Outros aprimoramentos incluem suporte para redefinir o widget do filtro às configurações padrão.

Gerenciamento de Dados

Como proprietário de uma exibição de feature layer hospedada, agora você pode atualizar a exibição para referenciar uma camada de origem diferente.

Isso permite que você continue usando a exibição existente quando você precisa atualizar a camada de origem e é útil se você tiver os mesmos dados de origem, mas os valores de atributo foram alterados.

Além disso, você pode exportar recursos de uma feature layer hospedada para um arquivo Geopackage do Open Geospatial Consortium (OGC) se a feature layer estiver configurada para permitir a exportação de dados.

Você também pode publicar uma feature layer hospedada a partir do conteúdo de um arquivo OGC GeoPackage.

A opção Substituir Camada permite substituir o conteúdo da camada de raster hospedada pelo conteúdo em uma camada de substituição. O conteúdo da camada atual é arquivado.

ArcGIS Notebooks

O ArcGIS Notebooks fornece uma interface versátil baseada na Web para análises de dados geoespaciais poderosas.

Com os notebooks, você pode realizar análises, automatizar fluxos de trabalho e visualizar imediatamente dados e resultados de análise em um contexto geográfico.

Agora você pode inserir trechos de código diretamente em seus notebooks. Os trechos de código são reutilizáveis.

O código pré-escrito permite implementar rapidamente fluxos de trabalho comuns de administração, gerenciamento de conteúdo e análise em notebooks.

Administração

Organizar membros usando categorias

As organizações do ArcGIS Online podem configurar categorias hierárquicas para organizar membros de acordo com características como departamento, localização e experiência.

Os administradores podem usar essas categorias de membros para filtrar a lista ao executar tarefas de gerenciamento de membros.

Os administradores agora podem atribuir categorias de membros quando estiver convidando ou adicionando novos membros à organização.

As categorias de membros facilitam a encontrar e gerenciar membros na organização.

Relatórios administrativos

Os relatórios administrativos foram melhorados. Os relatórios de uso do serviço já estão disponíveis para todos os tipos de organização.

Os administradores também podem criar relatórios de atividade, crédito e uso de serviços que cobrem o trimestre anterior, e definir uma cadência trimestral para relatórios agendados.

Outras melhorias incluem a capacidade de alterar a propriedade de cronogramas de relatórios e novas categorias de membros e campos de status de e-mail verificados no relatório do membro.

Segurança

Uma nova configuração de segurança permite que as organizações solicitem a todos os membros endereços de e-mail não verificados, para verificar seus endereços ao fazer login.

Os administradores também podem ver uma lista de membros não verificados e confirmar e editar os endereços de e-mail dos membros conforme necessário.

Verificar se os endereços de e-mail são válidos ajuda os usuários e administradores do ArcGIS Online a receber informações críticas, como redefinições de senha e alterações na conta.

Conteúdo

ArcGIS Living Atlas of the World é a maior coleção de informações geográficas de todo o mundo.

Ele inclui mapas curados, aplicativos, camadas de dados e ferramentas da Esri e da comunidade global de usuários GIS que apoiam seu trabalho.

A seguir, novas adições de conteúdo de interesse geral para usuários do ArcGIS Online, especificamente aqueles que trabalham com cenas.

Edifícios 3D OpenStreetMap e camadas de árvores (Beta).

OpenStreetMap (OSM) é um projeto colaborativo para criar dados geográficos editáveis gratuitos do mundo.

Três novas camadas de cena 3D baseadas em dados OSM e hospedadas pela Esri estão agora disponíveis via ArcGIS Living Atlas. Todas as camadas são baseadas na mais recente distribuição de mapas do OpenStreetMap (OSM) Daylight e são atualizadas a cada mês.

Edifícios e árvores incluem informações pop-up que exibem as tags e links para visualizar e editar recursos no OpenStreetMap.

As três novas camadas adicionadas são:

  • OpenStreetMap 3D Buildings é uma camada de cena criada pela Esri a partir dos dados de edifícios de distribuição de mapas OSM Daylight. Os edifícios são renderizados usando informações encontradas nas tags OSM para cada recurso, incluindo altura e níveis;
  • OpenStreetMap 3D Trees (Temático) apresenta árvores OSM como uma camada de cena 3D renderizada usando uma representação temática das árvores da biblioteca de símbolos da Esri;
  • OpenStreetMap 3D Trees (Realistic) apresenta árvores OSM como uma camada de cena 3D renderizada usando símbolos de árvores mais detalhados representando espécies específicas da biblioteca de símbolos de árvores Esri. O tipo de árvore correspondente mais próximo é determinado a partir das etiquetas do tipo árvore OSM.

As novidades do ArcGIS Online já estão disponíveis. Clique abaixo e confira cada uma delas!

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!