ArcGIS Online: Novas funcionalidades que você precisa conhecer!

Jéssica Dal Col

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

O ArcGIS Online é uma plataforma que possibilita a compreensão do ambiente ao seu redor através de mapas interativos, facilitando a conexão entre pessoas, lugares e informações. Ele oferece estilos de mapas inteligentes, orientados por dados e ferramentas de análise fáceis de usar, que fornecem conhecimento geográfico.

Além disso, o ArcGIS Online capacita você a criar mapas e aplicativos para compartilhar suas descobertas com sua organização ou até mesmo com o mundo. Essa plataforma pode ser usada como uma solução independente baseada na nuvem ou como um complemento aos recursos do ArcGIS Pro e do ArcGIS Enterprise.

A nova atualização de outubro de 2023 inclui novas funcionalidades no Map Viewer, como ferramentas de análise adicionais e funções raster, configurações de fuso horário, além de outros aprimoramentos e novos recursos em todo o site do ArcGIS Online.

Confira abaixo as novidades:

Contas e administração

  • Autenticação multifator

A autenticação de multifatores (MFA) é um método de autenticação que requer que o usuário forneça múltiplos fatores de verificação, aumentando a segurança. Agora, os administradores têm a capacidade de tornar a autenticação multifator obrigatória em toda a organização, garantindo que os membros que utilizam logins no ArcGIS estejam em conformidade com as políticas de segurança ao acessar o ArcGIS Online. Quando a autenticação multifator é exigida, os membros que utilizam logins no ArcGIS serão obrigados a configurar o MFA para suas contas a fim de acessar o sistema.

Uma vez estabelecido, os membros que entrarem com uma conta do ArcGIS serão obrigados a utilizar um aplicativo autenticador utilizando uma senha única baseada em tempo, como o Google Authenticator e outros. Os membros também podem configurar chaves de segurança usando opções como chaves USB, Face ID, leitores de impressão digital e telefones.

  • Função personalizada para relatórios administrativos

O ArcGIS Online define um conjunto de privilégios utilizando funções padrão (como administrador ou visualizador) que podem ser refinados utilizando funções personalizadas. Os administradores agora podem configurar uma função personalizada que permite que os membros criem e gerenciem relatórios administrativos sem ter outros privilégios administrativos.

Map Viewer

Usando o Map Viewer, você pode criar, explorar, editar e compartilhar mapas da Web. Em seguida, iremos mostrar uma visão geral dos novos recursos e aprimoramentos do Map Viewer fornecidos nesta atualização.

  • Melhorias no elemento pop-up

Ao adicionar elementos de gráfico a pop-ups, agora você pode selecionar cores personalizadas e rampas de cores. Você pode usar esse novo recurso para configurar gráficos para usar as mesmas cores definidas no estilo da camada de dados ou aplicar cores personalizadas para se concentrar em dados específicos do gráfico.

Elementos de texto pop-up também foram aprimorados. Agora você pode selecionar campos e expressões na nova lista suspensa Lista de Campos e aplicar cores personalizadas usando um novo seletor de cores. Além disso, uma nova ferramenta de gráfico foi adicionada.

  • Diagrama de caixa (Boxsplot)

Os gráficos criados a partir de camadas de feição hospedadas ou tabelas agora podem ser configurados com bloxslopt. Os Bloxsplot permitem visualizar e comparar a distribuição e a tendência central dos valores numéricos através de seus quartis. Os quartis são um método de dividir valores numéricos em quatro grupos iguais com base em cinco valores-chave: mínimo, primeiro quartil, mediana, terceiro quartil e máximo.

  • Novas rampas coloridas
    Ao configurar estilos que usam uma rampa de cores, como o Mapa de Calor, cinco novos estilos estão disponíveis. Estes incluem Plasma, Viridis, Cividis, Magma e Inferno, e são projetados para visualização de dados aprimorada e para fornecer suporte para aqueles com deficiências de visão de cores.

  • Salvar camadas de grupo

Use camadas de grupo para organizar camadas relacionadas em seu mapa. Uma vez agrupado, você pode definir visibilidade exclusiva, mostrando apenas uma camada específica sem ter que ocultar cada uma das outras camadas. Agora você pode salvar camadas de grupo como itens, permitindo que você reutilize camadas de grupo nos mapas da Web da sua organização. As configurações exclusivas de visibilidade e estilo da camada de grupo também serão salvas no item.

  • Salvar camadas de imagens

Você pode duplicar e salvar uma camada de imagens como um novo item que faz referência à camada original.

  • Suporte a imagens orientadas

Uma camada de imagens orientadas é um tipo de camada de feição para visualizar imagens orientadas no contexto de um mapa. O Map Viewer agora suporta a visualização e o gerenciamento de camadas de imagens orientadas usando o visualizador de imagens orientadas. Quando adicionado ao mapa, cada ponto em uma camada de imagens orientadas indica o local da câmera onde uma imagem foi adquirida.

  • Configurar fusos horários

Por padrão, o mapa exibe a data e a hora com base no fuso horário do dispositivo usado para exibir o mapa. Os autores de mapas agora podem escolher um fuso horário específico para seus mapas, garantindo que todos os pop-ups e dados de atributos sejam apresentados consistentemente no fuso horário desejado, em vez de serem influenciados pelo navegador ou dispositivo móvel do usuário final.

As opções de fuso horário incluem o uso do fuso horário do dispositivo, de um fuso horário específico ou do fuso horário dos dados. Eles podem ser definidos nas propriedades do mapa na barra de ferramentas Conteúdo.

  • Melhorias na camada de esboço

Você pode adicionar feições a um mapa criando uma camada de esboço. Use recursos de esboço para simbolizar algo que você deseja mostrar ou destacar no mapa. Você também pode adicionar informações descritivas que aparecem em pop-ups quando o recurso de esboço é clicado.

Os recursos de esboço agora podem ser duplicados, preservando propriedades de símbolos e pop-ups. Você também pode habilitar dicas de ferramentas para mostrar distâncias e áreas ao adicionar novos recursos.

  • Edição de featute-to-feature

As relações de featute-to-feature vinculam um pai a um filho por meio de um campo de correspondência comum. Para começar a editar uma relação Feature-to-feature no ArcGIS Online, você deve ter uma camada de feição contendo dois ou mais recursos relacionados. Você pode criar relacionamentos no ArcGIS Pro e publicar no ArcGIS Online. Anteriormente, somente relacionamentos de feature-to-table eram suportados no ArcGIS Online.

Análise no Map Viewer

As ferramentas de análise do Map Viewer permitem quantificar padrões e entender relacionamentos em seus dados. As ferramentas de análise de recursos estão disponíveis para todos os membros com privilégios apropriados. O acesso às ferramentas de análise de raster requer privilégios apropriados, além de uma licença do ArcGIS Image for ArcGIS Online.

As configurações de análise de limite de crédito agora estão disponíveis para organizações com orçamento de crédito habilitado. Essas configurações permitem habilitar uma mensagem de aviso quando o uso de crédito estimado para uma execução de análise exceder um limite especificado.

Localizar clusters de pontos agora cria gráficos como saídas para determinadas opções de método de clustering. Um gráfico de probabilidade de distribuição de associação é criado como uma saída para Autoajuste (HDBSCAN) e um gráfico de acessibilidade é criado como uma saída para Multiescala (OPTICS).

As seguintes ferramentas de análise de raster agora estão disponíveis no Map Viewer:

  • Detectar alterações usando o Deep Learning usa um modelo de aprendizado profundo para detectar alterações entre duas camadas rasterizadas.
  • Localizar regiões identifica as melhores regiões no raster de entrada que atendem aos requisitos de tamanho e restrições espaciais especificados.
  • Multidimensional Principal Components transforma as camadas de imagens multidimensionais em um número reduzido de componentes que explicam a variância dos dados para que os padrões espaciais e temporais possam ser prontamente identificados.
  • Nibble substitui as células de um raster correspondente a uma máscara com os valores dos vizinhos mais próximos.

As seguintes funções raster agora estão disponíveis no Map Viewer:

  • A acumulação de distância calcula a distância acumulada de cada célula às fontes de entrada.
  •  A Alocação de Distância calcula a alocação de distância de cada célula para fontes.
  • A Estatística Focal calcula estatísticas sobre as células dentro de uma vizinhança ao redor de cada célula de uma rasterização de entrada. Várias formas de vizinhança estão disponíveis.
  • Interpolar raster por dimensão interpola um raster multidimensional em valores de dimensão especificados usando fatias adjacentes.
  • O Corredor de Menor Custo calcula a soma de dois rasters de distância de custo acumulado com a opção de aplicar um limite com base na porcentagem ou no custo acumulado.
  • A reformulação modifica os parâmetros de uma cadeia de funções em um conjunto de dados em mosaico ou serviço de imagem.
  • A Conversão Espectral aplica uma matriz a uma imagem multibanda.
  • Transpor bits descompacta os bits do pixel de entrada e os mapeia para bits especificados no pixel de saída.

As funções raster agora suportam a exibição de uma prévia de visualização do resultado. As visualizações prévias estão disponíveis para todas as funções, exceto funções de raster global. Usando visualizações, você pode modificar os parâmetros antes de executar a análise, garantindo que você obtenha o resultado esperado.

Scene Viewer

Utilize o Visualizador de Cenas no ArcGIS Online para criar, visualizar e explorar cenas 3D. Com esta atualização, o Scene Viewer foi aprimorado com os seguintes novos recursos e funcionalidades.

Clique em Apresentar na parte superior do Scene Viewer para ativar o modo de apresentação. Nesse modo, todas as ferramentas de navegação, exceto as essenciais, e uma faixa de opções de slides minimizada são exibidas, dando ênfase ao conteúdo da cena.

Os pop-ups da camada de cena agora suportam expressões Arcade e registros relacionados.

A experiência do usuário ao usar o Scene Viewer em smartphones foi redesenhada, proporcionando uma melhor experiência compacta.

ArcGIS Instant Apps

O ArcGIS Instant Apps é a próxima geração de aplicativos de mapeamento da web focados, apresentando uma experiência simplificada que permite que você construa aplicativos de forma rápida e fácil utilizando os modos de configuração expressa ou completa. Todos os modelos de Aplicativos Instantâneos podem ser encontrados na página inicial pesquisável do Instant Apps.

Os modelos do ArcGIS Instant Apps incluem vários aplicativos novos e atualizados. Passe o mouse sobre os selos nos cartões de aplicativo para saber mais sobre aplicativos novos, atualizados ou beta.

  • Seletor de idioma

Com o novo seletor de idioma, você pode permitir que os usuários escolham um idioma em uma lista suspensa e exibam o texto nesse idioma dentro do seu aplicativo Web. Os autores do aplicativo podem inserir cadeias de caracteres traduzidas para texto definido pelo usuário, como o cabeçalho do aplicativo, detalhes e painel de informações em um ou mais idiomas.

Nesta atualização, o seletor de idioma estará disponível nos modelos de aplicativo Mapa de Mídia, Proximidades, Pesquisa de Zona, Legenda Interativa e Barra Lateral.

  • Novo no Instant Apps

O Atlas está agora fora do beta e em disponibilidade geral. O Atlas permite que as organizações destaquem uma coleção de mapas e camadas com curadoria com base em um ponto de interesse, uma localização geográfica, um tema ou um evento específico.

O Atlas é uma maneira eficaz de permitir que usuários não-GIS criem seus próprios mapas e explorem o conteúdo da sua organização. Os usuários podem facilmente descobrir e explorar o conteúdo, bem como compartilhar os mapas que criam via PDF ou capturas de tela, ou depois de fazer login podem salvar o mapa em seu conteúdo. As ferramentas integradas ajudam os usuários a explorar o mapa pesquisando locais, alternando entre 2D e 3D, medindo distância e área e usando as ferramentas de esboço aprimoradas para adicionar texto e setas ao mapa.

Os autores do aplicativo podem adicionar mapas e camadas de um grupo ou escolher diretamente de seu conteúdo, incluindo ArcGIS Living Atlas. Opções de configuração adicionais permitem personalizar a barra de ferramentas.

  • Atualizações instantâneas de aplicativos

O Visualizador de Anexos foi atualizado para incluir suporte para filtragem de atributos. O Visualizador de Anexos é uma boa opção quando você deseja que os usuários visualizem e explorem imagens e outros tipos de anexos, como vídeos e arquivos PDF.

Insets é uma boa opção quando você deseja exibir locais geográficos não contíguos em um único layout de aplicativo. Você pode escolher entre uma lista de layouts geográficos predefinidos ou personalizar os locais de inserção usando marcadores do mapa ou colocando inserções personalizadas interativamente. Além disso, você pode aplicar temas e posicionar as inserções no layout.

As inserções foram aprimoradas com layouts mais predefinidos, a capacidade de controlar a visibilidade da camada, uma opção para incluir uma barra de escala e dimensionamento de inserção responsivo. Além disso, os novos filtros de atributos ajudam os autores de aplicativos a controlar quais recursos são exibidos dentro de janelas internas específicas.

O Mapa de Mídia foi melhorado com a capacidade de adicionar filtros com base em atributos para restringir as feições exibidas no mapa. O Mapa de Mídia é uma boa opção quando você deseja manter o foco no seu mapa com a adição de ferramentas essenciais, como navegação, animação de tempo e deslizar.

Mais Próximo agora usa a extensão de mapa visível como a área de pesquisa padrão para encontrar recursos. Mais próximo é uma boa opção quando você quer que os espectadores encontrem locais, como lojas ou locais de interesse, dentro de um raio específico.

  • Beta de aplicativos instantâneos

O Manager oferece a capacidade de adicionar vários mapas e revisar e modificar camadas editáveis. Depois de revisar os dados, as ferramentas de edição podem ser usadas para editar atributos, anexos e registros relacionados de recursos. O Manager também inclui um conjunto básico de ferramentas de exploração de mapas para navegar em mapas.

O Observer foi projetado para fornecer aos usuários a capacidade de explorar a cena e aprender mais sobre os dados. Você pode configurar um scoreboard que retornará estatísticas sobre recursos na extensão visível atual. O modelo também pode ser configurado com uma galeria de mapa base opcional e uma ferramenta de luz do dia.

ArcGIS Dashboards

O ArcGIS Dashboards permite que os usuários transmitam informações apresentando análises baseadas em localização utilizando visualizações de dados intuitivas e interativas. Os painéis são usados para ajudar a tomar decisões, visualizar tendências, monitorar o status em tempo real e informar suas comunidades. Com esta atualização, o ArcGIS Dashboards inclui vários novos recursos e aprimoramentos.

  • Suporte a cenas da Web

Os elementos do mapa do painel agora suportam cenas da Web e ferramentas de navegação 3D. As camadas em cenas podem ser usadas como fontes de dados para outros recursos do painel, como visualização, seletores e filtragem usando ações.

  • Ações de visualização móvel aprimoradas

O suporte a ações foi estendido para exibições de painéis móveis. Os usuários agora podem configurar vários elementos do painel, como listas, tabelas e camadas operacionais de mapas, como a origem das ações no modo de exibição móvel. Esse aprimoramento garante uma experiência consistente e interativa em diferentes dispositivos.

  • Seletores de categoria

Os seletores de categoria permitem que os usuários filtrem um painel para uma parte dos dados selecionando uma ou mais categorias. Agora você pode usar o operador contains ao configurar seletores de categoria para oferecer suporte à filtragem para recursos que contêm várias categorias — por exemplo, campos de múltipla escolha no Survey123.

  • Selecionando feições em mapas

Ferramentas adicionais de seleção de mapas já estão disponíveis. As ferramentas de laço, círculo e linha podem ser habilitadas para permitir que os usuários do painel desenhem formas no mapa para fazer seleções.

  • Camadas de feição do ArcGIS Living Atlas

Ao configurar elementos para seu painel, agora você pode utilizar camadas de feição do ArcGIS Living Atlas of the World como fontes de dados autônomas.

  • Melhorias na acessibilidade do painel

A acessibilidade do painel agora é aprimorada para navegação pelo teclado e leitores de tela. Os usuários agora podem navegar dentro do elemento de tabela usando um teclado para exibir todos os recursos e fazer seleções. Além disso, tecnologias assistivas, como leitores de tela, se beneficiarão de informações mais apropriadas e relevantes ao interagir com gráficos de pizza e visualizações de dados de medição.

ArcGIS Experience Builder

Utilize o ArcGIS Experience Builder para construir aplicativos da web e páginas da Web sem escrever código. Comece a criar do zero ou escolha entre uma extensa biblioteca de modelos que você pode personalizar. Você pode adicionar funcionalidade a qualquer modelo com widgets que você pode arrastar, soltar e configurar. Você também pode adicionar widgets, temas e ações personalizados com desenvolvimento low-code para estender ainda mais seu aplicativo Web.

Análise é um novo widget disponível no ArcGIS Experience Builder. A análise permite que você adicione ferramentas de análise espacial e geoprocessamento a qualquer aplicativo, fornecendo recursos completos de análise aos usuários.

Outros aprimoramentos incluem o widget Editar com suporte à edição de tabelas relacionadas, o widget Tabela que permite definir filtros em tempo de execução com o construtor de expressões SQL e uma nova ferramenta de navegação Extensão para o widget Mapa.

ArcGIS Notebooks

Os ArcGIS Notebooks fornecem uma experiência de notebook Jupyter otimizada para análise espacial. Combine algoritmos de análise espacial com bibliotecas Python de código aberto para construir modelos precisos de ciência de dados espaciais. Reduza o tempo gasto no gerenciamento de dependências em ecossistemas de ciência de dados e aumente a colaboração e a transparência entre equipes.

Os administradores e membros com o privilégio Agendar blocos de anotações agora podem gerenciar suas tarefas agendadas do bloco de anotações na home page Blocos de Anotações e criar visualizações de instantâneo.

Gerenciamento de dados

  • Novos campos de data e hora

Novos tipos de campo foram adicionados ao ArcGIS Online para armazenar data e hora em uma variedade de formatos. Agora você pode selecionar um tipo de campo que possa acomodar dados sem um carimbo de data/hora ou dados coletados em vários fusos horários.

  • Editor de metadados

Um novo editor de metadados está disponível para melhorar a experiência de edição e exibição de metadados. Crie e mantenha metadados baseados em padrões com uma experiência simples de criação e atualização. O novo editor é a opção padrão ao editar metadados, mas os proprietários de itens ainda têm a opção de usar o editor de metadados clássico nesta versão.

  • Categorias de conteúdo

O número de categorias que podem ser usadas para conteúdo e grupos foi aumentado para 900 categorias. As categorias de conteúdo podem ser usadas para organizar o conteúdo em toda a organização e o conteúdo dentro dos grupos. As categorias de conteúdo facilitam a descoberta de conteúdo e você pode configurar categorias personalizadas ou usar conjuntos de categorias padrão do ArcGIS, da International Organization for Standardization (ISO) ou do INSPIRE como ponto de partida.

Data Pipelines (Beta)

Data Pipelines é um novo aplicativo de integração de dados e engenharia no ArcGIS Online. Com Data Pipelines, Creators e GIS Professional podem se conectar a uma variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados de nuvem externos e armazenamento em nuvem, executar operações de preparação de dados e criar camadas de feição hospedadas que podem ser utilizadas em todo o sistema ArcGIS. Os dados de pipelines podem ser salvos e compartilhados dentro da organização e executados novamente mais tarde.

Desde sua introdução beta inicial com a atualização de junho de 2023, o Data Pipelines evoluiu com novos recursos e aprimoramentos.

  • Agendamento de tarefas

Os usuários agora podem agendar tarefas, permitindo que os pipelines de dados sejam executados em intervalos regulares, mantendo suas camadas de feição e tabelas atualizadas à medida que os dados de origem mudam. Os usuários poderão editar tarefas agendadas para modificar sua recorrência e exibir execuções de tarefas para revisar detalhes sobre a execução, como status, resultados de saída, mensagens e tempos de execução.

  • Configuração do esquema

Outra melhoria é a configuração do esquema para conjuntos de dados em CSV ou formatos delimitados. Os usuários podem definir o esquema diretamente no painel do conjunto de dados de entrada, eliminando a necessidade de ferramentas separadas. Isso inclui opções para incluir ou excluir campos, modificar nomes de campos e modificar tipos de campos.

Os Data Pipelines podem ser abertos a partir do iniciador de aplicativos. Siga um tutorial para saber como criar seu primeiro pipeline de dados.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!