ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise? Você não precisa escolher.

Ricardo Vieira da Silva

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise são ambos fundamentais para o sistema ArcGIS, atuando como o coração de todos os fluxos de trabalho GIS baseados na web. Ambos os produtos permitem que os usuários criem, compartilhem e usem mapas, aplicativos, cenas, camadas, análises e dados. Eles também fortalecem o conjunto de aplicativos da Esri, criados para coletar dados em campo, compartilhar seu trabalho GIS internamente ou publicamente e muito mais. Esses aplicativos permitem uma variedade de fluxos de trabalho geoespaciais, desde trabalhadores móveis usando o ArcGIS Field Maps, analistas de dados usando o ArcGIS Insights, até desenvolvedores usando ArcGIS Maps SDK for JavaScript.

Com todos esses valores compartilhados entre o ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise, às vezes pode ser difícil articular as distinções entre os dois produtos da Esri, saber quando usar um invés do outro e entender como obter o máximo de usá-los juntos. Neste artigo, abordaremos as semelhanças e diferenças entre ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online, possíveis padrões de uso e recomendações para escolher o produto que melhor atende às suas necessidades. Além disso, como o ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise foram projetados para trabalhar juntos, em muitos casos você não terá que escolher – mostraremos como usá-los juntos para obter o melhor dos dois mundos.

O sistema ArcGIS oferece um conjunto abrangente de ferramentas e recursos para trabalhar o GIS em diferentes plataformas, como desktop, web, dispositivos móveis e ferramentas de desenvolvimento que abrangem o ArcGIS. Ele é um sistema modular e abrangente que você pode usar sendo um único analista GIS ou com um grande departamento em toda a organização, em quase todos os setores. Muitos clientes usam uma combinação de produtos no sistema ArcGIS para atender às suas necessidades de negócios.

Iniciando sua jornada no ArcGIS

Um fluxo de trabalho muito comum no sistema ArcGIS é iniciar seu projeto no ArcGIS Pro, em seu desktop. Aqui você pode editar seus dados hospedados, usando ferramentas de geoprocessamento para análise, visualizá-los e criar mapas. Como seus dados estão hospedados no ArcGIS, outras pessoas também podem trabalhar nos mesmos conjuntos de dados, análises e mapas simultaneamente. A partir daí, o ArcGIS Enterprise e o ArcGIS Online fortalecem o conjunto completo de aplicativos da Esri e estendem-se aos seus próprios aplicativos personalizados para compartilhar seus dados, camadas e mapas de diferentes maneiras, adaptados para seu público e projetos específicos. Quando estiver pronto, o modelo de compartilhamento do ArcGIS permite que você compartilhe seu trabalho com um público mais amplo, incluindo outras pessoas em sua organização e até mesmo publicamente de maneira externa.

Você pode achar que as interfaces do ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online são muito semelhantes, e isso é intencional! O ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise compartilham muitos de seus fundamentos, o que significa que a experiência de usuário entre os dois produtos é muito semelhante. Seja criando dados, novos mapas da web ou novos aplicativos, seus usuários individuais podem não saber se estão usando ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise. Se você não tem certeza de qual produto está usando, há uma maneira fácil de saber: se o endereço mostrado em seu navegador incluir arcgis.com, então é ArcGIS Online. Caso contrário, você provavelmente está usando o ArcGIS Enterprise.

O Portal do ArcGIS Enterprise e o ArcGIS Online têm uma aparência muito semelhante. Esse é o painel do ArcGIS Online.
O Portal do ArcGIS Enterprise e o ArcGIS Online têm uma aparência muito semelhante. Esse é o painel do ArcGIS Enterprise.

À medida que vamos além das interfaces de usuário e observamos como esses produtos são construídos, as distinções entre os dois tornam-se mais óbvias. Uma diferença central entre o Enterprise e o Online é que o primeiro é um software, enquanto o segundo é um Software-as-a-Service (SaaS). Cada modelo possui vantagens diferentes.

 Como eles se diferenciam?

Software On-Premise (ArcGIS Enterprise) vs SaaS (ArcGIS Online)

Como o ArcGIS Enterprise é um software de implementação, ele é instalado na infraestrutura que sua organização controla. Você pode implantar este software em um ambiente de nuvem pública, ambientes de nuvem privada, em máquinas virtuais e assim por diante. Essencialmente, o ArcGIS Enterprise pode ser implantado em qualquer tipo de ambiente que atenda aos requisitos básicos do sistema. Você pode optar por implantar no Windows, Linux ou Kubernetes, dependendo do que faz sentido para sua organização. Além disso, você tem a capacidade de dimensionar sua implantação de maneira muito refinada, de acordo com suas necessidades específicas. Seja em uma única máquina para uma pequena organização GIS de cinco membros ou muitas máquinas para uma grande organização GIS de 100.000 membros.

Se sua organização requer alta disponibilidade, você pode arquitetar sua implantação corporativa para dar suporte a requisitos rigorosos de tempo de atividade. Algumas organizações podem precisar ter o Enterprise instalado atrás de seu firewall ou trabalhar em ambientes desconectados da Internet aberta. Para habilitar isso, você pode optar por ter sua implantação do ArcGIS Enterprise totalmente conectada, parcialmente conectada à Internet ou totalmente desconectada. O ArcGIS Enterprise oferece controle total sobre a administração, segurança, personalização e integração do sistema.

Enquanto isso, o ArcGIS Online é um SaaS. Isso significa que a Esri tira muito trabalho de você hospedando e gerenciando a infraestrutura de sua organização on-line. Ao adquirir o ArcGIS Online, você não precisa arquitetar e instalar o sistema, você simplesmente escolhe se deseja um armazenamento de dados padrão ou um armazenamento de dados premium (para maiores limites de armazenamento e mais poder de processamento) e determina quantos usuários você precisa. Ele está instalado e funcionando imediatamente, acessível através do seu navegador da web. Mapas e aplicativos podem ser criados para aproveitar o cache global de nosso sistema de entrega de conteúdo, o que significa que eles serão executados de forma rápida e confiável sob carga pesada e o sistema será dimensionado automaticamente para mudanças no uso e no tráfego.

O ArcGIS Online também será atualizado automaticamente ao longo do ano, o que significa que você não precisa planejar o tempo de inatividade para atualizar sua organização. O ArcGIS Online tem vantagens significativas em termos de facilidade de início do uso e não demanda profissionais de sua organização para manter e corrigir seu sistema. O ArcGIS Online também está disponível para qualquer local com conexão à Internet e é mais fácil de usar e configurar em geral, mas carece da personalização e controle sobre seu sistema que está disponível no ArcGIS Enterprise.

Manutenção

Com o ArcGIS Enterprise, você pode escolher quando faz mais sentido para sua organização atualizar para uma nova versão. Talvez você queira agendar um tempo de inatividade específico ou esperar para atualizar para uma nova versão enquanto se prepara para mudanças significativas ou treina a equipe interna sobre o que está por vir com a nova versão. Arquitetar, implantar, gerenciar e manter o ArcGIS Enterprise oferece a você esse nível de controle sobre seu sistema, mas isso requer planejamento cuidadoso e tempo. Você precisará de administradores de TI em sua organização para ajudar a arquitetar, implantar e manter o sistema, infraestrutura física ou virtual para hospedar o Enterprise, e tempo e experiência para ajustar e dimensionar sua implantação ao longo do tempo.

Por outro lado, o ArcGIS Online é atualizado pela Esri várias vezes ao ano e não requer intervenção ou planejamento para obter as atualizações mais recentes. Para aqueles que desejam visualizar as alterações antes que as atualizações sejam publicadas, existe o programa ArcGIS Online Early Adopter Community, que permite ver e testar atualizações de interface e novos recursos várias semanas antes de serem lançados. Uma vez liberadas, todas as alterações ficam imediatamente disponíveis para todos os usuários do ArcGIS Online.

Armazenamento de dados

Você também pode escolher como os dados que você está usando no ArcGIS Enterprise serão armazenados. Com o Enterprise, você pode usar dados hospedados pelo próprio sistema, em armazenamentos de dados gerenciados pelo ArcGIS, ou referenciar seus próprios armazenamentos de dados registrados, seja uma pasta, geodatabase corporativo, armazenamento de dados em nuvem ou mais. A capacidade de referenciar dados registrados é muito poderosa porque permite que você e todos em sua organização editem ou façam alterações nos dados que serão refletidos em todos os lugares. Isso significa que você não precisará perder tempo sincronizando seus dados ou se perguntando qual fonte de dados tem as atualizações mais recentes.

Ao usar o ArcGIS Online, você pode armazenar e usar dados diretamente no Online, ou pode usar serviços e camadas hospedados externamente do ArcGIS Enterprise, camadas KML, serviços da web OGC e outros serviços da web compatíveis. O ArcGIS Online possui centros de hospedagem de dados regionais que permitem que você armazene seus dados hospedados online mais perto de sua localização, onde quer que você esteja no mundo (você escolhe sua região de hospedagem ao configurar inicialmente sua organização).

Licenciamento

O ArcGIS Enterprise é licenciado com base no número de cores em seus servidores (quando implantado em Windows e Linux). Também pode ser implantado no Kubernetes, mas é licenciado por meio de um modelo de assinatura (como é nativo da nuvem, não baseado em servidor, as cores não se aplicam aqui). Você também precisará adquirir licenças para usuários que desejam criar, editar ou compartilhar conteúdo no sistema. Como você está usando seu próprio sistema e hardware, não há custo baseado em consumo de armazenamento ou computação no Enterprise.

No ArcGIS Online, você licencia o número (e o tipo) de usuários que precisa em sua organização. Além das licenças de usuário, não há custos adicionais para iniciar uma organização do ArcGIS Online. Como a Esri hospeda seus dados e os serviços de análise que sua organização usa, há custos contínuos baseados em consumo (nós os chamamos de créditos) que são cobrados com base na quantidade de dados que você armazena e na quantidade de análise que executa.

Cada usuário no ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise requer sua própria licença. Dito isso, ambos os produtos oferecem suporte a logins específicos de uma organização via SAML e OpenID Connect para que você possa simplificar a autenticação entre sistemas. Isso significa que você pode usar o mesmo nome de usuário e senha para ambas as organizações – tornando mais fácil para seus usuários lembrarem apenas um nome de usuário e senha – mas, mais uma vez, são organizações diferentes e separadas, cada uma com seus próprios armazenamentos de identidade e conjunto de conteúdo associados.

Por que e como eles trabalham juntos?

O diagrama ilustra os padrões de uso do ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online.

Padrões de Uso

Existem padrões de implementação para usar ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online. No extremo esquerdo da ilustração, as necessidades de um usuário podem ser atendidas simplesmente usando o ArcGIS Online. À direita, você verá todas as peças adicionais envolvidas no ArcGIS Enterprise e como ele é configurável com base em suas necessidades.

Se você não precisa executar o software por trás de seu firewall ou em ambientes desconectados, não precisa armazenar dados em seus geodatabases corporativos ou outros armazenamentos de dados e não quer se preocupar com instalação, atualização, dimensionamento, e gerenciar a plataforma você mesmo, usar o ArcGIS Online, hospedado e mantido pela Esri, é uma solução simples e direta.

Em algum momento, você pode querer disseminar dados gerenciados internamente para pessoas fora de sua organização usando o ArcGIS Online. Uma opção é adicionar os serviços da web do ArcGIS Server à sua organização do ArcGIS Online. O ArcGIS Server é um componente do ArcGIS Enterprise, que fortalece os serviços da web usados ​​no ArcGIS Enterprise. No entanto, o ArcGIS Server também pode ser usado como um componente autônomo para fornecer serviços da web sem o ArcGIS Enterprise, como em seus próprios aplicativos ou no ArcGIS Online. Para fazer isso, você pode publicar serviços da web no ArcGIS Server que referenciam seus dados no local e então adicionar esses serviços como itens no ArcGIS Online. Neste cenário, você está referenciando seus dados gerenciados internamente no local, de modo que as pessoas fora de sua organização que acessam o serviço da Web tenham uma exibição em tempo real dos dados de origem em vez de uma cópia.

Se você deseja ter um sistema interno atrás de seu firewall e compartilhar dados com o público, configurar o Online e Enterprise por meio de colaboração distribuída entre si é uma ótima solução. Por exemplo, você pode precisar expor o conteúdo do ArcGIS Enterprise ao público por meio do ArcGIS Online, tornar os dados visíveis em diferentes departamentos de uma organização ou gerenciar coletas de dados de campo. A colaboração distribuída permite que você use os dois produtos juntos e amplie o alcance do seu conteúdo GIS, compartilhando mapas, aplicativos, camadas e muito mais com outras organizações por meio de grupos. Com essa configuração híbrida, você pode começar a aproveitar alguns dos recursos do Enterprise juntamente com sua organização Online. À medida que avançamos para o lado direito do diagrama acima, a colaboração distribuída pode ser mais do que a sua organização precisa. Se o Enterprise for o único sistema de engajamento da sua organização, você ainda pode permitir que seus usuários organizacionais internos aproveitem os serviços utilitários do ArcGIS Online conectando-se ao Online e aproveitando mapas base, Living Atlas e muito mais.

Por fim, movendo-se completamente para o lado direito do diagrama acima, sua organização pode ter restrições rígidas no acesso à rede e requisitos operacionais rígidos. Como resultado, você precisa estar totalmente protegido por seu firewall e talvez até mesmo em um ambiente desconectado sem acesso à Internet. Nesse cenário, você escolheria usar exclusivamente o Enterprise sem uma conexão com o Online. Aqui você dependeria de seus próprios basemaps e utility services.

Com qualquer uma dessas opções de colaboração, você deve considerar os valores e desafios de cada padrão. Pense na capacidade de gerenciamento de cada uma dessas opções e se elas fornecerão o que você precisa para seus fluxos de trabalho. Não existe um padrão único para integrar os dois produtos, portanto você pode implementá-los da forma que melhor se adapte às suas necessidades.

Aqui estão alguns cenários que podem parecer familiares para você:

  • Em sua organização, a segurança é extremamente importante e você precisa trabalhar em um ambiente desconectado. Nesta situação, o ArcGIS Enterprise seria a escolha certa para você porque você não pode ter o ArcGIS Online em ambientes desconectados.
  • Você quer ficar na vanguarda dos novos recursos e tecnologias, recebendo automaticamente as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis. Você também pode ter uma equipe bastante limitada e não ter a capacidade de atualizar manualmente cada versão por conta própria. O ArcGIS Online pode ser a solução certa para você, porque atualizará automaticamente várias vezes ao ano, garantindo que você esteja sempre na versão mais atualizada sem precisar atualizá-la por conta própria.
  • Fluxos de trabalho de edição avançadas são essenciais para o seu trabalho. Você precisa ser capaz de fazer edições contínuas nos dados locais do geodatabase da sua empresa. Para oferecer suporte a esses fluxos de trabalho de edição organizacional que exigem referência a dados registrados, o ArcGIS Enterprise seria ideal para esta situação.
  • O tráfego em seu conteúdo varia consideravelmente e você não tem alguém em sua organização para ajustar e escalar o servidor conforme essas variações. Nesta situação, o ArcGIS Online pode funcionar bem porque é dimensionado automaticamente de acordo com suas necessidades, sem exigir que você faça qualquer trabalho nos bastidores.
  • Você tem alguns fluxos de trabalho que precisam estar protegidos por seu firewall, mas deseja compartilhar parte desse trabalho com o público. Você pode usar ArcGIS Enterprise e ArcGIS Online juntos, com ArcGIS Enterprise como seu sistema interno e ArcGIS Online como seu sistema público.

Colaboração e Compartilhamento

Você também pode estender o alcance do seu conteúdo GIS compartilhando mapas, aplicativos, camadas e muito mais com outras organizações usando ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise juntos. Esse processo, chamado de “colaboração distribuída”, pode ser útil para muitos fluxos de trabalho, incluindo expor o conteúdo do ArcGIS Enterprise ao público por meio do ArcGIS Online, tornar os dados visíveis em diferentes departamentos de uma organização ou gerenciar coletas de dados de campo.

Exemplos Comuns do Mundo Real

Agora, vamos explorar alguns exemplos da vida real de como funciona a colaboração distribuída entre Online e Enterprise:

  • Você trabalha para o Departamento de Obras Públicas da sua cidade, onde está usando o ArcGIS Enterprise. Você está colaborando com seus colegas do Departamento de Segurança Pública, que estão usando o ArcGIS Online. Você conta com os residentes para relatar e monitorar pichações, crimes e problemas de serviços públicos, como vazamentos de água. Nessa situação, cada grupo está trabalhando com o público para identificar e relatar incidentes à medida que ocorrem para determinar se há padrões detectáveis. A colaboração distribuída é configurada onde o Departamento de Segurança Pública (usando Online) envia seus dados como referências para serem usados ​​pelo Departamento de Obras Públicas (usando Enterprise) para análise posterior.
  • Você trabalha para uma prefeitura que faz a curadoria do conteúdo oficial da sua região. Você está colaborando com várias cidades em toda a região, que desejam usar os dados de sua cidade para exibição em seus próprios aplicativos da web. Algumas cidades estão usando o ArcGIS Enterprise e algumas estão usando o ArcGIS Online. Você configura a colaboração distribuída com cada organização Enterprise e uma organização Online para que todos os dados sejam enviados como cópias; a organização Online então se conecta às organizações de outras cidades por meio de colaboração em parceria. As atualizações de sua cidade serão sincronizadas periodicamente com as outras e, em seguida, atualizadas em todos os seus aplicativos da web.

O ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise são plataformas GIS fundamentais que permitem que você faça mapeamento, visualização, análise e gerenciamento de dados — e ambos fortalecem o conjunto de aplicativos Esri. Cada produto oferece um valor único para diferentes situações e são ainda mais poderosos quando usados ​​em conjunto.

Para utilizar todo poder do ArcGIS Online, é importante manter sua licença ativa através da renovação. Verifique todos os benefícios da renovação neste artigo.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!