Conheça as novidades do ArcGIS Pro 3.0

Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem Esri - Autora Portal GEO - Autora ArcGIS

Maria Carolina Jurema

Especialista em Marketing - Imagem Esri

Como parte da principal atualização dos produtos Esri do ano de 2022, o lançamento do ArcGIS Pro 3.0 permite que os usuários expandam suas habilidades de GIS com novos recursos, desempenho e melhorias de produtividade.

Fique por dentro das principais novidades do ArcGIS Pro neste artigo e não deixe de participar do Webinar de lançamento para conhecer todas as novidades do ArcGIS 2022.

Migração do ArcGIS Pro 2.x para 3.0

Antes de introduzir os destaques de funcionalidades, é importante considerar que este lançamento do ArcGIS Pro é uma major release, ou seja, estamos mudando o versionamento principal do produto que passa de 2.x para 3.0, e existem alguns requisitos e considerações importantes que devem ser avaliadas antes de atualizar seu software.

Compatibilidade com versões anteriores

Como o ArcGIS Pro 3.0 é uma major release, os arquivos que ele salva podem ou não funcionar com a série ArcGIS Pro 2.x.

No entanto, você não precisa se preocupar com esses detalhes se os projetos e documentos que você cria ou salva são sempre usados no ArcGIS Pro 3.x.

Este é o caso quando ocorre o seguinte:

  • Você não tem a necessidade de compartilhar seus arquivos do ArcGIS Pro com outros usuários do ArcGIS Pro, como se você fosse o único analista GIS em uma organização;
  • Você e seus colegas, entre os quais você compartilha arquivos do ArcGIS Pro, atualizam para o ArcGIS Pro 3.0 ao mesmo tempo.

Considerando que a colaboração é simplificada quando os colegas estão na mesma versão principal, as organizações podem planejar migrar simultaneamente todas as suas instâncias do ArcGIS Pro 2.x para 3.0.

O que é importante saber antes de atualizar para o ArcGIS Pro 3.0?

  • A instalação do ArcGIS Pro 3.0 requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. Clique aqui e faça o download
  • Para licenças Concurrent Use: Deve-se atualizar o ArcGIS License Manager 2022.0 antes de atualizar para o ArcGIS Pro 3.0. O License Manager 2022.0 já está disponível e pode ser baixado no My Esri;
  • Projetos criados ou salvos no ArcGIS Pro 3.0 não podem ser abertos diretamente em versões anteriores do ArcGIS Pro 2.x. Aparecerá uma mensagem dizendo que o projeto foi criado numa versão anterior. Mas não se preocupe, ao dar “OK” na mensagem, o projeto abrirá normalmente, apenas atente-se de que se seu projeto for salvo novamente no 3.0, não será possível abri-lo numa versão anterior. Quando você salva usando o ArcGIS Pro 3.0, eles são habilitados com propriedades que permitem que você aproveite os novos recursos.

Para mais informações sobre essa transição para o ArcGIS Pro 3.0, confira a documentação da Esri.

Destaques do que há de novo

Uma vez que você esteja atualizado e pronto para executar a versão mais recente do ArcGIS Pro, aqui estão alguns dos novos recursos inéditos:

Package Manager

A página Package Manager permite que você gerencie ambientes conda para uso no ArcGIS Pro. Anteriormente identificada como a página Python, a página agora chamada Package Manager suporta a atualização de ambientes conda que você criou em versões anteriores do ArcGIS Pro para a versão atual, o reparo de ambientes quebrados e a renomeação de ambientes existentes.

Além disso, o Package Manager é mais responsivo, com uma nova fila de tarefas para acompanhar o status de seu ambiente e alterações de pacotes, e mensagens conda detalhadas são fornecidas para todas as operações.

Adicionar mapas aos relatórios

Agora você pode adicionar um mapa a um relatório.

Os mapas que você adiciona ao cabeçalho ou rodapé do relatório são estáticos. Você pode ativar o quadro do mapa para ajustar a extensão ou escala do mapa.

Já os mapas que você adiciona a um cabeçalho de grupo, rodapé de grupo ou subseção de detalhes são dinâmicos.

Na visualização do relatório, o quadro de mapa de um mapa dinâmico não pode ser ativado; no entanto, o resultado exportado é atualizado em escala e extensão para refletir os recursos incluídos nessa subseção.

Exportar presets

Você pode criar predefinições ou presets para exportar seus mapas e layouts no ArcGIS Pro. As predefinições salvam todas as configurações para um tipo de exportação específico.

Ao exportar um mapa ou layout, você pode selecionar um preset padrão ou algum modelo personalizado que você criou, permitindo uma experiência de exportação mais rápida e consistente.

Os presets estão disponíveis na galeria de exportação na guia Compartilhar da faixa de opções. Você também pode procurar arquivos predefinidos ( .xprt ) no sistema de arquivos. Eles podem ser criados para qualquer tipo de exportação.

ArcGIS Knowledge

Se você também é usuário do ArcGIS Enterprise e já configurou um ArcGIS Enterprise 11.0 Knowledge Server adequadamente, uma nova opção é que agora você pode criar um novo gráfico de investigação e conhecimento usando um banco de dados Neo4j como um armazenamento de dados NoSQL.

Além disso, um novo layout geográfico está disponível para link charts. As entidades nos links charts são posicionadas em um mapa usando sua geometria espacial.

Os dados espaciais também podem ser adicionados ao link chart e um mapa base pode ser usado para fornecer contexto para as entidades espaciais do knowledge graph.

Clique abaixo e conheça cada novidade do ArcGIS Pro!

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!