ArcGIS Pro 3.2: O que há de novo?

Ricardo Vieira da Silva

Especialista De Marketing Produtos E Verticais

Você se lembra do lançamento do ArcGIS Pro 3.1 em fevereiro deste ano? Parece que foi ontem, mas já faz um tempo. Agora, estamos lançando a versão mais recente, o ArcGIS Pro 3.2.

Esta versão está repleta de recursos e funcionalidades muito esperados, além de excelentes melhorias de desempenho, produtividade e qualidade. Existem literalmente centenas de coisas novas para experimentar, com mais de 100 ideias de usuários implementadas apenas a partir da troca de ideias do ArcGIS Pro.

Com tantas novidades, certamente haverá algo para você, mas por onde começar? Confira os destaques do lançamento para conhecer maneiras de melhorar a forma como você gerencia, explora e visualiza dados em mapas de maneiras novas e significativas.

Documente e navegue em seu modelo de dados de geodatabase

Se você é fã do complemento X-Ray for ArcCatalog, esta ferramenta é para você!

  • Crie um documento abrangente do seu modelo de dados de geodatabase com a ferramenta Gerar Relatório de Esquema.
  • Produza um relatório incluindo conjuntos de dados, relacionamentos, regras e propriedades, fornecendo uma visão geral completa do esquema.
  • Com a capacidade de exportar em vários formatos, como Excel, JSON, HTML e PDF, você pode colaborar facilmente em propostas, reunir a adesão das partes interessadas, auxiliar na migração de dados e usá-los como um dicionário de dados.
  • Os hiperlinks do relatório permitem uma navegação e exploração rápidas dos elementos do seu esquema, facilitando a localização das informações necessárias.

Eficiência ao seu alcance com melhorias nos atalhos de teclado

A caixa de diálogo de atalhos de teclado completamente nova permite pesquisar atalhos padrão, modificar os existentes e adicionar novos atalhos para atender às suas necessidades específicas.

“Como isso é diferente dos aceleradores de teclado globais que uso no ArcGIS Pro há anos?” você pode perguntar.

A nova estrutura de atalhos de teclado oferece suporte a atalhos contextuais; isto é, você pode reutilizar o mesmo atalho quando diferentes partes do aplicativo estiverem ativas. Por exemplo, você pode querer que Ctrl+S salve o projeto quando estiver trabalhando em uma visualização de mapa, mas também pode querer que Ctrl+S salve as edições quando estiver trabalhando na tabela de atributos. Agora você pode fazer isso!

A caixa de diálogo inclui avisos para alertá-lo se o mesmo atalho for atribuído a comandos conflitantes, garantindo uma experiência tranquila e sem erros. Assuma o controle de sua produtividade utilizando atalhos de teclado personalizáveis neste ambiente eficiente e fácil de usar.

Crie uma série envolvente de mapas temáticos

Prepare-se para cativar seu público com o novo recurso de série de mapas temáticos.

Crie séries de mapas visualmente impressionantes e informativas onde o quadro do mapa permanece consistente, enquanto os dados dentro do mapa são atualizados em cada página. Imagine as possibilidades!

Destaque diferentes camadas ou grupos de camadas no seu mapa, fornecendo uma representação visual dinâmica dos seus dados que conta uma história convincente.

Como funciona? Ao iterar perfeitamente os recursos em uma camada de grupo de rádio, cada página da série de mapas apresenta uma camada diferente, mantendo a extensão inalterada. Isso significa que apenas uma camada do grupo de rádio fica visível em cada página, enquanto as outras camadas do grupo permanecem ocultas, garantindo uma apresentação limpa e focada. E não se preocupe, as camadas fora do grupo de rádio permanecem visíveis ao longo de toda a série de mapas, fornecendo contexto e continuidade.

Armazenamento de dados aprimorado com quatro novos tipos de dados de campo

Prepare-se para melhorar seus recursos de armazenamento de dados com quatro novos tipos de dados de campo no ArcGIS Pro – além de IDs de objeto de 64 bits.

Esses tipos de dados de última geração oferecem flexibilidade e precisão incomparáveis, permitindo armazenar e analisar suas informações com a máxima precisão. Os novos tipos de campos estão disponíveis ao criar novas tabelas ou classes de feições, na visualização Campos ou por meio de ferramentas de geoprocessamento como Adicionar Campo.

Vamos explorar:

Grande inteiro: Diga adeus às limitações! Armazene números inteiros grandes além do intervalo do tipo de dados inteiro longo.

Deslocamento do carimbo de data/hora: armazene data e hora com um deslocamento do tempo universal coordenado (UTC), perfeito para gerenciar informações de fuso horário.

Somente data: capture datas sem valores de tempo, ideal para rastrear datas de nascimento, períodos de férias ou anos escolares.

Apenas tempo: concentre-se no relógio! Armazene valores de tempo sem datas, facilitando o gerenciamento de horários comerciais, horários de transporte e muito mais.

E para completar as melhorias de data e hora, a ferramenta de geoprocessamento Migrate Date Field To High Precision permite migrar dados para campos de data de alta precisão que suportam milissegundos.

Obtenha novas perspectivas com imagens orientadas

Apresentando imagens orientadas no ArcGIS Pro.

Uma maneira fantástica de gerenciar, visualizar e explorar coleções de imagens não tradicionais em seus mapas. O ArcGIS Pro lida com diversos tipos de imagens, desde imagens oblíquas e de drones até inspeções de perto e imagens no nível da rua.

Utilize o conjunto de dados de imagens orientadas para gerenciar sua coleção e adicioná-lo ao seu mapa como uma camada de imagens orientadas.

Explore a camada usando o visualizador de imagens orientado, clicando no mapa para visualizar a melhor imagem para qualquer local.

Testemunhe atualizações dinâmicas de pegadas de imagens enquanto você faz panorâmica e zoom e usa a ferramenta de navegação ou galeria de imagens para explorar diferentes perspectivas. Quando estiver pronto, compartilhe sua camada de imagens orientadas para colaboração e análise.

Eleve seus projetos de mapeamento com 3D

Aprimore suas cenas do ArcGIS Pro acessando os novos mapas base 3D da Esri no ArcGIS Living Atlas.

Os mapas-base 3D podem elevar suas cenas com edifícios, árvores e rótulos 3D enquanto visualizam mapas base de blocos vetoriais populares, como mapas topográficos ou comunitários.

Além disso, com a versão mais recente do ArcGIS Pro 3.2, os usuários podem aproveitar a malha e os elementos de objeto 3D dos blocos 3D de diretórios locais ou serviços públicos. Combine esses blocos 3D com outras camadas GIS padrão da comunidade Open Geospatial Consortium (OGC), como Indexed 3D Scene Layers (I3S), para uso em ferramentas de exploração, análise, animação, layouts e muito mais.

Com o 3D Tiles perfeitamente integrado ao sistema de registro ArcGIS 3D, os usuários podem elevar seus dados além de uma visualização realista, aproveitando o poder analítico de um GIS completo.

Assuma o controle de sua experiência de edição

Você pode personalizar seu fluxo de trabalho de edição no ArcGIS Pro.

Primeiro, você pode definir opções de sessão de edição para exigir a ativação manual da ferramenta. Em seguida, escolha entre o ArcGIS Pro gerenciando sessões de edição da área de trabalho ou selecionando manualmente uma área de trabalho.

Essas configurações também estão disponíveis para controle dos administradores do sistema, proporcionando controle total sobre o ambiente de edição da sua organização. Ao executar sessões de edição de espaço de trabalho único e selecionar um espaço de trabalho de banco de dados geográfico corporativo sem versão, você pode salvar e descartar manualmente as edições diretamente da guia Editar da faixa de opções.

Organize e simplifique os elementos visuais do seu projeto

Aprenda como salvar todos os itens de estilo de um projeto em um estilo, organizando de maneira eficaz símbolos, cores, posicionamentos de rótulos e itens de layout usados em mapas, cenas, layouts e muito mais.

Descubra como categorizar e gerenciar esses elementos, permitindo duplicações ou simplificando o estilo para melhorar a consistência visual.

Crie um estilo a partir do seu projeto e compartilhe o arquivo .stylx em toda a sua organização para gerar mais facilmente produtos de mapas padronizados e de aparência consistente.

Quer você seja um usuário experiente do ArcGIS Pro ou esteja apenas começando, sempre há algo para aprender. Confira a coleção crescente de vídeos do ArcGIS Pro Shorts para obter pequenos detalhes de como fazer!

Os vídeos são uma excelente ajuda para usuários que estão migrando do ArcMap para o ArcGIS Pro. Eles chegam em boa hora, pois o suporte ao ArcMap será encerrado em 1º de março de 2024. Isso significa que não haverá mais atualizações para o ArcMap. Portanto, certifique-se de mergulhar, adquirir conhecimento do ArcGIS Pro e adquirir novas habilidades para ajudá-lo a fazer a mudança.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca
EU Esri 2024

Antes de sair...

O EU Esri Brasil está chegando!