Na última semana, o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) apresentou ao público um inovador sistema de monitoramento em tempo real voltado para a prevenção e o combate a incêndios florestais, com atenção especial à proteção das Unidades de Conservação do estado.
A nova solução utiliza a plataforma ArcGIS para centralizar e analisar dados geoespaciais em painéis interativos, que permitem acompanhar focos de incêndio em tempo real. Os mapas dinâmicos e indicadores atualizados automaticamente oferecem aos gestores maior agilidade para planejar ações preventivas, otimizar recursos e apoiar a tomada de decisão em campo.
Capitão Leonan Pereira, do Corpo de Bombeiros, destacou a importância do sistema:
Está chegando o EU Esri Brasil 2025
Junte-se a profissionais e líderes de TODAS AS ÁREAS DA TECNOLOGIA que usam a geotecnologia para impulsionar negócios, transformar a sociedade e liderar a inovação em qualquer setor.
Garantir participação“Esse ano a grande modificação foi a aquisição desse software que faz o levantamento e análise destas informações geográficas e espaciais. O processamento destes dados traz para a gente uma informação nova de áreas críticas, zonas que devem ser atacadas, zonas onde devem ser cobertas e probabilidades de novos incêndios em áreas específicas.”
Capacitação e uso prático da tecnologia
Além do lançamento do sistema, o CBMMG também recebeu recentemente uma capacitação da Imagem Geosistemas focada em dados espaciais e configuração de aplicativos ArcGIS, o que permitiu à corporação ampliar ainda mais o uso das ferramentas Esri.
O treinamento contribuiu diretamente para a construção dos painéis de situação apresentados na reportagem do MGTV 2 (TV Globo) e para a criação de aplicativos de acompanhamento em campo, essenciais para as operações de combate aos incêndios.

Tecnologia a serviço da proteção ambiental
A adoção do ArcGIS possibilita ao CBMMG integrar diferentes camadas de informação, cruzar dados de sensoriamento remoto, históricos de ocorrências e indicadores ambientais. Essa visão holística fortalece a prevenção de queimadas e garante maior segurança para as áreas de preservação.
Confira a reportagem completa do MGTV 2 – TV Globo

Migre os tipos de usuários atualizados para o ArGIS Pro
Solicite sua migração antes da descontinuação ArcGIS Desktop em 2026
Comece sua migração agora