Confira casos de sucesso premiados no GOVSUMMIT 2023 em Brasília: Geotecnologias e inovação no desenvolvimento sustentável de cidades e governos

O GovSummit 2023 aconteceu no dia 03 de agosto, no Hotel Windsor Brasília – Brasília/DF e finalizou com recorde de audiência sua última edição de 2023, após sua edição “on the road” no Norte do país.

Reunindo representantes de governos municipais, estaduais e nacionais, o encontro explorou as tendências e soluções de geotecnologias voltadas para esses mercados, apresentando as inovações mais recentes em Location Intelligence amplamente utilizadas por governos ao redor do mundo.

A proposta do evento foi mostrar, na prática, a aplicação da inteligência geográfica como solução para auxiliar nos desafios da agenda atual dos governos, como desenvolvimento urbano sustentável, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social e políticas voltadas à segurança e bem-estar dos cidadãos. Por isso, apresentou as aplicações tecnológicas utilizadas na busca por serviços públicos de melhor qualidade, alto nível de transparência, eficiência na gestão pública e foco na qualidade de vida da população.

“Nosso objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências entre os gestores públicos de todo o país. Queremos mostrar a importância da tecnologia ArcGIS aplicada aos desafios dos mais diversos locais, com valorização regional e o intercâmbio de boas práticas entre grandes projetos”, explica Leticia Mose, especialista em Governo Municipal & Governo Estadual da Imagem Geosistemas.

Entre os cases de sucesso premiados, destacaram-se as seguintes empresas:

INFRA SA – Lilian Campos, Superintendente de Inteligência de Mercado, apresentou as soluções ArcGIS que transformaram a logística do Brasil e contribuíram para a adoção da Agenda ESG.

A organização governamental encarregada de planejar e desenvolver iniciativas para o segmento de transporte em todo o território nacional, demonstrou como o ArcGIS pode desempenhar um papel fundamental na modernização da Logística do Brasil, contribuindo para a concretização dos objetivos da Agenda ESG. Além disso, também falou do Plano Nacional de Logística 2035 e a importância do planejamento ambiental estratégico para alcançar os resultados almejados.

IBAMA – Nara Pantoja, Coordenadora Geral do CENIMA, demonstrou a plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental como um suporte essencial à execução de políticas públicas ambientais.

O Ibama busca alcançar diversos objetivos com a implementação da solução, incluindo o aprimoramento do monitoramento ambiental, a inovação na análise e tomada de decisões, a promoção da interoperabilidade através da adoção de uma solução corporativa e o aumento da transparência e eficiência no atendimento às demandas da sociedade.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Rubens Oliveira, Supervisor Adjunto do GEO, compartilhou como as geotecnologias foram aplicadas em projetos de policiamento militar e atendimento de ocorrências, melhorando a segurança pública.

O sucesso do botão do pânico na proteção de mulheres incentivou sua expansão para outras áreas, incluindo escolas, onde já mostrou sua eficiência com a polícia respondendo rapidamente a chamados de emergência. Além disso, a aplicação do botão do pânico foi estendida para as áreas rurais.

Prefeitura de Vitória – Hélio Carreço, Especialista em Geoprocessamento, e Marcilene Favarato da Costa, Coordenadora de Banco de Dados Espaciais, apresentaram o GeoWeb Vitória, uma plataforma que permitiu uma gestão mais eficiente do planejamento urbano e tomada de decisões.

A especialista ressaltou que um dos motivos para a cidade estar entre as 10 mais inteligentes do Brasil é a ampla variedade de ferramentas e sistemas online disponíveis para auxiliar os cidadãos. Além disso, destacou o processo de informatização das redes de saúde e educação, detalhando a trajetória de inovação que levou ao lançamento do Geoweb Vitória em 2023.

Prefeitura de Niterói – Vitor Hugo Chagas, Diretor do SIGeo, compartilhou os resultados da transformação digital na gestão interna da administração e na prestação de serviços ao cidadão com o SIGeo Niterói.

Desde 2016, a colaboração entre a Prefeitura de Niterói e a Imagem Geosistemas tem se destacado como um caso de sucesso no uso do ArcGIS no âmbito municipal. Uma das grandes realizações é a integração efetiva do ArcGIS com outras aplicações, como Waze, colab e inea, proporcionando benefícios significativos.

Instituto de Economia Agrícola – Governo de São Paulo – Priscila Fagundes, Diretora Técnica de Departamento, apresentou o Projeto Rotas Rurais, destacando como a inovação tecnológica promoveu cidadania à população rural.

Foi concebido em 2019 o Rotas Rurais, um projeto pioneiro que une diferentes setores com foco na promoção da cidadania nas áreas rurais. Essa iniciativa abrange aspectos essenciais como mobilidade, saúde, conectividade, segurança, educação, serviços públicos e privados, além de buscar tornar as políticas públicas mais eficazes e impulsionar a transformação social nessas regiões.

Porto de Suape – Governo de Pernambuco – José Gleidson Dantas, Coordenador de Informações Territoriais falou sobre Transformação digital e inteligência geográfica no Porto de Suape.
A plataforma integrada está melhorando a interação entre os atores envolvidos na operação portuária, tornando Suape um hub de inovação e tecnologias emergentes para a logística portuária.

O GovSummit 2023 foi um sucesso ao reunir especialistas, gestores públicos e profissionais da área, promovendo discussões e compartilhando práticas relevantes em geotecnologias para impulsionar o desenvolvimento sustentável das cidades e governos. As empresas vencedoras receberam reconhecimento por suas contribuições para a construção de um futuro mais inteligente e sustentável através do uso com excelência do ArcGIS em suas áreas de atuação.

Se você não participou desta edição, não se preocupe! Fique atento para o próximo evento da Imagem Geosistemas, 100% online e gratuito, o #EUESRI2023, o maior evento de usuários GIS do Brasil, onde novas oportunidades de aprendizado estarão à sua disposição.

Reserve a data (26 de setembro) e participe desse momento único de conhecimento e inovação!

INSCREVA-SE!

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

3 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!