Conheça a mais nova família de produtos Esri: ArcGIS Reality!

José Victor Orlandi Simões

É com grande satisfação que a Esri apresenta a mais nova família de produtos: ArcGIS Reality, criada a partir do esforço da equipe de designers de produtos, engenheiros e desenvolvedores da Esri. O resultado é um produto que permite representação digital precisa do mundo em qualquer escala e extensão.

Este artigo cobrirá as novidades relacionadas a esse lançamento, além da última atualização do ArcGIS Drone2Map.

Para uma visão mais abrangente de tudo incluído neste artigo, confira a documentação da família ArcGIS Reality e do ArcGIS Drone2Map.

Apresentando o ArcGIS Reality

ArcGIS Reality é um conjunto de produtos de software de fotogrametria projetado para permitir fluxos de trabalho de captura de realidade para locais, cidades e países. Transforme dados de drones e imagens aéreas em mapas e modelos 3D visualmente impressionantes e altamente precisos. Interaja com um mundo digital que mostra lugares e situações como realmente são, com camadas de dados geoespaciais que enriquecem a realidade com maior contexto.

Os produtos que fazem parte da família ArcGIS Reality são:

  • ArcGIS Reality Studio – um novo aplicativo focado para mapeamento da realidade a partir de imagens aéreas de cidades e países inteiros. Uma interface intuitiva centrada no mapa permite alta eficiência de produção para fornecer representações da realidade em nível de pesquisa.
  • ArcGIS Reality for ArcGIS Pro – uma nova extensão do principal software GIS de desktop da Esri (ArcGIS Pro), permitindo que os usuários insiram imagens de drones ou aeronaves tripuladas para gerar saídas 3D para mapeamento de realidade.
  • Site Scan for ArcGIS – um software de mapeamento de realidade de ponta a ponta baseado em nuvem da Esri para imagens de drones, projetado para simplificar o gerenciamento de programas de drones, coleta, processamento e análise de dados de imagens.
  • ArcGIS Drone2Map – um aplicativo de desktop intuitivo focado no mapeamento da realidade a partir de imagens de drones, permitindo processamento offline e mapeamento rápido em campo.

Em resumo, os produtos Site Scan for ArcGIS e ArcGIS Drone2Map têm como foco o processamento e mapeamento de imagens de drone em áreas menores; já a extensão ArcGIS Reality for ArcGIS Pro permite mapeamento e análises de imagens aéreas, de drone e de satélites, se tornando um produto muito versátil para os usuários ArcGIS. Por fim, o ArcGIS Reality Studio é o mais novo aplicativo da Esri para tratamento e processamento de imagens aéreas, possibilitando análises em áreas maiores como cidades ou até mesmo países.

ArcGIS Reality Studio

O ArcGIS Reality Studio permite aplicar mapeamento de realidade em escala para criar a base para gêmeos digitais 3D. Ele fornece fluxos de trabalho de processamento automatizados para ajudá-lo a alinhar rapidamente grandes coleções de imagens e criar com eficiência produtos de dados fotorrealistas. Você também pode compartilhar esses dados em GIS e sistemas de mapeamento para análise e visualização avançadas.

Você pode usar o ArcGIS Reality Studio para:

  • Acelerar o processamento de dados: Para processar capturas grandes ou de vários dias em um único projeto, em vez de dividi-las em vários projetos. Isso ajuda a acelerar o processamento de dados e minimizar o tempo de entrega do conteúdo de mapeamento da realidade.
  • Automatizar a produção de conteúdo em escala: Você pode usar fluxos de trabalho automatizados para criar malhas 3D verdadeiras. Esses fluxos não exigem edições manuais de pós-processamento como edição de linha sem emenda (seamline) e quebra de linha (break-line), economizando seu tempo.
  • Fornecer resultados precisos e fotorrealistas: O ArcGIS Reality Studio fornece o melhor mecanismo de processamento e triangulação aérea da categoria para que você possa produzir malhas 3D precisas, fotorrealistas e de alto desempenho.
  • Produzir conteúdo com o mínimo de treinamento: O ArcGIS Reality Studio usa fluxos de trabalho que determinam automaticamente os parâmetros ideais em cada etapa de processamento, reduzindo a curva de aprendizado para começar. Você também pode fazer referência rápida a dados no contexto de um mapa, facilitando a localização de suas imagens.
  • Fornecer valor imediato aos seus clientes: As saídas criadas com o ArcGIS Reality Studio podem ser usadas imediatamente no sistema ArcGIS ou em outros sistemas de mapeamento de terceiros. Isso significa que você pode fornecer resultados facilmente aos seus clientes, sem precisar reformatar os dados.

ArcGIS Reality for ArcGIS Pro

O ArcGIS Reality for ArcGIS Pro fornece ferramentas de mapeamento da realidade que permitem aos profissionais de GIS criar a base para gêmeos digitais e fornecer dados para análise no ArcGIS. Ele permite que você use o ArcGIS Pro para gerar ortomosaicos fotorrealistas, nuvens de pontos e malhas 3D. O processamento e as saídas são perfeitamente integrados ao ArcGIS, portanto, ficam imediatamente prontos para análise e visualização.

Com o ArcGIS Reality for ArcGIS Pro, você pode:

  • Gerar resultados 3D internamente: O ArcGIS Reality for ArcGIS Pro oferece recursos de mapeamento de realidade no ArcGIS Pro. Isso permite que você expanda seus recursos de produção para incluir ortos verdadeiros e malhas 3D texturizadas de alta qualidade, sem a necessidade de gastar tempo aprendendo uma nova solução.
  • Processar drones e imagens aéreas: O ArcGIS Reality for ArcGIS Pro é independente de câmera e suporta uma ampla variedade de drones e sensores aéreos. Isso significa que você não precisa de soluções separadas para drones e imagens aéreas. Em vez disso, você pode processá-lo em um único aplicativo: ArcGIS Pro.
  • Integrar o conteúdo do mapeamento da realidade em sua análise: O conteúdo que você cria com o ArcGIS Reality for ArcGIS Pro fica imediatamente acessível em seus fluxos de trabalho de análise do ArcGIS. Por exemplo, você pode usá-lo como base para detecção automatizada de objetos e extração de recursos.

Atualização ArcGIS Drone2Map

  1. Novos Tipos de Produtos

Ortomosaicos agora são chamados de ortomosaicos verdadeiros para conjuntos de dados RGB. Ortomosaicos verdadeiros agora estão disponíveis ao usar a licença Standard ou Advanced – anteriormente não acessíveis usando a licença Standard. O ortomosaico verdadeiro fornece uma visão vertical verdadeira de tudo dentro da área do projeto, o que significa que mostra tudo na posição horizontal adequada – em particular, quaisquer objetos acima do solo, como telhados de prédios.

Um exemplo de ortomosaico verdadeiro é mostrado logo abaixo, na parte inferior das duas imagens. A imagem superior mostra uma área de um ortomosaico criado por métodos tradicionais, resultando na disposição horizontal do edifício e fazendo-o parecer inclinado para longe da câmera, com as fachadas visíveis.

As linhas vermelhas mostram a localização real do perímetro do edifício – e na imagem inferior você pode ver o excelente alinhamento entre o polígono do perímetro do edifício e a imagem após o processamento, criando um ortomosaico verdadeiro (as fachadas do edifício não são mais mostradas).

Além disso, os modelos digitais de superfície (MDS) e de terreno (MDT), renderizados como sombreamento, agora estão disponíveis como produtos de dados de saída e podem ser compartilhados como camadas hospedadas. Essas saídas podem ser muito úteis para apresentação ou análise.

        2. Melhoria de Qualidade na qualidade de ortomosaicos

Foram feitas melhorias no balanceamento de cores ao gerar produtos ortomosaicos verdadeiros. Ortomosaicos verdadeiros produzidos parecerão mais naturais, com melhorias significativas na uniformidade tonal entre imagens adjacentes.

Também houve melhorias no tratamento de objetos em movimento (carros, trens etc.), reflexos e condições de iluminação abaixo do ideal, possibilitando ajustes para reduzir ou remover áreas problemáticas. Isso resulta em um produto de saída com aparência mais limpa sem afetar as imagens ou áreas de superfície de elevação que podem ser usadas para análise.

 

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!