DSG04 | Explorando Relações e Padrões Geoespaciais

Diogo Romeo Rosanelli

Desenvolvedor e Consultor GIS

Bem-vindo(a) ao quarto artigo do nosso desafio: Desvendando os Segredos Geoespaciais! Hoje, vamos dar mais um passo em nossas habilidades de inteligência geográfica, aprendendo a realizar análises espaciais avançadas com o ArcGIS Pro. Vamos explorar relações e padrões geoespaciais para obter insights valiosos a partir dos dados geográficos.

O objetivo deste quarto artigo é praticar análises espaciais com o ArcGIS Pro, explorando relações e padrões geoespaciais nos dados de referência e pontos de interesse. Ao final do dia, você terá adquirido habilidades em análise espacial, permitindo que tome decisões informadas baseadas em insights obtidos a partir dos dados geográficos.

 Carregando Dados de Referência

Para realizar análises espaciais significativas, é importante ter dados de referência relevantes. Neste desafio, utilizaremos camadas de dados obtidos do IBGE.

Vamos elaborar um mapa com as seguintes camadas:

  • Limites Municipais
  • Limites Estaduais
  • Pontos de Cidades
  • Pontos de Barragens

Faça o download dos arquivos no link Dados_DSG04.zip

Importando e Preparando os Dados

Com os arquivos em mãos, siga os passos abaixo para importá-lo e prepará-lo no ArcGIS Pro:

  1. Abra o ArcGIS Pro e abra um novo projeto de mapa.
  2. No Catálogo, navegue até a pasta onde você salvou o arquivo baixado e descompactou tendo acesso a todos os SHP’s.
  3. Arraste e solte o arquivo para dentro do Visualizador de Mapas para adicioná-los como novas camadas no projeto.
  4. Ajuste a simbologia do mapa lembrando-se de manter a visibilidade adequada para cada camada, de forma que possa visualizar os principais dados a serem utilizados em nossa análise.

Vamos criar um mapa visualizando todas as camadas ao mesmo tempo, e abaixo vocês podem visualizar uma sugestão da configuração de simbologia.

Explorando Análises Espaciais

Agora que temos os dados de referência carregados, vamos explorar algumas análises espaciais para entender relações e padrões geoespaciais:

  1. Clique na guia Análise (“Analysis”) na parte superior do ArcGIS Pro para acessar as ferramentas de análise espacial.

  1. Experimente diferentes análises, como Proximidade, Clusterização e Seleção Espacial, para identificar padrões e tendências nos dados.

  1. Utilize as ferramentas de Sumarização e Estatísticas para obter informações valiosas sobre a densidade e estatística de pontos associadas a um estado ou município.

Você pode ainda explorar as ferramentas de seleção por atributos espaciais para identificar a relação entre as camadas. Estas são funcionalidades essenciais na vida de um Analista GIS.

Como desafio sugiro que você realize uma análise para identificar o quantitativo de barragens por municípios do Brasil. Qual será o município que tem mais barragens?

Lembrete

As análises espaciais são poderosas ferramentas para entender o mundo ao nosso redor. Continue praticando e explorando diferentes técnicas de análise para desvendar informações valiosas que possam impactar positivamente suas atividades profissionais ou projetos pessoais. Nos próximos artigos, continuaremos a aprofundar nosso conhecimento em geotecnologias, avançando para conceitos ainda mais interessantes e desafiadores. Não deixe de acompanhar a série de artigos e desafios, pois ainda há muito mais por descobrir!

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!