EU Esri 2022: 1° Edição da Premiação Escolha da Audiência

Gabriela Santiago

Analista do Sucesso do Cliente

O Encontro de Usuários Esri Brasil, conhecido como EU Esri, acontece todos os anos e reúne os apaixonados por geotecnologias de todo o país.

O evento tem a missão de apresentar os mais recentes avanços da tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficas (GIS), para solucionar problemas de negócio e melhorar a vida das pessoas.

A edição do Eu Esri 2022 foi um grande sucesso! Batemos recorde no número de projetos inscritos, foram mais de 90 projetos selecionados de 80 empresas.

O evento contou com vários cases de sucesso que foram apresentados, ao vivo, por clientes como: Carbonext, Claro, Ibama, Governo de SP, TAG, Prefeitura de Salvador, Suzano Papel e Celulose, CHESF, Eletrobrás, Samarco e Mosaic Fertilizantes.

Como é de costume, todos os anos a comissão Imagem seleciona projetos para receber o Prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS na Transformação Digital. Nesse ano os projetos com maior destaque foram:

  • Agência Nacional de Mineração (ANM):Com o projeto “Sistema de alertas e Monitoramento do nível de emergência em Barragens de Mineração”, a ANM deu início em um processo de evolução técnica, por meio de diversos serviços prestados com o uso do ArcGIS no decorrer de 2021 e 2022. Com uma rotina de Monitoramento e Fiscalização com o Operation Dashboard e WabAPP Builder de monitoramento da condição de Segurança das Barragens.
  • Governo do Estado de São Paulo – Instituto de Economia Agrícola (IEA): O projeto “Projeto Rotas Rurais” foi concebido e motivado pela necessidade de se criar instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. A ausência desses instrumentos comprometia a qualidade de vida, as atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas populações rurais em todo estado.
  • TAG – Transportadora Associada de Gás S.A.: TAG Viewer.O uso do ArcGIS acompanha todo processo de recebimento, avaliação e integração pela Transportadora Associada de Gás dos ativos anteriormente geridos pela TRANSPETRO. Todo trabalho de campo para contabilização, avaliação dos ativos e de branding foi feito com o suporte da tecnologia ArcGIS, que suporta processos operacionais críticos para os ativos como: Manutenção e Integridade, Meio Ambiente, Segurança e Gestão Fundiária.

Assista abaixo o vídeo completo da premiação.

Galeria de Mapas e Escolha da Audiência

Em agradecimento ao número de inscritos na sessão SEU PROJETO NO EU ESRI, a edição de 2022 contou com duas grandes novidades, a Galeria de Mapas EUESRI2022 e uma nova categoria de premiação, a Escolha da Audiência.

A escolha da audiência foi criada para que todos os participantes pudessem escolher seu projeto favorito.

Escolha da Audiência – Prêmio Excelência no uso do Sistema ArcGIS

O campeão da primeira edição da Premiação Escolha da Audiência recebeu 230 votos, o projeto vencedor foi o enviado pela empresa Bracell – Análise temporal, socioambiental e qualidade dos plantios: aplicações para projetos florestais.

Gostaríamos de parabenizar a empresa Bracell por inovar e obter sucesso com o uso do ArcGIS. Confira abaixo o vídeo de agradecimento!

Ficou curioso(a) sobre a Premiação Escolha da Audiência?

Então vem conhecer um pouco sobre os bastidores de criação da votação e compartilhe com a gente a emoção que foi desenvolver esse projeto!

Para criar o formulário de Votação da Escolha da Audiência utilizamos o aplicativo ArcGIS Survey 123.

O Survey é uma solução de coleta de dados simples e intuitiva centralizada em formulário que permite criar, compartilhar e analisar pesquisas em poucos passos. Conheça mais sobre o Survey 123.

O formulário foi criado seguindo o fluxo de trabalho do Survey, onde o primeiro passo é criar as perguntas que serão feitas para o usuário final.

Em seguida, a pesquisa deve ser compartilhada para obter as respostas e por último é realizada a análise dos resultados.

O ArcGIS Survey 123 oferece duas possibilidades para criar uma pesquisa – o Web Designer e o Survey123 Connect.

Com o web designer você pode criar pesquisas usando uma interface intuitiva, baseada em blocos (drag-and-drop) de arrastar e soltar, com uma ampla variedade de tipos de perguntas que podem ser configuradas de várias maneiras, e podem ser utilizados através do aplicativo web e do aplicativo de campo. Já no connect você cria a pesquisa através de um XLSForm, que possibilita configurações mais robustas e específicas de acordo com o seu objetivo.

Para a criação do formulário de votação foi escolhido o web designer devido a facilidade de criação do questionário.

1° passo: Criar a pesquisa

Para criar a pesquisa do formulário de votação, o primeiro passo foi definir quais perguntas e configurações seriam feitas. Essa é uma etapa muito importante na criação de qualquer formulário utilizando o Survey123, visto que o bom desenvolvimento garante a obtenção das respostas necessárias para nossa análise.

No web designer do ArcGIS Survey123 os tipos de perguntas já são pré-configurados, o que facilita a criação do formulário.

Os tipos de perguntas utilizados no formulário de votação foram: texto de única linha para que o participante pudesse adicionar o nome completo e o nome da empresa a qual trabalha, esse tipo de pergunta é ideal para respostas curtas, uma vez que abre uma caixa de texto com entrada de uma única linha.

Já para coletar informações de e-mail, foi utilizado a pergunta E-mail, essa pergunta rejeita todas as entradas que não sejam em formato de um endereço de e-mail.

Para definir a categoria foi utilizada a pergunta de única escolha; e para a escolha do projeto a lista suspensa. Em ambas são exibidas várias opções de respostas, mas apenas uma pode ser selecionada.

Agora o elemento principal desse formulário foi a função definir regra, que oculta perguntas por padrão e mostra apenas a pergunta seguinte com base na resposta de outra pergunta (anterior).

Ao definir regra, o Survey cria perguntas primárias e condicionais: no caso do formulário de votação a escolha da categoria foi a pergunta primária, enquanto a escolha do projeto foi a pergunta condicionada. Com essa opção conseguimos agrupar os trabalhos por categoria e facilitar a escolha do projeto favorito, já que estavam atrelados a categoria de interesse.

Então, ao escolher uma categoria o participante só consegue ver na lista suspensa os projetos referentes a categoria escolhida. É importante lembrar que a caixa de diálogo definir regra só é compatível com os tipos de pergunta: escolha única, lista suspensa, likert e classificação.

Outra etapa importante desse primeiro passo foi a personalização da aparência do formulário. Na guia aparência conseguimos escolher ou criar um tema, editar o cabeçalho, conteúdo e a página da web. Com essa opção conseguimos colocar a cara do Eu Esri na votação.

2° passo: Compartilhar a pesquisa

O segundo passo é o compartilhamento da pesquisa e dos resultados, isso mesmo existem dois tipos.

O compartilhamento da pesquisa, em resumo, é o envio para quem vai responder: na guia Colaborar definimos as configurações de compartilhamento da pesquisa – como quem pode responder, que tipos de registros podem ser feitos, quantos envios de respostas podem ser feitos e o período de coleta de respostas.

Já o compartilhamento de resultados controla quem tem acesso aos resultados da pesquisa no site Survey123.

No formulário de votação deixamos a visualização restrita apenas para os integrantes do grupo dos bastidores, garantindo sigilo total até o dia da divulgação do resultado. Conheça mais sobre as boas práticas de compartilhamento no web designer.

3° passo: Analisar o resultado

Na guia Analisar é possível visualizar quaisquer resultados enviados à sua pesquisa por meio de gráficos, mapas e fazer download de todas as respostas coletadas. Acessando os dados enviados pelos participantes conseguimos ver quais categorias tiveram maior número de votos.

Por fim, conseguimos contabilizar o número de votos por projeto e definir qual recebeu o maior número de votos na Escolha da Audiência. Ao todo foram mais de 1800 votos contabilizados no período de 29/09 a 03/10 e o projeto campeão foi o da Bracell, conforme já viu acima.

Você gostaria de saber mais sobre o aplicativo ArcGIS Survey 123? Precisa de ajuda para criar sua pesquisa? Procure a equipe do Sucesso do Cliente da Imagem, nosso time está pronto para te ajudar a obter mais sucesso com o uso do ArcGIS.

Clique abaixo e assista ao Replay Completo
do #EUESRI2022 agora mesmo!

 

Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!