Exemplos de dashboard e otimização na visualização de dados digitais no ArcGIS Dashboards

ArcGIS Dashboards é uma aplicação online perfeita para gestão dos negócios e construção de painéis inteligentes de forma prática e rápida. Monte o seu!

Jonathan Handaya

Sucesso do cliente

O gerenciamento efetivo de dados, nos dias de hoje em que um grande e intenso volume de informações são gerados a todo instante, é um desafio que impacta a sociedade em diversos âmbitos. Empresas e governos frequentemente precisam de dados visualmente transparentes, personalizados e que sejam úteis para otimização de processos e tomadas de decisão.

Com o objetivo de sistematizar uma grande quantidade de informações de forma fácil e intuitiva e, dessa forma, assegurar confiança na hora das instituições tomarem iniciativa em alguma ação, o ArcGIS Dashboards é uma aplicação online que colabora nesse sentido, através da construção de painéis inteligentes. Dentro deles, diversos elementos, como gráficos, mapas e tabelas podem ser inseridos de forma rápida e sem necessidade de programação.

Com o Dashboards, os usuários podem ter muito mais praticidade na hora de acessar dados e informações geográficas, pois os painéis inteligentes sintetizam tudo em uma única tela de visualização. Dados sistematizados tornam o trabalho das equipes muito mais rápido, agilizando a identificação de problemas, oportunidades e promovendo um fluxo de informações mais ordenado. Observe alguns exemplos de painéis abaixo.

Mapas dinâmicos e exemplos de dashboards na prática

É possível criar um dashboard para diferentes setores da sociedade. Um órgão ambiental, por exemplo, pode integrar dados que possibilitem um monitoramento efetivo das emissões de poluentes atmosféricos  ou, até mesmo, avaliar a tendência que uma área tem de contaminação.

Empreendedores podem ter acesso a indicadores de desempenho, de modo que sejam feitas análises quantitativas e qualitativas das suas vendas, produtos e colaboradores. Além disso, é possível agrupar dados que auxiliem no crescimento da empresa, como informações integradas dos clientes, mapeamento de concorrentes e dados de marketing.

Os painéis inteligentes permitem que planos de controle da qualidade e a mitigação dos problemas das empresas e governos sejam realizados de modo assertivo e estratégico, facilitando as tomadas de decisão.

4 dicas para criação de painéis mais estratégicos no ArcGIS Dashboards

Para a criação dos painéis, muitos detalhes precisam ser considerados. Portanto, aqui vão quatro dicas-chave gerais para se obter as melhores práticas dentro da aplicação:

1.Tenha seus objetivos claros

Para a construção de um dashboard, é extremamente importante entender o propósito da sua criação. Saber a finalidade do painel irá direcionar a forma como você irá montar o layout e a escolher os elementos que irão o compor.

2. Conheça o público-alvo

Da mesma forma que entender os objetivos do seu painel irá te conduzir na estruturação dele, considerar o público que terá acesso ao dashboard também é essencial pois te auxiliará a construir um painel com uma lógica de leitura aderente para o tema e para o usuário. Então, tenha informações sobre quem terá acesso ao compartilhamento. Dessa forma, você saberá quais dados deve inserir no painel, considerando o grau de conhecimento do público sobre o assunto e o local de exibição do painel também. A visualização do painel pode ser feita através de dispositivos móveis, por isso é válido se atentar a esse detalhe.

3. Opte pela simplicidade

O ArcGIS Dashboards fornece a opção de inserir diversos elementos para visualização. Dentre eles, você pode adicionar uma barra lateral para complementar informações do painel, uma legenda, elementos visuais como gráficos de série para observar padrões ou gráficos de pizza, caso seja necessário representar os percentuais de dados. Além disso, existe a opção de acrescentar medidores e indicadores que permitam visualizar padrões estatísticos e quantidades, adicionar listas, tabelas, ou até mesmo, documentos, imagens ou vídeos embutidos de outros sites.

Utilizar todos estes elementos é possível, mas não é prático. Um dashboard com muitas cores e informações não contribui ativamente com a acessibilidade aos dados nem com a tomada de decisões. Mostre apenas informações relevantes para sua organização através de um layout limpo e descomplicado.

4. Torne o painel interativo

Uma das opções de configuração que o ArcGIS Dashboards permite ao usuário habilitar são as ações. Através delas, os elementos se tornam integrados. Ou seja, com essa função, quando você move ou aproxima o zoom em uma região do mapa, por exemplo, os dados visualizados dentro de um elemento integrado a esse mapa, como um gráfico, serão atualizados. Utilizar essa funcionalidade torna o painel muito mais dinâmico e interativo, oferendo uma ótima experiência para os usuários.

Através do avanço das tecnologias, o fluxo de dados tem se tornado cada vez mais rápido e intenso em nosso cotidiano. Com o ArcGIS Dashboards , o acesso a esse volume de informações se tornou muito mais prático, permitindo que as tomadas de decisão sejam muito mais eficientes. A plataforma é completa, intuitiva, customizável e está disponível no ArcGIS Online ou Portal for ArcGIS.

 

Se você se interessou pelo potencial desta ferramenta em seu negócio, clique e saiba mais em nossa página oficial!

Veja mais também:

ArcGIS Dashboards: Construindo o seu Painel

Conheça a nova experiência de criação de Dashboards no ArcGIS

Quickcapture e Dashboards: utilização no levantamento em campo

 

Você gostou desse artigo?

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 3 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!