Gerenciamento de rede de distribuição de água

Drielle Salles de Oliveira

Analista De Marketing Produtos E Verticais

Para que as companhias de água possam se adequar e entregar as metas de universalização de acesso a água tratada proposta no novo Marco Legal do Saneamento até 2033, é necessário que ela consiga visualizar no escritório todas as informações das redes.

Ter controle sobre os ativos de rede e conseguir compreender com mais rapidez e assertividade todos os impactos sofridos pela rede ajuda as companhias na tomada de decisão e modernização das redes.

Atualmente, é comum encontrar companhias que ainda não têm o domínio geográfico de suas redes, que estão com cadastros incompletos e defasados, muitas até ainda não conseguiram digitalizar 100% da sua rede de água e de esgoto. Além destes desafios a transformação digital, também se mostra atrasada em algumas companhias que não possuem sistemas capazes de apoiar na digitalização da rede.

É importante que essas companhias tenham sistemas consolidados e seguros para apoiá-los ao longo do ciclo de vida de seus ativos, e que também seja capaz de integrar várias áreas e se relacionar a outros sistemas para dar maior controle aos gestores e garantir que não sejam necessários gastos futuros com troca de sistemas.

GIS como ferramenta essencial no Saneamento

Neste ponto, o GIS (Sistemas de Informações Geográficas) como o ArcGIS se faz fundamental para atendimento de todos os desafios encontrados pelas companhias de Saneamento.

O ArcGIS permite o mapeamento de sistemas de distribuição de água em um nível de ativo individual, o que dá às concessionárias a capacidade de criar mapas interativos e painéis de seus sistemas, operações de suporte e gerenciamento de ativos.

Indo além do mapeamento de nível de ativo individual e representando um sistema de distribuição de água como uma rede, o ArcGIS fornece às concessionárias um gêmeo digital que contém todos os ativos individuais e se comporta como se o sistema fosse construído e operasse no mundo real para representar como os ativos individuais funcionam juntos, como uma rede de serviços públicos, permitindo análises mais poderosas.

É importante dizer que a Esri está atenta e disponibiliza sistemas de apoios não só às grandes concessionárias, mas também às que atendem médias e pequenas cidades.

O ArcGIS Solution é uma facilidade disponibilizada pela Esri para atender a diversos públicos e facilitar o processo de implementação com templates pontos para uso. Na prática, a concessionária diminui o tempo de implementação de uma solução voltada para atender os desafios do gerenciamento de ativos e o de capacitação do time que irá operar estes sistemas.

ArcGIS Solution

Water Distribution Data Management for ArcGIS Online, ou Gerenciamento de rede de distribuição de água para ArcGIS Online é a solução que a Esri disponibiliza para uso de pequenas e médias concessionárias de água.

Ele possui um sistema baseado na Web totalmente funcional que disponibiliza mapas de seus recursos hídricos com segurança para funcionários de escritório e aplicações para o campo. Dessa forma, você pode começar imediatamente a mapear seus ativos no campo usando GPS, digitalizar as builts no escritório ou carregar seus dados digitais existentes.

Coletor de Ativos de Distribuição de Água

O Coletor de Ativos de Distribuição de Água é a aplicação usada pela equipe de campo com o aplicativo ArcGIS Field Maps para capturar rapidamente a localização e informações descritivas sobre válvulas, hidrantes, redes de água e outros componentes do sistema de água. A equipe de campo pode usar o GPS para registrar a localização de ativos ou esboçar ativos no mapa.

Editor de distribuição de água

O aplicativo da web Editor de distribuição de água permite que a equipe mapeie novos recursos hídricos e edite as informações dos recursos existentes usando um navegador da web.

Os técnicos de mapeamento podem usar o Gerenciador de dados de distribuição de água com ArcGIS Pro para realizar edições de precisão, digitalizar informações de ativos de construções executadas digitalizadas, importar informações de ativos de arquivos CAD e executar tarefas adicionais de gerenciamento de dados.

Colabore com as notas do mapa

O sistema também permite que a equipe crie anotações no mapa. As notas do mapa podem ser usadas para registrar informações gerais, ativos que precisam de manutenção ou reparo, informações incorretas, ativos mapeados incorretamente ou ativos ausentes no mapa.

As companhias que desejam ir além do simples mapeamento de ativos e implementar recursos avançados de rede podem fazer a transição para o deste modelo de Gerenciamento de rede de distribuição de água para ArcGIS Online para o ArcGIS Enterprise, que compartilha um modelo de dados alinhado com esta solução, simplificando o caminho para recursos mais robustos.

Confira os detalhes desta solução no Storymap disponibilizado pela ESRI.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

4.8 5 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!