A gestão territorial e fundiária é um elemento crítico para empresas do setor de geração de energia, especialmente à medida que as demandas por fontes renováveis, como a solar e a eólica, continuam a crescer.
Gerenciar terrenos de forma eficaz não só ajuda a garantir o bom uso da terra, como também minimiza riscos legais e operacionais, facilita o planejamento de novos projetos, e assegura a conformidade regulatória e legal.
Nesse contexto, o uso de soluções de mapeamento e inteligência geográfica, como o ArcGIS, são essenciais para gerenciar e otimizar o cadastro fundiário desses imóveis.
Empresas de geração de energia, especialmente as que operam grandes usinas e parques solares ou eólicos, enfrentam desafios crescentes na gestão de ativos dispersos em vastas áreas territoriais como:
- Conflitos de posse e titularidade
- Negociações com proprietários e comunidades
- Aspectos ambientais
- Demora na Obtenção de autorização e licenças
- Interferências com atividades econômicas
- Riscos de atrasos em projetos
- Custos elevados
A necessidade de mapear, monitorar e gerenciar esses terrenos de maneira centralizada é fundamental para garantir que todos os recursos estão sendo utilizados da melhor forma possível.
Uma gestão fundiária eficiente permite uma visão clara da situação legal e ambiental das propriedades, identificando possíveis áreas de risco e otimizando o uso da terra, algo vital para a viabilidade de novos projetos de energia.
Tecnologias para a gestão territorial
A gestão territorial é um processo multidisciplinar. A regularização dos imóveis rurais abrange questões referentes às suas titularidades, que demanda profundos conhecimentos na área do direito e na área ambiental, além de conhecimentos em engenharias, agronomia e geografia.
As empresas de geração de energia elétrica têm adotado sistemas geográficos que operam como ferramenta de inteligência fundamental para a gestão das suas áreas, sejam áreas inundáveis ou parques eólicos.
A gestão territorial sendo realizada de forma sistêmica assegura que todas as etapas do processo sejam acompanhadas e munidas com informações e documentos patrimoniais.
Outro benefício importante de utilizar ferramentas como o ArcGIS é a capacidade de realizar análises espaciais complexas para planejar a expansão das operações.
No caso de parques solares ou eólicos, por exemplo, a análise da declividade do terreno, da proximidade de redes de transmissão, e da compatibilidade ambiental de novas áreas, podem ser realizadas de forma rápida e precisa, garantindo a otimização da infraestrutura e o melhor aproveitamento dos recursos.
Por meio de um sistema para a gestão territorial e fundiária, é possível entender as relações existentes, realizar facilmente o levantamento histórico da propriedade, compartilhar as informações digitais com pessoas e áreas responsáveis por cada etapa do processo da gestão territorial e fundiária e despachar atividades que precisam ser realizadas em campo.
Por fim, uma gestão territorial bem executada, com o suporte de sistemas avançados como o ArcGIS, melhora a comunicação interna e externa das empresas, ao fornecer informações em tempo real para todas as partes envolvidas.
Relatórios e mapas interativos tornam o planejamento mais colaborativo, facilitando a tomada de decisão e o alinhamento estratégico entre equipes técnicas, jurídicas e ambientais.
Gestão Fundiária em Projetos de Energia Renovável
Transforme a gestão fundiária da sua empresa com inteligência geoespacial.
VEJA SOLUÇÃO