Inovando a maneira de contar histórias com o Storymaps

Luiz Ferreira de Aguiar Filho

Desde os antigos mapas confeccionados sobre argila até as grandes navegações, a criação e utilização de mapas sempre esteve estritamente relacionada com a história da humanidade. Com o passar do tempo, os mapas deixaram de ser apenas ferramentas e se tornaram portais que nos dão pistas sobre o povo que os concebeu: suas ambições, visões de mundo, rotas de comércio, entre outras características.

Ao longo dos últimos anos, os mapas vêm passando por uma transformação sem precedentes, deixando de ser impressos no papel e apenas visuais, tornando-se digitais e extremamente interativos, possibilitando diversas funções prestativas e surpreendentes.

Como criar uma história no StoryMaps

Em vista desses avanços e da maior acessibilidade aos materiais SIG, a montagem de mapas interativos tem se tornado uma alternativa bastante interessante para usuários ou empresas que queiram realizar análises, planejar, gerir e tomar decisões. Para isso, a Esri possui o StoryMaps, um ambiente já incluso na assinatura do ArcGIS sem custo adicional, que permite combinar mapas, mídias e texto para criar um conteúdo dinâmico e interativo, onde é possível expressar ideias e histórias de forma prática e inovadora.

Ao entrar na plataforma do StoryMaps, acessível através do ArcGIS Online, são apresentadas diversas opções para começar a ter experiência com o software. Dentre tutoriais, StoryMaps criados pela comunidade e webinários, você pode escolher como e por onde começar a se aventurar.

Depois de começar, o aprendizado com o StoryMaps é bem rápido e natural, sendo inclusive um dos motivos para esse ambiente estar se tornando cada vez mais difundido entre os usuários de SIG.

Ao clicar em “Nova história” e selecionar um dos modos, são apresentados o layout e sugestões para facilitar o início do seu projeto.

Logo após iniciar, já é possível adicionar conteúdos interativos ao seu StoryMap, como mapas expressos, imagens ou artigos embutidos. Todas essas funções são acessadas clicando no círculo com um “+” dentro.

Confira 4 motivos para usar o StoryMaps

O Storymaps pode ser utilizado para inovar de diversas formas ao contar histórias. E como histórias diferentes vão necessitar de funcionalidades e designs diferentes, o software tem que estar pronto para os mais variados tipos de uso:

1) Analisar eventos ambientais

A análise de eventos ambientais é de grande importância, já que eles podem ocorrer em escala regional, nacional ou até mesmo mundial. Ao verificar a magnitude que um terremoto atingiu em diversos locais de uma região, ou estudar a dispersão de cinzas originárias de um vulcão em erupção, é interessante ter um mapa interativo acompanhado de uma seção descritiva para detalhar a situação de forma eficiente e conscientizar a população. Um ótimo exemplo de StoryMap que faz uso desses recursos é esse sobre padrões em incêndios florestais ao redor do mundo.

2) Entender características populacionais

Países tão diversos e extensos como o Brasil possuem regiões cujas populações diferem consideravelmente em costumes, religiões, densidade, entre outros. Por isso, é de grande utilidade saber as características populacionais de cada lugar, permitindo um melhor redirecionamento de recursos, por exemplo. Um StoryMap que faz exatamente isso é esse que explora os dados do censo demográfico dos Estados Unidos em 2020.

3) Estudar e divulgar a viabilidade de um projeto

Para empresas que trabalham com energia, estudar e divulgar a viabilidade de um projeto para construção de uma usina é uma etapa de grande importância. Ao chegar nessa fase, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) utilizou um StoryMap para realizar essa função, tornando possível explorar os detalhes do projeto da usina, a área ocupada, os municípios, a infraestrutura existente, além de conhecer um pouco mais sobre como esse projeto foi concebido.

4) Contar a sua própria história

Contar histórias é uma das melhores maneiras que temos para repassar informações, gerar engajamento e nos conectar uns com os outros. E para isso, os StoryMaps são extremamente práticos e intuitivos, possuindo funções para construir o texto, gerar mapas expressos, embutir notícias e vídeos, e muitas outras.  Agora fica o convite para que acesse sua conta no ArcGIS Online e crie você também a sua história!

Outros StoryMaps criados pela comunidade estão disponíveis clicando aqui.

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!