Com o SDK do ArcGIS Pro na versão 1.4, a melhoria mais significante foi a inclusão de um novo padrão e modelo de add-in que permite personalizar a experiência e interface do usuário na inicialização do ArcGIS Pro. Esse é um novo recurso interessante que permite aos desenvolvedores criar uma experiência de solução para o Pro focada.
A configurações fornecem:
- Solução de branding da UI do Pro – Você pode criar uma UI e experiência de usuário altamente personalizada na inicialização do Pro com uma tela inicial, pagina de inicial, ícone da aplicação customizados e muito mais;
- Personalização baseada em perfil ou condições – Você pode criar lógica na experiência de inicialização do Pro e customizar a UI em ribbon do Pro baseada em condições, logins e etc;
- Recursos de Add-in – as configurações fornecem todos os recursos de customização padrões dos add-ins;
- Controle sobre os add-ins – você pode escolher como e quais add-ins são carregados no Pro.
Essencialmente, você pode pensar em uma configuração como um tipo especial de add-in com todos os recursos de um add-in tradicional e com ainda mais funcionalidades para uma experiência personalizada de inicialização e solução do Pro. Como as configurações são vistas como parte de uma solução geral, você inicia uma configuração por sessão do Pro, embora você ainda possa ter vários add-ins carregados e disponíveis nessa sessão.
Veja abaixo uma imagem de uma página inicial personalizada do Pro criada a partir do exemplo de configuração ConfigWithMap da comunidade. O exemplo mostra uma visão geográfica interativa, uma forma para selecionar um projeto específico ou área de trabalho.
Veja a seguir algumas semelhanças e diferenças entre configurações do Pro e add-in tradicional do Pro.
Semelhanças:
- Ambos permitem a customização de toda UI do Pro e inserir uma lógica personalizada;
- Ambos são feitos a partir de modelos de projetos do SDK;
- Ambos são compilados em um único pacote de implementação e instalados via add-in padrão de instalação.
Diferenças:
- Diversos add-ins podem rodar em uma única sessão do Pro;
- Apenas uma configuração por sessão do Pro, uma vez que as configurações se destinam a experiências de soluções focadas;
- Os add-ins só são disponibilizados depois de um projeto do Pro ter sido carregado na página inicial padrão;
- As configurações fornecem a capacidade para uma UI / UX de inicialização personalizada, incluindo lógica condicional ou baseada em perfil.
O modelo de Configurações
As configurações são criadas usando o novo modelo de projeto de configuração fornecido nos modelos do SDK do Pro 1.4 no Visual Studio. A imagem a seguir mostra o novo modelo de configuração que pode ser vista abaixo do modelo de projeto de add-in tradicional.
Uma vez selecionado, o modelo de configuração cria uma série de novos componentes do projeto inicial que os desenvolvedores podem começar a usar com uma nova configuração. Veja uma imagem dos itens do projeto que são fornecidos e uma breve descrição de cada um:
- Pasta de Imagens Escuras – Imagens para o pacote de arquivos de configuração padrão para quando estiver visualizando o tema escuro;
- Pasta de Imagens – Imagens para o pacote de arquivos de instalação de configuração padrão, ícone do Pro e pagina inicial;
- Pasta da UI – Views e Classes para a página Sobre, tela inicial e página inicial para que os usuários editem e / ou substituam com suas próprias imagens, views e lógicas de códigos;
- Um arquivo config.daml padrão está incluso assim como em um projeto de add-in padrão do Pro, isso determina como os controles do Pro aparecerão na UI do Pro;
- A classe ConfigurationManager controla a lógica e alguns aspectos de aparência da configuração que são usados para adicionar funções de Callback que permitem que você gerencie a experiência de inicialização do Pro.
Todos os itens acima podem ser usados como views e classes iniciais para sua configuração e já estão disponíveis para você criar e implantar.
Recursos
Veja os recursos primários nas configurações que estão disponíveis na documentação do SDK no site:
- ProConcepts Configurations Manager – é um documento importante com informações introdutórias e aprofundadas. A seção “Configuration Callbacks and Application State” tem informações chaves sobre os diferentes Callbacks disponíveis;
- ProGuide: Configurations Manager – é um passo a passo sobre como usar o modelo e as amostras;
- Classe ConfigurationManager – é documento de referência da API;
- Exemplos da Comunidade – Existem dois exemplos de configurações disponíveis: ConfigWithMap e ConfigWithStartWizard que estão disponíveis na pasta Framework.
Os exemplos da comunidade são úteis para demonstrar as diferentes funcionalidades da configuração. Algumas das características especificas você pode conferir no novo exemplo da comunidade ConfigWithMaps:
- Uma tela inicial, página inicial, página Sobre e ícone de aplicação personalizada;
- Lógica de inicialização solicitando a autenticação de um usuário com uma credencial de conta do ArCIS Online;
- Funcionalidade de add-in personalizada com botões e dockpane customizada;
- UI ribbon personalizada após a inicialização.
Veja abaixo uma imagem do exemplo ConfigWithMap:
Para ajudar você a começar existem vídeos disponíveis de introdução à Configurações do SDK que incluem uma visão geral do SDK do Pro e configurações, com demonstrações do exemplo de ConfigWithMap e algumas edições básicas de uma configuração criada a partir do modelo.
Estamos ansiosos ouvir sobre os novos add-ins e configurações que você e sua organização desenvolverão este ano com o ArCGIS Pro.