O Arcgis Pro, uma das ferramentas mais poderosas da Esri para geoprocessamento, ganha ainda mais força quando integrado ao Living Atlas.
Essa vasta coleção de dados geográficos globais e de alta qualidade, disponibilizada pelos servidores da Esri, oferece um conjunto abrangente e confiável de informações geográficas que podem ser facilmente incorporadas em seus projetos.
O que é o Living Atlas?
Este portal baseado em dados na nuvem, é um catálogo online que reúne dados de diversas fontes, como governos, empresas comerciais, universidades e entre outras.
Com isso, seus conteúdos incluem mapas-base, camadas de dados, aplicativos, imagens de satélite, ferramentas e modelos pré-treinados de deep learning.
Dessa forma, a grande vantagem do Living Atlas está na sua curadoria, que garante a qualidade e integridade dos dados.
Conteúdo “vivo”
Mapas ou camadas individuais são atualizados em frequências diferentes.
Alguns itens, como dados de população e propriedade de imóveis, podem ser atualizados uma vez por ano.
Outros itens, como dados de clima, trânsito e terremotos, representam condições quase em tempo real que são atualizadas a cada poucos minutos.
Benefícios em Usar o Living Atlas no ArcGIS Pro
- Aceleração do Fluxo de Trabalho: Ao invés de gastar tempo coletando e processando dados, você pode simplesmente adicionar camadas já prontas ao seu projeto.
- Ampla Variedade de Dados: O living Atlas oferece uma extensa variedade de dados, desde mapas topográficos, infraestruturas e transporte até dados socioeconômicos e ambientais.
- Qualidade dos Dados: Eles são curados pela Esri. Em alguns casos, a equipe de conteúdo da Esri compila dados de mapas de vários colaboradores para criar um único mapa ou camada. Em outros casos, a Esri garante que uma contribuição atenda a certos padrões e, então, o provedor publica o conteúdo diretamente.
- Integração com o ArcGIs Pro: Esta conexão é perfeita. Ela permite você pesquisar e adicionar camadas diretamente do seu projeto, sem a necessidade de ferramentas ou sites externos.
Aplicação Prática
As possibilidades de utilização desse catálogo no ArcGIs Pro são vastas, mas aqui podemos ver o poder dessas duas ferramentas unidas em ação, na qual o fluxo foca na extração dos dados, aplicação de filtros, adaptação da simbologia e análise final.
Aqui temos o uso e ocupação solo para toda região do globo terrestre com um bloco temporal no qual os dados abrangem mais de cinco anos de coleta e processamento de dados já prontos para uso.
Porém no caso prático, foi feito primeiro um recorte temporal para o dado mais recente e um recorte geográfico para uma área de interesse.
Por fim, após feito os recortes para adequar a área de interesse, pode-se ainda usar os dados extraídos para criar relatórios e gráficos específicos para cada projeto.
Conclusão
O Living Atlas é um recurso indispensável para qualquer profissional que utilize o ArcGIS Pro.
Ao oferecer um vasto acervo de dados de alta qualidade, ele permite que os usuários criem projetos mais ricos e completos em menos tempo.
Ao explorar as diversas funcionalidades do Living Atlas, você poderá potencializar suas análises geográficas e tomar decisões mais informadas.
Gostaria de explorar alguma aplicação específica do Living Atlas?
Acesse conteúdos completos exclusivos para clientes Imagem no Coordenadas Prime!
Acesse conteúdo exclusivo para clientes Imagem
Trilha de Conhecimento: Classificação do Uso e Ocupação do Solo com o Living Atlas
ACESSAR TRILHA