Seja na área de trabalho, smartphone ou no navegador, os aplicativos integrados e baseados em localização do sistema ArcGIS estão prontos para trabalhar, onde quer que você esteja. As Apps de campo são impulsionadas pelo software de mapeamento líder mundial da Esri, utilizando o poder da localização para visualizar dados, melhorar a coordenação, obter eficiências operacionais e insights, garantindo que as equipes, seja no campo ou no escritório, estejam usando os mesmos dados para reduzir erros, aumentar a produtividade e economizar dinheiro.

A última atualização inclui Apps de campo como o ArcGIS Field Maps, ArcGIS Workforce e o ArcGIS Survey123. Confira abaixo as novidades incríveis de cada App:

ArcGIS Field Maps

A versão de maio de 2022 do Field Maps introduz suporte para valores contingentes, que são comumente usados para modelar classificações naturais (árvores, plantas, animais) ou classificações materiais (postes, tubos) e podem melhorar drasticamente a eficiência e a precisão da captura de dados de formulários no ArcGIS Field Maps.

Os valores contingentes, criados e gerenciados usando o ArcGIS Pro, permitem definir valores de campo válidos que dependem de valores em outros campos. Campos que são contingentes uns aos outros são chamados de um grupo de campo. Quando um grupo de campo é incluído em um formulário, os trabalhadores móveis são apresentados com uma lista de valores válidos para cada campo que são contingentes a um campo que eles preencheram anteriormente.

Considere um grupo de campo com tipos de entrada para o nome comum, gênero e classificação de espécies de árvores. Quando um gênero é escolhido (Eucalipto, por exemplo), a lista de opções válidas para o campo Nome Comum são automaticamente preenchidas e listadas na seção Recomendada. Todos os outros valores da última estão disponíveis na seção “Outra”.

Se você selecionar um ou mais valores em um grupo de campo (White Ironbark, por exemplo), e os demais campos do grupo conterem apenas um valor recomendado, esses campos restantes serão preenchidos automaticamente.

ArcGIS Workforce

Com o lançamento de maio de 2022 do ArcGIS Workforce, foi adicionado a sincronização em segundo plano para atribuições e localização do trabalhador. Antes, os trabalhadores móveis só recebiam e enviavam atualizações quando o aplicativo móvel Workforce estava em primeiro plano. Agora, se você estiver usando ativamente outro aplicativo ou se o seu protetor de tela entrar, a App enviará e receberá alterações de atribuição e atualizações de localização, mesmo que o aplicativo esteja em segundo plano.

  • A sincronização em segundo plano só acontece quando o usuário móvel tem seu status definido para trabalhar;
  • Por padrão, o Workforce sincronizará a cada 15 minutos (seja em primeiro plano ou em segundo plano);
  • Se 15 minutos for muito longo para esperar, você pode sincronizar manualmente no aplicativo para ver alterações ou você pode aumentar o intervalo de sincronização para 60 segundos por:
  • – Definindo um intervalo de atualização de camada na camada Atribuições;
    – Desativando a otimização da bateria se estiver ligado (a configuração padrão está desligada).

ArcGIS Survey123

A nova versão do Survey123 já está disponível e inclui correções e novos recursos emocionantes no web designer Survey123 e suporte a XLSForm.

Survey123 web designer

Com o web designer ArcGIS Survey123 é possível facilmente criar formulários, apenas a partir de um navegador da Web. Nenhuma habilidade de código é necessária: arrastar e soltar perguntas em seu design e configurar visualmente a aparência e o comportamento do seu formulário. Uma vez publicado, você pode compartilhar seus formulários para uso a partir dos aplicativos web, mobile e desktop Survey123.

Nível mínimo de zoom do mapa para ferramentas de desenho

Uma nova opção no tipo de pergunta do mapa permite especificar o nível mínimo de zoom necessário antes que as ferramentas de desenho estejam ativas. Isso é útil quando você quer ter certeza de que quem responder irá fazer zoom-in o suficiente antes de definir um local ou desenhar no mapa.

Aprimoramentos de cálculo

Os cálculos ajudam a preencher perguntas de pesquisa com dados de formulários previamente inseridos. Com esta atualização, os cálculos permitem coletar informações sobre o usuário (nome e sobrenome, nome de usuário e e-mail) e o cliente (agente de usuário) usados para preencher o formulário.

Links de pesquisa de estilo nas mídias sociais (em Beta)

As mídias sociais são uma ótima maneira de dar mais visibilidade às suas pesquisas públicas. O Survey123 agora suporta o protocolo Open Graph. Isso permite que os sites de mídia social recuperem a miniatura e a descrição da sua pesquisa. Com isso, um cartão de link de mídia social atraente pode ser criado automaticamente.

Saída PDF acessível (PDF/A)

A partir desta versão, o serviço de relatório Survey123 gera saídas PDF/A.

Survey123 Connect e XLSForm

Survey123 Connect é uma ferramenta avançada de criação de formulário inteligente para desktop. Ao usar o Survey123 Connect você define as perguntas, comportamento e aparência do seu formulário usando um documento XLSForm. O Connect ajudará você a visualizar e testar sua pesquisa antes de publicar, e trabalhar com recursos avançados do Survey123, como mapas offline, pesquisas multilíngues, fluxos de trabalho de edição, funções JavaScript personalizadas e muito mais.

Função pulldata estendida (“@property”)

A função pulldata (“@property”) não é nova, mas esta atualização adiciona algumas opções adicionais para ajudá-lo a coletar informações sobre o dispositivo e o usuário coletando dados. Novas propriedades incluem:

  • Informações do usuário: A propriedade de nome de usuário recupera o nome de usuário ArcGIS usado para preencher um formulário. Você também pode agora também recuperar o e-mail do usuário e os primeiros nomes e sobrenomes, bem como seu nome completo;
  • Informações sobre dispositivos, aplicativos e pesquisas: Novas propriedades incluem OS (sistema operacional), deviceModel, appVersion, surveyName e userAgent. Use essas propriedades para saber mais sobre o dispositivo, o aplicativo Survey123 e a pesquisa usada para enviar dados ao ArcGIS.

Retornar valores UTM Norte e Leste com precisão submétrica

Agora você pode extrair valores UTM Norte e Leste para precisão de centímetros. A sintaxe se parece com esta, onde 0.01 representa a precisão desejada:

pulldata (“@geopoint”, ${location}, “UTM.easting”, 0,01) Retorna UTM leste com precisão de centímetro

pulldata (“@geopoint”, ${location}, “UTM.easting”, 1) Retorna UTM leste com precisão de medidor

Nível mínimo de zoom do mapa para capturar geometria

Usando a propriedade minCaptureZoomLevel no body::esri:style colum de estilo de uma questão de geopoint, geoshape or geotrace , você pode definir o nível de zoom do mapa no qual as ferramentas de desenho estarão disponíveis. Isso é útil quando você quer que os usuários se aproximem o suficiente antes que eles possam começar a definir a localização ou a forma de um evento no mapa.

Adições à galeria de design comunitário Survey123 Connect

O Survey123 Connect inclui uma coleção ao vivo de projetos de pesquisa compartilhados pela comunidade Survey123. Esses projetos comunitários podem ser usados como inspiração para seus próprios projetos ou como ponto de partida.

Quer saber mais sobre os aplicativos de campo da Esri? Clique abaixo e conheça os Apps de operação de Campo!

Você também pode gostar:

Workforce for ArcGIS: Coordene a sua equipe em campo, com a simplicidade do Smartphone

Survey123 for ArcGIS: Coleta de dados em campo com facilidade


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: