Novidades ArcGIS Online (ArcGIS 2023)

Saulo Oliveira - Especialista de Marketing de Produto - Imagem Esri - Autor Portal GEO

Saulo Gustavo de Oliveira

Especialista de Marketing de Produto

ArcGIS Online permite que você entenda o mundo ao seu redor usando mapas interativos que conectam pessoas, locais e dados. Você obtém estilos modernos orientados a dados e ferramentas de análise intuitivas que fornecem inteligência de localização. O ArcGIS Online possibilita criar mapas e aplicativos para compartilhar seus insights com sua organização ou com o mundo. Você pode usá-lo como uma solução completa baseada em nuvem ou para estender e complementar os recursos do ArcGIS Pro e ArcGIS Enterprise.

Ainda não tem uma conta ArcGIS? Veja como Criar uma Conta do ArcGIS.

A primeira atualização 2023 inclui novas funcionalidades no Map Viewer, como ferramentas de análise espacial, além de outros aprimoramentos e novos recursos em todo o site do ArcGIS Online. Os destaques são fornecidos abaixo.

O ArcGIS Online é atualizado três a quatro vezes por ano. Consulte nossas postagens no PortalGEO para saber mais sobre atualizações anteriores do ArcGIS Online e novas funcionalidades e aprimoramentos que você pode ter deixado passar.

Map Viewer

O Map Viewer é o principal caminho para criar, explorar e editar mapas da web. Administradores e membros são encorajados a configurar o Map Viewer como seu principal visualizador de mapa e aproveitar os novos recursos e aprimoramentos fornecidos com cada atualização.

Com esta atualização, o Map Viewer foi aprimorado com novas funcionalidades e recursos, incluindo:

Nova experiência de análise

As ferramentas de análise espacial permitem quantificar padrões e entender as relações em seus dados. A maioria das ferramentas de análise de feição e raster que você usava no Map Viewer Classic, além de algumas novas, agora estão disponíveis no Map Viewer com uma experiência nova e aprimorada e com novos recursos.

Clique em Análise na barra de ferramentas Configurações (lado direito) para mostrar o painel de análise onde você pode navegar por todas as ferramentas ou visualizar o histórico de análises. O histórico de análises mostra quais ferramentas foram executadas, seus resultados, os parâmetros usados e quaisquer erros ou avisos. As ferramentas são organizadas por função e podem ser pesquisadas por nome ou palavra-chave. Passe o mouse sobre uma ferramenta para obter mais informações.

Quando você salva seu mapa, o histórico da ferramenta de análises da ferramenta de análise é salvo junto com ele, permitindo que outras pessoas visualizem os detalhes do trabalho e reabra os parâmetros da ferramenta quando você compartilha o mapa. Isso fornece uma maneira para que outras pessoas usem a análise que você fez e a modifiquem e estendam para seus próprios usos.

O ArcGIS Image for ArcGIS Online é uma extensão completa de software como serviço (SaaS) para hospedagem, visualização, análise e compartilhamento de imagens. Nesta versão, os usuários do ArcGIS Image contarão com 24 ferramentas de análise raster adicionadas ao Map Viewer junto com opções de exibição adicionais para melhorar a experiência do usuário. Para obter mais informações, consulte O que há de novo no ArcGIS Image for ArcGIS Online (fevereiro de 2023).

Antes de usar a ferramenta, você pode estimar o consumo de créditos com base nos parâmetros inseridos.

Para visualizar uma lista de comparação de ferramentas entre o Map Viewer e o Map Viewer Classic, consulte Comparação de ferramentas. Para obter mais informações sobre análise de feições e raster, consulte Executar análise e Usando análises no Map Viewer.

Camada de Mídia

Uma nova camada de mídia foi adicionada, disponível na barra de ferramentas Conteúdo (lado esquerdo) no painel Adicionar ou Camadas.

Adicionar uma camada de mídia permite selecionar um arquivo de imagem .jpg ou .png que será adicionado ao seu mapa.

Use as ferramentas para posicionar e girar a imagem para colocá-la no local desejado. As opções de posicionamento incluem uma exibição lado a lado mostrando os pontos de posicionamento da imagem que podem ser ajustados.

Os efeitos podem ser aplicados às camadas de mídia e, uma vez que o posicionamento foi salvo, você pode abrir as propriedades da camada de mídia e atualizar o posicionamento e reposicionar a imagem, se necessário.

Upload de imagens como símbolo

Agora você pode carregar imagens .gif, .jpg e .png para usar como símbolos ao estilizar sua camada ou criar um esboço no Map Viewer. Os símbolos são retidos para reutilização em outras camadas ou camadas de rascunho até que o cache do navegador seja limpo.

Grupos nas legendas

Ao definir estilos em uma camada de feição por tipo usando símbolos exclusivos, você pode criar grupos de legendas para adicionar detalhes e organizar a legenda do mapa. Por exemplo, se seu mapa mostra unidades de saúde por categoria: clínica cirúrgica, agência de saúde domiciliar e, assim por diante, você pode organizá-las em grupos, como hospitais e clínicas, e ter os grupos mostrados na legenda.

Clique na seta ao lado de uma categoria para criar um novo grupo. Arraste e solte elementos dentro (ou fora) dos grupos e reorganize-os dentro dos grupos.

Ordem de exibição em feições sobrepostas

O Map Viewer agora oferece uma nova maneira de controlar a ordem de exibição das feições sobrepostas em camadas com Tipos (símbolos únicos) ou estilo de categoria Predominante aplicado. Ao alterar manualmente a ordem dos tipos na lista, agora você pode exibir feições sobrepostas baseada em ordem que pode ser definida.

 

Acesso à ferramenta de pesquisa

A ferramenta Pesquisar no Map Viewer agora está disponível diretamente no canto inferior direito do mapa, localizado junto com os botões de ocultar e mostrar interface, página inicial, mais e menos zoom. Ele também pode ser acessado usando um atalho de teclado, Alt+f para Microsoft Windows ou Option+f no Mac.

Scene Viewer

Use o Scene Viewer no ArcGIS Online para criar, visualizar e explorar cenas 3D. Com esta atualização, o Scene Viewer foi aprimorado com novas funcionalidades e recursos:

ArcGIS Instant Apps

O ArcGIS Instant Apps é a próxima geração de aplicativos de mapeamento com foco web, apresentando uma experiência simplificada que permite criar aplicativos de maneira rápida e fácil usando os modos de configuração rápido ou completo. Todos os modelos de Instant Apps podem ser encontrados na página inicial das Instant Apps.

Os modelos do ArcGIS Instant Apps incluem vários aplicativos novos e atualizados. Passe o mouse sobre os selos nos cartões de aplicativos para saber mais sobre aplicativos novos, atualizados ou beta.

Inserções

Inserções agora está já não está mais em beta sim e totalmente liberada. Inserções exibe áreas de interesse geográficas não contíguas em um único aplicativo, usando marcadores, locais de inserção personalizados ou layouts predefinidos.

Legenda Interativa

A legenda interativa agora oferece suporte para diminuir partes de legendas longas e oferece um novo estilo de painel lateral que encaixa o seletor de legenda em ambos os lados do mapa, dando aos usuários mais espaço para interagir com a legenda.

Slider

Com o modelo Slider, agora você pode configurar vários controles numéricos para reproduzir diferentes animações de dados no aplicativo. Os dados que conduzem as animações podem ser encontrados em camadas separadas ou em campos exclusivos em uma única camada.

O Atlas é uma Instant App lançada em versão beta com esta atualização. O aplicativo Atlas capacita as organizações a destacar um conjunto de mapas e camadas selecionados com base em um ponto de interesse, uma localização geográfica, um tema ou um evento específico. Os usuários podem facilmente descobrir e explorar o conteúdo, bem como compartilhar os mapas que criam. Conta com algumas ferramentas integradas e úteis para ajudar os usuários a explorar o mapa incluem pesquisar locais, alternar entre 2D e 3D, medir distância e área e desenhar no mapa com ferramentas de rascunho.

Notificação Pública (Beta)

A notificação pública permite criar conjuntos de camadas que podem ser exportados para arquivos CSV ou PDF. As camadas podem ser selecionadas pesquisando um local, desenhando uma área de interesse ou usando recursos existentes. Um buffer pode ser aplicado para expandir a área de pesquisa.

Todos os atributos são incluídos no arquivo CSV exportado. Para exportar em PDF, a configuração do pop-up determina as informações que serão incluídas. As informações no pop-up podem ser configuradas usando qualquer elemento pop-up e podem incluir expressões Arcade. O pop-up pode ser criado para oferecer suporte à impressão de etiquetas de endereçamento ou outros relatórios informativos.

ArcGIS Experience Builder

Use o ArcGIS Experience Builder para construir modernos aplicativos e páginas web map-cêntricos ou não, sem escrever nenhum código. Engaje seu público por meio de experiências inovadoras na Web em qualquer formato de tela. Comece do zero ou escolha em uma extensa biblioteca de modelos que você pode personalizar facilmente. Adicione funcionalidade avançada com widgets que você pode arrastar, soltar e configurar. Desfrute de opções de layout totalmente flexíveis para criar qualquer experiência na web para qualquer finalidade. O ArcGIS Experience Builder inclui vários novos recursos e atualizações, descritos abaixo.

Widgets novos e atualizados

O novo widget Adicionar Dados permite que os usuários adicionem fontes de dados a um aplicativo em tempo de execução. O widget Business Analyst teve configurações redesenhadas, com opções para predefinir um infográfico e localização ou permitir que os usuários escolham ambos em tempo de execução. Outros aprimoramentos do widget incluem suporte para gráficos de histograma, a ferramenta 3D Slice e a capacidade de escolher quais camadas serão exibidas no widget Map Layers.

Novas ações de mensagens

Três novas ações de mensagem estão disponíveis para criar interações entre widgets. A ação Adicionar ao Mapa exibe automaticamente os dados do widget Adicionar Dados em um widget de Mapa. A ação Selecionar Linha gera automaticamente um perfil de elevação para uma camada de linha selecionado. A ação Selecionar Feição executa o widget Business Analyst para a camada escolhida.

Data management

Uso Offline

Você pode selecionar um item de tile package de sua organização para usar como basemap ao configurar um mapa web para uso offline. Ao usar esta opção offline avançada, você não precisa carregar o pacote de mosaico para todos os dispositivos que colocarão o mapa offline, e o ArcGIS Online não precisa compactar o mapa base do mapa em um pacote de mosaico para colocá-lo offline.

Melhore o desempenho da consulta com índices

Se as consultas usando determinados campos em sua camada de feição hospedada forem lentas, você pode definir índices de atributo para otimizar o desempenho. Para melhorar as consultas que procuram palavras ou frases em campos de string, você pode adicionar um índice de texto completo. Para obter mais informações, consulte Adicionar índices a campos de atributos.

Compartilhamento aprimorado

O ArcGIS Online fornece mais informações para proprietários de mapas web e administradores de organização para ajudar a solucionar problemas com as configurações de compartilhamento que são configuradas para as camadas no mapa.

Compartilhamento e Colaboração

A página inicial da sua organização e todas as outras páginas têm uma barra de navegação na parte superior com uma série de guias que você pode configurar. Uma delas é a guia Galeria. Os administradores da organização podem configurar o que é exibido em Configurações > Galeria > Mostrar na galeria:

Você também pode configurar quem vê a guia Galeria em Configurações > Geral > Barra de navegação > Gerenciar links da barra de navegação:

Com esta atualização, a página de galeria foi redesenhada, fornecendo uma visão rápida dos detalhes do item em um painel lateral. A galeria também permite que os usuários filtrem por tipo de item, status, categorias e muito mais sem precisar sair da galeria.

Uma prática recomendada é considerar quem poderá visualizar a guia Galeria de sua organização e configurá-la adequadamente para o público-alvo. Para obter mais informações, consulte Barra de navegação e Este é o item certo?

Contas e Administração

A página de visão geral da organização foi aprimorada para incluir informações rápidas sobre o status de armazenamento de dados de camadas, com codificação de cores para indicar quando uma assinatura está perto de atingir seu limite de armazenamento de dados de camadas. Um gráfico redesenhado de armazenamento de dados de camadas também está disponível para organizações com Premium Feature Data Store.

Relatório de contagem de visualizações de itens

Os relatórios da organização são uma forma dos administradores exportarem informações importantes sobre créditos, membros, conteúdo e atividades da organização. Um novo tipo de relatório de organização está disponível no ArcGIS Online. Os administradores agora podem criar relatórios de contagem de visualizações de itens para ajudá-los a ver tendências no tráfego para itens específicos na organização ao longo do tempo. O novo relatório está disponível na lista de relatórios, junto com outros, como relatórios de atividades, relatórios de crédito, relatórios de membros, relatórios de itens e relatórios de uso de serviço.

Os administradores podem conferir as visualizações e avaliar o uso de um item por um período de até um ano, bem como entender em quais dias, semanas ou meses os usuários estão visualizando e interagindo mais com seu conteúdo.

Mais informações

Para mais informações e detalhes adicionais sobre o lançamento ArcGIS 2023 acesse o PortalGEO.

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!