O ArcGIS Pro 2.9 já está disponível!

Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem Esri - Autora Portal GEO - Autora ArcGIS

Maria Carolina Jurema

Especialista em Marketing - Imagem Esri

Nesta segunda atualização do ano de 2021, o ArcGIS Pro passa agora para a versão 2.9 que traz um conjunto aprimorado de ferramentas e novos recursos GIS para seu software Desktop já avançado.

Além das contínuas melhorias de desempenho e produtividade, a versão 2.9 inclui novas opções de conexões com nuvens de dados, melhorias de simbologia 2D e 3D, ferramentas de geoprocessamento aprimoradas, e suporte ao ArcGIS Knowledge.

Confira a seguir os tópicos dos destaques dessa nova versão:

Suporte a Cloud Data Warehouses

O ArcGIS Pro 2.9 suporta agora acesso a data warehouses em nuvem, ou seja, repositórios de dados em nuvem, para permitir que você visualize, análise e publique subconjuntos de dados.

Além das conexões que já existiam até então com SAP HANA e Oracle, por exemplo, agora você pode se conectar ao Amazon Redshift, Google BigQuery ou Snowflake.

  • Depois de conectar, você pode ativar o binning de recursos em tabelas no Google BigQuery ou Snowflake para desenhar recursos agregados em diferentes escalas. Isso torna possível visualizar muitos recursos em um formato adequado.
  • Você pode criar uma camada de consulta (query layer) para adicionar dados a um mapa e realizar análises mais profundas.  Ao criar uma camada de consulta, você pode criar uma visão materializada para armazenar a consulta SQL no repositório de dados para melhorar o desempenho da consulta.
  • Você também pode publicar uma camada de imagem para compartilhar o subconjunto de dados definido na camada de consulta com outros de sua organização Enterprise.  Ao publicar, você pode fazer referência à camada de consulta, criar uma visão materializada à qual a camada fará referência, ou criar um snapshot que copiará os dados para o armazenamento de dados relacional do portal.

Knowledge Graphs

Outra novidade é o ArcGIS Knowledge.

Você pode usar ArcGIS Pro 2.9 com o ArcGIS Enterprise 10.9.1 para criar um grafo de conhecimento, ou knowledge graph, no portal Enterprise que usa um novo armazenamento ArcGIS Data Store.

O ArcGIS Knowledge conecta o ArcGIS Pro ao armazenamento de grafos corporativo, permitindo que os analistas explorem informações por meio de múltiplas perspectivas, como mapas, gráficos de links, histogramas, e analisem dados espaciais, não espaciais, não estruturados e estruturados para acelerar a tomada de decisões.

Agrupamento dinâmico

Com a nova ferramenta de feature clustering, ou agrupamento de recursos, você pode agregar recursos de ponto que estão geograficamente próximos uns dos outros, em símbolos únicos de forma dinâmica, com alterações de escala e extensão.

É possível controlar a quantidade de cluster configurando um limite de escala e a distância entre os clusters.

O agrupamento é usado para simplificar a simbologia de uma camada complexa de pontos desordenados e revelar visualmente padrões úteis de informação.

Você também pode usá-lo para evitar a sobreposição visual de dados.

Simbologia animada

Outra novidade é que camadas de símbolos e marcadores animados podem ser adicionadas aos Símbolos, para incorporar movimento a dados estáticos em um mapa ou cena.

Você pode fazer seus próprios símbolos animados a partir de arquivos GIF (.gif) ou gITF (.gITF), ou escolher entre os já disponíveis na biblioteca de simbologia do ArcGIS Pro. Veja nestes guias as opções disponíveis de simbologias de ponto animadas em 2D e 3D.

Engenharia de Dados

A nova ferramenta de Engenharia de Dados já foi introduzida na versão anterior do ArcGIS Pro, e agora com a atualização 2.9 conta com novas possibilidades, como:

Exporte as estatísticas no painel de campos para uma única tabela ou tabelas separadas para cada tipo de campo (numérico, texto e data) usando a ferramenta Estatísticas de campo para tabela.

A ferramenta pode ser acessada a partir do botão Menu no painel de estatísticas.

  • Abra a visualização Data Engineering em uma tabela de atributos ou na visualização de campos.
  • Acesse os campos da tabela de atributos diretamente do painel de campos.
  • Cancele o cálculo das estatísticas.
  • Arraste um ou mais campos do painel de campos para os parâmetros da ferramenta de geoprocessamento que aceitam campos de entrada.
  • O painel de campos exibe uma contagem do número de campos na camada, bem como uma contagem do número de campos que correspondem a um filtro ou critério de pesquisa.

Clique na imagem abaixo e aproveite para conhecer mais sobre o ArcGIS PRO.

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!